Ualy Matos disponibiliza o seu e-book Dévires-poéticos gratuitamente

O poeta conquistense Ualy Castro Matos está disponibilizando gratuitamente o e-book Dévires-poéticos, do Poeta Ali Agora, acreditando que, diante de tempos difíceis que estamos atravessando, por causa da pandemia do Coronavírus (COVID-19), a poesia sempre resistirá e sobressairá frente às adversidades da vida.


De antemão, Ualy apresenta o que vem fazendo maior significado na elaboração de seus pensamentos: o encontro com o Poeta Ali Agora, que é denominado como produção instantânea de criar sentidos para a vida. Segundo o autor, "É um lugar de inspiração, que vem no seu tempo certo, em outras palavras, é o próprio acontecimento, portanto não atribui-se a nenhuma pessoa, mas a qualquer um que possa ser movido pela poesia para estar neste espaço temporal". 

Ualy Castro - Foto: Sabiá

Ualy Castro Matos nasceu em 15 de outubro de 1981 e recebeu este nome de seu pai, Leonel Souza Matos, em homenagem ao amigo e poeta baiano Waly Salomão. Ele também participou, enquanto organizador e um dos autores, do livro Cafezin dos Poetas, trabalho lançado em outubro de 2019, que teve, inicialmente, o objetivo de publicar poemas, em parceria com os autores iguaienses: Jarbas Matos, Jaécio Matos, João Batista, Aécio Nogueira e Cacau Novaes. A partir dos encontros filosóficos entre os autores, a proposta ampliou-se para um projeto literário, caracterizado pela ação de beneficência em prol de instituições de caridade. O livro foi lançado até o momento nas seguintes cidades: Iguaí, Vitória da Conquista e Lençóis, posteriormente a Caravana do Cafezin dos Poetas seguirá para a cidade de Salvador, no  Goethe-Institut, onde acontecerá a culminância deste que tornou-se um projeto literário e social.


A sua produção poética,no entanto, vai mais além, através de outros trabalhos autorais, como o livro de poesia em papel reciclado artesanal Melhorescer (2007); o CD Espírito Cultural (2010), em parceria com músicos de Vitória da Conquista e região Sudoeste da Bahia, e o audiobook Entreatos e poesia (2018). Ualy Matos também escreve para a coluna Direito e Arte, do site Empório do Direito, e Recanto das Letras


Atualmente, está participando do projeto literário Bardos Baianos, como coordenador territorial do Sudoeste Baiano, cuja iniciativa é da Editora Cogito, da cidade de Salvador, organizado por Ivan de Almeida. O objetivo é publicar 27 antologias poéticas em todos os territórios de identidade do estado da Bahia. Serão 1.350 poetas e poetisas, sendo que cada antologia, por território, será composta por 50 autores. Os editais estão abertos para todos interessados em publicar suas poesias, bem como o seu potencial de ação e representar o município em que é nascido ou em que mora. Maiores informações e recebimento do edital: e-mail: ualymatos@gmail.com, whatsapp: (77) 98819-0740.







Comentários

Posts mais visitados

Cacau Novaes entrevista Nego Jhá: 'Vem pro cabaré'

O perigo das Fake News para a sociedade e o impacto às pessoas e instituições

Os morcegos estão comendo os mamãos maduros, de Gramiro de Matos

Sérgio Mattos: Bernardo Rabello, nova aposta da moda nacional

Manifesto dos Escritores, Artistas, Cientistas, Jornalistas, Professores e Pensadores Baianos pela Democracia