Nosso Sarau realiza edição em comemoração ao ‘Día Internacional de la Insurgencia Cultural’

Acontece no dia 18 de agosto de 2020 (terça-feira), a partir das 18h (horário de Brasília), a quarta edição do Nosso Sarau, evento que se soma às centenas de atividades ao redor do mundo, em homenagem a Federico García Lorca e comemoração do Dia Internacional da Insurgência Cultural. 

Sob curadoria de Cacau Novaes e mediação de Cacau Novaes e Valdeck Almeida, as apresentações estão sendo realizadas através do perfil do Facebook do Nosso Sarau (www.facebook.com/nossosarau.ssa), por conta das medidas de isolamento social relacionadas à pandemia de Covid-19. Antes, as edições do Nosso Sarau aconteciam na biblioteca do Goethe-Institut Salvador.

Os poetas e as poetas representam seis países: Argentina, Brasil, Colômbia, Honduras, Peru e Uruguai: Diego Galindez, Fernando Cassamar, Marcos Peixe, Valdeck Almeida, Ludy Díaz, Maria Amélia Dinova Castro, Lican Javier M., Cacau Novaes, Douglas de Almeida, Ametista Nunes, Milagros Sefair, Graciela Romero de Alas de Colibrí, Alejandro Rodelo Caro, Poeta com P de Preto, Gilmara Oliveira, Cristina Leilane Fernandes, Rita Pinheiro, Annarela Veléz Osejo, Alejandra Burzac e Sol de Paula. 

Além do recital de poesia, haverá também muita música com Ritta Cidhreira e Magno Estevam.

Histórico do Dia Internacional da Insurgência Cultural - no II Encontro Internacional de Escritores - Buenos Aires 2019, os trabalhadores culturais em Assembleia Poética propuseram 18 de agosto como Dia Internacional de Insurgência Cultural, em memória do assassinato de Federico Garcia Lorca. Desde então, a insurreição criativa tem-se manifestado com atividades coletivas e conjuntas em vários países e cidades de todo o mundo. Todos os anos cresce, seguindo os slogans de uma arte e literatura por e para o povo. Para este fim, os slogans acordados têm sido e serão:

·         Protesto contra toda a dominação;

·         Levante a sua voz contra qualquer forma de discriminação, seja ela racial, de gênero, ideológica ou social;

·         Em defesa da autodeterminação dos povos;

·         Em defesa das culturas indígenas e do seu direito à identidade;

·         Para a preservação do ambiente;

·         Pela Paz Mundial.

O convite é aberto a todos os coletivos e artistas individuais a se juntarem a esta corrente, através de sua coordenação argentina: 

insurgenciacultural2020@gmail.com.

Confira mais nas redes sociais do Nosso Sarau:

Mais uma edição internacional do Nosso Sarau. Desta vez, em homenagem a Federico García Lorca e em comemoração ao Dia da...

Publicado por Nosso Sarau em Domingo, 9 de agosto de 2020

Comentários

Posts mais visitados

Cacau Novaes entrevista Nego Jhá: 'Vem pro cabaré'

O perigo das Fake News para a sociedade e o impacto às pessoas e instituições

Os morcegos estão comendo os mamãos maduros, de Gramiro de Matos

Sérgio Mattos: Bernardo Rabello, nova aposta da moda nacional

Manifesto dos Escritores, Artistas, Cientistas, Jornalistas, Professores e Pensadores Baianos pela Democracia