Coletivos baianos realizam Recital Insurgente Internacional e fazem homenagem a Jovina Souza

Acontece no dia 19 de agosto de 2021, das 19 às 20:30h, o Recital Insurgente, promovido pelos coletivos Universos e Quintais, Nosso Sarau e Galinha Pulando, com transmissão pelo Grupo do Facebook: 18 de Agosto Día de la Insurgencia Cultural.

O recital faz homenagem à escritora e poeta Jovina Souza. Este evento se soma às centenas de atividades ao redor do mundo, em homenagem a Federico García Lorca e comemoração do Dia Internacional da Insurgência Cultural.

Durante o evento vai ter declamação de Cristina Leilane, Valdeck Almeida de Jesus, Cacau Novaes, Rosana Paulo, Ametista Nunes, Alvorecer Santos, Marcos Peixe, José Inácio Vieira de Melo, Rita Santana e da própria homenageada Jovina Souza.

Jovina Souza

A escritora Jovina Souza nasceu no estado da Bahia e mora atualmente em Salvador, onde graduou-se em Letras Vernáculas pela UFBA. Especializou-se em Estudos Literários, concluiu o Mestrado em Teoria e Crítica da Literatura e da Cultura. Seu trabalho poético tem sido estudado em todos os níveis da educação básica, passando por cursos de graduação e até o doutorado. A poeta tem sido convidada para Feiras Literárias e outros eventos de literatura em escolas públicas, universidades, associações e outros espaços que promovem a cultura. A obra de Jovina Souza pode ser encontrada nas redes sociais, em revistas literárias, várias coletâneas e em quatro livros: Agdá (2012), O caminho das estações (2018), O amor não está (2019) e O levante da Fênix (2021).

Histórico do Dia Internacional da Insurgência Cultural - no II Encontro Internacional de Escritores - Buenos Aires 2019, os trabalhadores culturais em Assembleia Poética propuseram 18 de agosto como Dia Internacional de Insurgência Cultural, em memória do assassinato de Federico Garcia Lorca. Desde então, a insurreição criativa tem-se manifestado com atividades coletivas e conjuntas em vários países e cidades de todo o mundo.

SERVIÇO

O quê: Recital Insurgente - homenageada Jovina Souza

Quando: 19 de agosto de 2021, das 19 às 20:30h

Onde: https://www.facebook.com/groups/18deagostoinsurgenciacultural

Comentários

Postar um comentário

Posts mais visitados

Ticomia recomeça dia 25 como a maior explosão de alegria do São João da Bahia

Cacau Novaes entrevista Nego Jhá: 'Vem pro cabaré'

New face da 40 Graus Models, Ana Clara Rios passa férias na Bahia

Conheça “Raíz do Sertão”, novo álbum do rapper baiano TR MC

‘A rosa de Hiroxima’, de Vinicius de Moraes, em extraordinária interpretação de Ney Matogrosso