Beiju de coco da Nenzinha pode virar livro infantil

O livro "História sua e minha: beiju de coco da Nenzinha", conta para o público infantil como foi a criação do beiju de Coco no Território do Recôncavo pelas mãos de Amália Santana no ano de 1976.
Paula Anias - Foto: Reprodução/Redes sociais

O beiju de coco faz parte da tradição da culinária do recôncavo baiano e conhecer sua história é preservar uma memória muitas vezes esquecida. Essa iguaria foi criada por Amália Santana, uma mulher negra, residente na localidade do Ponto Certo, situada no município de Sapeaçu. Ela realizou um processo de empreendedorismo econômico no Recôncavo baiano beneficiando centenas de famílias com esse oficio.

Quem é a autora deste livro?

Paula Anália Anias é historiadora, pesquisadora do tema e escreveu o texto que vai compor o livro. Em entrevista ao site G1 ela disse como chegou até Dona Nenzinha:

“Fizemos um álbum iconográfico, no qual o aluno devia encontrar um patrimônio histórico ainda não tombado em seu município. Aí descobrimos essa mulher maravilhosa”, explicou a historiadora e professora Paula Amália. “Ao inventar essa receita, ela protagonizou o processo de empoderamento feminino ainda na década de 70. Ela é um exemplo”, exclamou a educadora.

 

Para realizarmos o sonho de publicar esse livro e permitir que a história de Dona Nenzinha chegue às crianças baianas, precisamos contar com seu apoio!.

Paula Anias é historiadora pela  UNEB e fez um trabalho  lindo de preservação  da memória do Recôncavo  baiano através da história  do beiju de Coco, iguaria da culinária local. Agora, ela quer espalhar essa história  para crianças da região, através de um livro infantil. Por isso, criou uma campanha de financiamento coletivo para levar esse conhecimento às crianças  ajudando a preservar a memória local.

Vamos ajuda-la? Qualquer valor já é um grande passo para que ela consiga realizar  esse sonho.

Doações através do link:

Comentários

Posts mais visitados

Cacau Novaes entrevista Nego Jhá: 'Vem pro cabaré'

O perigo das Fake News para a sociedade e o impacto às pessoas e instituições

Os morcegos estão comendo os mamãos maduros, de Gramiro de Matos

Sérgio Mattos: Bernardo Rabello, nova aposta da moda nacional

Manifesto dos Escritores, Artistas, Cientistas, Jornalistas, Professores e Pensadores Baianos pela Democracia