Cacau Novaes lança livros na Biblioteca Municipal de Iguaí nesta sexta (22)

O professor, poeta e escritor José Carlos Assunção Novaes (Cacau Novaes) lança nesta sexta-feira (22), às 17h30, os livros "O Sujeito Nulo no Português Popular da Bahia" e "Xande e o Sapo Romualdo", na Biblioteca Pública Municipal Professora Eulina Assunção Novaes, em Iguaí.


O evento promete ser um grande encontro cultural, já que acontecerá também na parte externa, em frente à Praça Juracy Magalhães, segundo Andréa Lacerda, diretora da biblioteca. No local será montada uma estrutura com toldos, cadeiras e um mini palco, onde acontecerão apresentação de dança com alunos do SCFV, apresentação musical com as garotas Miriã Nascimento e Emily Nascimento, show musical com Braulito Novaes e Francisco Schettini, além de bate papo com o escritor sobre os seus livros e sua carreira literária. Cacau Novaes também vai interagir com as crianças, com a presença de Xande e do Sapo Romualdo, personagens do livro infantil e a participação especial de Eurípedes Moitinho. Logo a seguir, haverá uma sessão de autógrafos na parte interna da biblioteca. O evento contará ainda com um stand de degustação dos produtos da Delícias da Nina.

O lançamento dos livros e toda a programação está sendo organizada pela diretoria da Biblioteca Pública Municipal, diretoria de Cultura e Secretaria de Educação de Iguaí.

Sobre os livros

O livro "O Sujeito Nulo no Português Popular da Bahia" é o resultado de uma pesquisa do autor realizada durante o período em que cursava mestrado na Universidade Federal da Bahia. Foi lançado em março deste ano na Livraria Leitura no Salvador Shopping, na capital baiana.


Já "Xande e o Sapo Romualdo" é o primeiro livro infantil de Cacau Novaes e foi lançando virtualmente, devido à pandemia do coronavírus, em julho do ano passado. Sendo assim, o escritor está aproveitando o momento para lançá-lo presencialmente pela primeira vez.

Sobre o autor

Cacau Novaes – nome artístico de José Carlos Assunção Novaes, poeta e escritor, natural de Iguaí, Bahia. Estudante de doutorado em Língua e Cultura. Mestre em Letras. Especialista em: Língua Portuguesa; Língua Portuguesa com Ênfase em Produção Textual; Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa. Licenciado em Letras Vernáculas. Membro correspondente da Academia de Letras de Goiás (ALG), da Academia de Artes Ciências e Letras de Vitória (ACLAV) e do Núcleo Académico de Letras e Artes de Portugal (NALAP). É Cônsul do Parlamento Internacional de Escritores de Cartagena (Colômbia), membro do Conselho Editorial da Revista Ecléctica (Colômbia). É criador e diretor do grupo Poesia & Cia., formado por jovens e adolescentes de Iguaí, Bahia, que, através do teatro, levou a poesia dramatizada pelo estado da Bahia (1998-2015). Contribuiu para a fundação e foi vice-presidente do ICBIE EUROPA (Instituto de Cultura Brasil Itália Europa), 2005-2007, em Salvador - Bahia. Foi membro do Conselho Municipal de Política Cultural de Salvador (2019-2019) e membro suplente do Conselho Estadual de Cultura do Estado da Bahia (2020-2022). Idealizador e curador do Nosso Sarau, evento que acontece na Biblioteca do Goethe-Institut Salvador. Coordenador territorial da Antologia Bardos Baianos - Território Médio Sudoeste da Bahia, Cogito Editora.

Cacau Novaes - Foto: Divulgação

Livros publicados: Marádida, Selo Letras da Bahia - Bahia/2002 e Editora Buriti – Minas Gerais/2017; Os poetas estão vivos, Editora Mondrongo - Bahia/2015, As Sandálias, Editora Mondrongo - Bahia/2016; Você não sabe do que é capaz, Editora Penalux - São Paulo/2017; Xande e o Sapo Romualdo, Editora Penalux - São Paulo/2021; O sujeito nulo no português popular da Bahia, Paco Editorial - São Paulo, 2021.

Participação em antologias: Poetas Brasileiros de Hoje 1986, Shogum Arte - Rio de Janeiro/1986; Antologia V Festival de Inverno da Bahia, COREC - Bahia/1994; Antologia e Memória do VII FIB, COREC - Bahia/1996; Obras Poéticas: Concurso Regional de Poesia, JP Produções Poéticas - Bahia/1998; XIII Antologia de Poetas e Escritores do Brasil, Volume XXXIV, Grupo Brasília de Comunicação - Distrito Federal/1997; Antologia e Memória do IX e X FIB, COREC - Bahia/1999; Romaria e/ou passagem para um novo tempo, EDC/UNI-American - Bahia/2007; Vozes Portuguesas: 1ª Antologia do Núcleo Académico de Letras e Artes de Lisboa, Editora Literarte – Rio de Janeiro/2017; Cafezin dos Poetas, Editora Palavra É Arte - São Paulo/2019; Kama: poemas e contos eróticos, v.2, Cogito Editora - Bahia/2021; Coletânea Sintonia Cultural, Editora Machado - Rio de Janeiro/2021; Antologia Direito e Arte: Pelo Direito na Poesia v.2, Editora Tirant Brasil – São Paulo/2021; Antologia Direito e Arte: Pela Poesia no Direito v.3, Editora Tirant Brasil - São Paulo/2021; Antologia Poética Bardos Baianos Médio Sudoeste da Bahia, Cogito Editora - Bahia/2022; Antologia Iberoamerica Ciudadanos de la Pandemia, Colômbia/2022; Antologia Luna y Estrella para un Sahara Libre, M.I.E.L. - Argentina/2022. Concepções e perspectivas para a educação, v.1 (Amplamente, Rio Grande do Sul/2021), com o artigo A variação social e o parâmetro do sujeito nulo.

Revistas: Iararana: Revista de arte, crítica e literatura, n.6 - Bahia/2001; Bahia Beat, Edições Tupyhanarkus - Bahia/2018; La Joven Parca: Literatura y Revelación, Plaquete y Arte - Colômbia/2020; Eclética: Revista Literaria de Poetas y Escritores de San Jacinto, Bolívar-Colombia - Colômbia/2020; Voces Insurgentes: Revista Internacional de Arte y Cultura, n.3, Ano 1, M.I.E.L. - Argentina/2021; Santa Sherwood, n.7, Editorial Santa Sherwood – Chile/2022; Voces Insurgentes: Revista Internacional de Arte y Cultura, n.7, Ano 2, M.I.E.L. - Argentina/2021.

Dicionários: Dicionário de Autores Baianos, Secult - Bahia/2006; Dicionário Contemporâneos de Escritores do Nordeste, Òmnira, Salvador/2022.

Serviço:

O quê: LANÇAMENTO

  • O Sujeito Nulo no Português da Bahia
  • Xande e o Sapo Romualdo

Autor: José Carlos Assunção Novaes (Cacau Novaes)

Onde: Biblioteca Pública Municipal Professora Eulina Assunção Novaes - Praça Juracy Magalhães, Iguaí, Bahia

Quando: Sexta-feira, 22/07/2022 - 17h30

Quanto: Evento gratuito

Valor dos livros (preços promocionais):

  • O Sujeito Nulo no Português da Bahia - R$ 45,00
  • Xande e o Sapo Romualdo - R$ - 40,00

Observação: pagamento a dinheiro, pix, transferência, crédito e débito

Comentários

Posts mais visitados

Ticomia recomeça dia 25 como a maior explosão de alegria do São João da Bahia

Pedal da Independência: Todas as trilhas levam à Terra das Cachoeiras

Cantor e compositor Lukinhas apresenta música 3 Sorrisos no Spotify e já prepara novo lançamento para julho

Noite Cultural com lançamento de livros de Cacau Novaes movimenta o inverno em Iguaí