Coletivos baianos realizam Recital Insurgente Internacional e fazem homenagem a Jovina Souza

Acontece no dia 19 de agosto de 2021, das 19 às 20:30h, o Recital Insurgente, promovido pelos coletivos Universos e Quintais, Nosso Sarau e Galinha Pulando, com transmissão pelo Grupo do Facebook: 18 de Agosto Día de la Insurgencia Cultural.

O recital faz homenagem à escritora e poeta Jovina Souza. Este evento se soma às centenas de atividades ao redor do mundo, em homenagem a Federico García Lorca e comemoração do Dia Internacional da Insurgência Cultural.

Durante o evento vai ter declamação de Cristina Leilane, Valdeck Almeida de Jesus, Cacau Novaes, Rosana Paulo, Ametista Nunes, Alvorecer Santos, Marcos Peixe, José Inácio Vieira de Melo, Rita Santana e da própria homenageada Jovina Souza.

Jovina Souza

A escritora Jovina Souza nasceu no estado da Bahia e mora atualmente em Salvador, onde graduou-se em Letras Vernáculas pela UFBA. Especializou-se em Estudos Literários, concluiu o Mestrado em Teoria e Crítica da Literatura e da Cultura. Seu trabalho poético tem sido estudado em todos os níveis da educação básica, passando por cursos de graduação e até o doutorado. A poeta tem sido convidada para Feiras Literárias e outros eventos de literatura em escolas públicas, universidades, associações e outros espaços que promovem a cultura. A obra de Jovina Souza pode ser encontrada nas redes sociais, em revistas literárias, várias coletâneas e em quatro livros: Agdá (2012), O caminho das estações (2018), O amor não está (2019) e O levante da Fênix (2021).

Histórico do Dia Internacional da Insurgência Cultural - no II Encontro Internacional de Escritores - Buenos Aires 2019, os trabalhadores culturais em Assembleia Poética propuseram 18 de agosto como Dia Internacional de Insurgência Cultural, em memória do assassinato de Federico Garcia Lorca. Desde então, a insurreição criativa tem-se manifestado com atividades coletivas e conjuntas em vários países e cidades de todo o mundo.

SERVIÇO

O quê: Recital Insurgente - homenageada Jovina Souza

Quando: 19 de agosto de 2021, das 19 às 20:30h

Onde: https://www.facebook.com/groups/18deagostoinsurgenciacultural

Comentários

Postar um comentário

Posts mais visitados

Cacau Novaes entrevista Nego Jhá: 'Vem pro cabaré'

O perigo das Fake News para a sociedade e o impacto às pessoas e instituições

Sérgio Mattos: Bernardo Rabello, nova aposta da moda nacional

Manifesto dos Escritores, Artistas, Cientistas, Jornalistas, Professores e Pensadores Baianos pela Democracia

Os morcegos estão comendo os mamãos maduros, de Gramiro de Matos