Pular para o conteúdo principal

Escritores baianos participam de encontro literário na Colômbia

A décima nona edição do Parlamento Internacional de Escritores de Cartagena das Índias, Colômbia, acontece entre os dias 22 e 25 de setembro de 2021, e faz homenagem, em memória, a Margarita Galindo Steffens, Manuel "Mané" Mierth López, José Ramón Mercado e Enrique Jatibe Tome. Poetas baianos no evento: Valdeck Almeida de Jesus, Cacau Novaes, Rita Pinheiro, Rosana Paulo, Marcos Peixe, Ubaldina Romero, Ualy Castro Matos, Cristina Leilane Azevedo Fernandes, João Batista Bonfim Dantas, Lucas de Matos Santos, Paula Amalia Anias Rodrigues e Açucena de Lírio.


Por conta da pandemia de Covid, o evento será todo online. A abertura será dia 22 de setembro, às 9hs de Bogotá, com execução do Hino Nacional Colombiano, falas protocolares e do presidente do parlamento, Joce Daniels.

Será feita leitura da Resolução nº 003/2021, por meio da qual se exalta e Reconhece a Escritores, Pesquisadores e Artistas mencionados a seguir e cujos trabalhos engrandecem e forjam uma nova visão nas disciplinas relacionas aos seus ofícios:

1. Antonio Prada Fortul, Pesquisador Cartagenero
2. Celeste Alba Iris, Embaixadora no México.
3. Delfín Segundo Sierra Tejada, Mestre de Ceremônia do 
Parlamento desde o início.
4. Dina Luz Pardo Olaya, Presidenta do Parlamentos IX e X - 2011 e 2012
5. Gustavo Tatis Guerra, Presidente XIII Parlamento - 2014
6. Ivonne Sánchez Barea, Embaixadora na España
7. Jorge Vladimir Alacevich, poeta e narrador, embaixador do 
Parlamento na Argentina
8. José Orlando Blanco Toscano, Coordenador em Aguachica
XIX Parlamento Internacional de Escritores de Cartagena 
9. Julio César Oñate Martínez, Compositor
10.Nancy Ramírez Arancibia, Embaixadora no Chile
11.Roberto Montes Mathieu, Narrador, Presidente do Parlamento XI - 2013
12.Serafín Velásquez Acosta, Montería.
13.Valdeck Almeida de Jesús, poeta, Embaixador do Parlamento no Brasil

Os brasileiros na programação:
  • 23.09.2021, quinta-feira, às 08h20 - Valdeck Almeida de Jesus - Recital "Desahogo de un poeta brasileño"
  • 23.09.2021, quinta-feira, às 08h50 - Ubaldina Díaz Romero - Úrsula - Recital “Mutantes Terrestres”
  • 23.09.2021, quinta-feira, às 16h25 - Ualy Castro Matos (Poeta Ali Agora) - Recital “Cafezin Dos Poetas”
  • 23.09.2021, quinta-feira, às 17h25 - Cristina Leilane Azevedo Fernandes - Recital "Concerto para amanhecer em canto de Pássaro"
  • 23.09.2021, quinta-feira, às 17h35 - João Batista Bonfim Dantas - Recital Poético
  • 23.09.2021, quinta-feira, às 18h05 - Marco Antonio Santos Souza (Marcos Peixe) - Recital "Poesía Sin Libro"
  • 24.09.2021, sexta-feira, 08h50 - Lucas de Matos Santos - Recital “Cuatro Poemas Disidentes”
  • 24.09.2021, sexta-feira, 10h40 - José Carlos Assunção Novaes (Cacau Novaes) - Leitura "Poemas para um cafezin"
  • 24.09.2021, sexta-feira, 11h40 - Rita de Cassia Costa Bacelar Pinheiro (Rita Pinheiro) - Apresentação do livro "Os Poemas que eu não gostaria de escrever, e nem você de ler"
  • 24.09.2021, sexta-feira, 12h20 - Paula Amalia Anias Rodrigues - Apresentação do livro "História sua e minha, beiju de Coco da Nenzinha"
  • 24.09.2021, sexta-feira, 19h40 - Eliane Brito Lima e Silva (Açucena de Lírio) - Recital “Versos de Açucena”
  • 24.09.2021, sexta-feira, 19h50 - Rosana Paulo - Recital "Ensaio sobre a maldade"
  • 25.09.2021, sábado, 09h40 - Marcos Peixe - Apresentação "Poesía sin libro"
Imediatamente após cada rodada de apresentações por vídeo gravados, os/as artistas podem ser convidados a falarem ao vivo em uma roda de conversa.

O XIX Parlamento Internacional de Escritores de Cartagena das Índias, Colômbia e o VII Parlamento Jovem são organizados pela Associação de Escritores da Costa. Tem sido declarado o evento acadêmico e literário de maior qualidade, maior atração entre os intelectuais do país e que realiza a maior projeção de Cartagena para o mundo.


Comentários

  1. Maravilha.
    Parabéns 🎉💐💐💐 a todos nós por esta participação internacional.

    ResponderExcluir
  2. Eternas saudações aos organizdores e participantes deste evento e da construção de um outro mundo cheio de paz! Besos!

    ResponderExcluir
  3. Adelante, poetas! Assim se constrói a história!Besos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cacau Novaes entrevista Nego Jhá: 'Vem pro cabaré'

Nêgo Jhá é uma banda do interior da Bahia, da cidade de Iguaí, situada no Centro Sul do estado, criada em janeiro de 2018, por Guilherme Santana e Gabriel Almeida, através de u ma simples brincadeira entre amigos, que resultou em um trabalho profissional.  A banda já contabiliza mais de 30 milhões de visualizações no YouTube com suas músicas, entre elas, destaca-se “Cabaré”, música de trabalho gravada por artistas famosos, que compartilharam vídeos, que viralizaram na internet, ouvindo e dançando o hit do momento em todo o Brasil. Até no BBB21 da Rede Globo já tocou a música dos garotos. Foto: Divulgação Confira abaixo a entrevista com os integrantes da Nego Jhá: Cacau Novaes - Como surgiu a ideia de criar Nego Jhá? Como tudo começou?  Nego Jhá -  Através de uma brincadeira entre mim, Guilherme, e meu amigo Gabriel, que toca teclado.  No início não tínhamos em mente de que isso se tornaria algo profissional, pensamos apenas em gravar por diversão e resenha. Cacau Novaes -  É uma dupl

Cacau Novaes lança livro na Festa Literária de Lençóis

O poeta e escritor Cacau Novaes participa da  Flilençóis – Festa Literária de Lençóis , que começa hoje (7) e vai até o domingo (9) com uma extensa programação. Foto: Divulgação Cacau Novaes  lança o livro “Marádida – uma luz no fim do túnel” (Cacau Novaes) no sábado (9) no Palco Gagum (Mercado Cultural). Esta é a primeira edição de um evento cultural segue a linha das “festas e feiras literárias”, uma modalidade que tem crescido na Bahia desde a Flica, em Cachoeira-BA — inspirada na Flip, que acontece em Paraty-RJ — tem como objetivo contribuir com a comunidade local e também turistas que viajam por essa belíssima cidade histórica que também é tombada como Patrimônio do Brasil pelo IPHAN. A FliLençóis visa o fortalecimento do movimento cultural e literário de Lençóis, uma cena repleta de talentos para a prosa e a poesia. Com atividades distribuídas entre o Palco Gagum/Mercado Cultural, FliArena, Flizinha, Flicine, Coreto Literário e Fli nas Escolas, a Flilençóis pretende envolver lite

Terceiro palco do Festival de Inverno Bahia celebra o rock na Suíça Baiana

Ativação assinada pela Toyota Diamantina vai ampliar a programação musical do evento Os apaixonados por Rock and Roll e entusiastas do estilo têm mais um motivo para não ficarem de fora da 17ª edição do Festival de Inverno Bahia (FIB), que acontece entre os dias 25 e 27 de agosto. Com a proposta de resgatar os clássicos do estilo musical, a Toyota Diamantina assina a Garagem do Rock, terceiro palco do evento, que vai ser recheado de brindes e atrações. Durante as três noites do festival, quatro bandas se apresentarão garantindo quatro horas de show por dia: na sexta-feira (25), a partir das 20h, quem abre a programação é a banda In The Rocks; na sequência, quem chega é a banda Paul & The Moondogs que se apresenta até à 1h30 da manhã. No segundo dia do FIB, 26 de agosto, será a vez da Aquarius Blues Band animar a festa e no domingo (27), a banda Free Bird é quem comanda o palco. No sábado, o show começa às 20h e no domingo, às 19h.  Muito mais experiências Para complementar as noite

Filhos de Jorge é a primeira atração confirmada para o #FIB24

  Banda foi escolhida por voto popular, nas redes oficiais do festival Foto: Laércio Lacerda Depois de estrear no palco Arena da Música by Coke Studio, no Festival de Inverno Bahia (FIB) deste ano, o palco principal será o próximo lugar que a banda Filhos de Jorge vai pisar. A atração foi escolhida pelo público para estar no line up do evento em 2024. A votação foi realizada nas redes sociais do festival (@fiboficial) e eles concorreram com Robertinha e Peu do Acordeon. Intitulados como ‘a banda do ballanssu’, o grupo, que já é conhecido na capital baiana, não vai deixar ninguém parado no FIB. Em suas influências musicais, eles trazem diversas vertentes da música baiana, o que permite uma mistura criativa de ritmos, mesclada com o balanço do axé e batidas marcantes.  “A palavra de ordem é gratidão! Queremos agradecer a todo mundo que cola, que acredita e sempre nos acompanha nas nossas missões. Nós, da banda Filhos de Jorge, somos muito mais felizes por sabermos que temos pessoas que a

Vera Passos Coqueiro lança Pandeminha no Nosso Sarau nesta quarta

A edição de agosto do Nosso Sarau recebe a escritora Vera Passos Coqueiro, como convidada, para um bate papo sobre a sua trajetória literária e o lançamento do seu novo livro “Pandeminha” e uma sessão de autógrafos. O evento acontece no dia 30/08 (quarta-feira), às 18h, no KreativLab do Goethe-Institut Salvador, com recital de poesia, apresentações musicais, bazar com exposição de livros e CDs dos artistas convidados, entre outras atrações. Participam do recital, Adriana Martins, Alvorecer Santos, Ametista Nunes, Cacau Novaes, Clarissa Macedo, Décio Torres, Lícia Souza, Luiz Eudes, Marcos Peixe, Martha Potiguar, Ramon Argolo e Rosana Paulo. Já as apresentações musicais terão Di Carvalho, Fabia Carvalho e Evandro Correia. Haverá ainda o microfone aberto para o público presente mostrar o seu trabalho artístico. Durante o sarau, haverá ainda a participação virtual de escritores de outros países, com Gonzalo Alvarino, da Colômbia, e Lorena Alejandro, do México.   O Nosso Sarau tem a produç