Pular para o conteúdo principal

Nosso Sarau recebe Jovina Souza no mês da Consciência Negra

Dentro das comemorações do mês da Consciência Negra, o Nosso Sarau recebe Jovina Souza na edição de novembro, dia 29, às 18h, no KreativLab do Goethe-Institut Salvador.

A escritora é a convidada deste mês para falar de seu novo livro “Estampas do abismo” e de sua trajetória literária, em um bate papo mediado por Cacau Novaes, e também para uma sessão de autógrafos.

A programação do evento inclui ainda recital de poesia, com a participação de Alvorecer Santos, Cacau Novaes, Heder Novaes, Jeane Sánchez, Luís Aseokaynha, Marcos Peixe, Raimundo Moura, Rita Pinheiro, Rosana Paulo e Valdeck Almeida de Jesus, além de muita música, com as apresentações de Chá Rize, Do Carvalho e Magno Estevam. 

Há ainda a opção de chegar mais cedo ao local e passar pelo Fausto Café, no pátio do Goethe-Institut, para degustar as delícias do local, além de aproveitar para conversar com os amigos, enquanto aguarda o início do sarau.

A entrada é gratuita e o livro estará à venda no local por R$ 30,00 (trinta reais). O Nosso Sarau tem a produção e a curadoria de Cacau Novaes, com colaboração de Marcos Peixe e Alvorecer Santos e conta com o apoio do Goethe-Institut Salvador. Toda a programação também é transmitida on-line pelo Facebook e pode ser assistida através do link:

www.facebook.com/nossosarau.ssa.


Sobre a escritora convidada

Jovina Souza nasceu no estado da Bahia e mora atualmente em Salvador, onde graduou-se em letras vernáculas pela UFBA. Especializou-se em Estudos literários e concluiu o mestrado em Teoria e Crítica da Literatura e da Cultura. Especializou-se ainda em ensino da história e da cultura afro-brasileira. Seu trabalho poético está nas redes sociais, em revistas literárias de prestígio (Ruído Manifesto, Acrobata, Mallamargens, Organismo, Òmnira e Mitaraka ) e também em várias coletâneas e sete livros publicados: Agdá (Editora Mondrongo, 2012); O caminho das estações (Editora Mondrongo, 2018) o Amor não está (Editora Omnira, 2019)  o Levante da Fênix (Editora Omnira, 2021) e  Memorial do espelho (Editora Segundo Selo, 2022). P/ o homem da rua K (Editora Dikebrada, 2023), Estampas do abismo (Editora Malê, 2023).

A escritora é presença constante em festas e feiras literárias (FLIP, Flica, Flimam, Fliporto, Flipelô, Flizé, Flisaj, Flipa, Flilencois, Flita etc.) e  outros eventos de literatura. Sua obra é estudada do ensino fundamental até cursos de doutorado. Tem sido tema de TCC, monografias, dissertações, artigos científicos e seminários de universidades brasileiras.

Jovina Souza escreve também contos e conta estórias sobre o percurso do povo preto para crianças e adolescentes em escolas públicas, pois é também professora de letramento racial, formação de intelectuais negros críticos, há mais de 40 anos. Exerce essa função através dos seus inúmeros projetos, palestras, oficinas, rodas de conversas em escolas públicas, universidades e outros espaços de educação. Atualmente trabalha com o projeto Agdá. 

SERVIÇO:

O quê: Nosso Sarau

Quando: 29 de novembro (quarta-feira), 18h

Onde: KreativLab do Goethe-Institut Salvador - Avenida Sete de Setembro, 1809, Corredor da Vitória, Salvador

Quanto: Gratuito

Classificação: Livre

Informações:

       Instagram / Facebook: @nossosarau.ssa

       E-mail: jcanovaes@gmail.com

   Contato: (71) 988442625 (Whatsapp)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festival de Inverno Bahia se consolida como um dos maiores eventos do interior do Nordeste

O Festival de Inverno Bahia, mais uma vez, atraiu um grande público, se consolidando como um dos maiores eventos do interior do Nordeste brasileiro. Durante três dias, diversos artistas se apresentaram no palco principal, no palco alternativo e em outros locais do Parque Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Festival de Inverno Bahia - Foto: Cacau Novaes A abertura da 18ª edição do evento aconteceu na noite de sexta-feira (23) com Nando Reis e a dupla AnaVitória, que foram responsáveis por estrear o palco principal do Festival de Inverno 2024. O público se encantou com sucessos como "All Star", "Ai, Amor", "Fica", "Trevo", "Por Onde Andei", Pra Você Guardei o Amor", que fizeram parte da setlist da apresentação. Nando Reis e Ana Vitória - Foto: Divulgação/FIB24 Logo em seguida, o grupo Só Pra Contrariar se apresentou no evento com um show inédito para o interior do estado. A banda emocionou os fãs com

Cacau Novaes lança dois livros de poesia no FLIFS

Cacau Novaes participa do Festival Literário e Cultural de Feira de Santana nesta quinta-feira (29), onde participa de uma mesa de conversa e lança dois livros. O escritor participa do Mesa 04, às 17 horas, quando lança e fala sobre seu livro de poesia "Eu só queria ver o pôr do sol", publicado pela Editora Mondrongo, seguido de uma sessão de autógrafos. O bate papo será mediado pelo Professor Fernando Costa e acontece na Praça do Cordel Mestra Lainha. Neste seu livro, Cacau Novaes se debruça sobre a terra arrasada pelas guerras, as mazelas da humanidade, os problemas sociais das grandes cidades, como os esgotos a céu aberto, entro outros. Poesia que nasce no seio de onde vem o cheiro de miséria e a desigualdade. Já às 18 horas, o poeta lança o seu livro "Fonte de Beber Água", publicado pela Cogito Editora, onde acontece também uma sessão de autógrafos. O lançamento acontece no stand da Cogito Editora. O livro é uma obra inspirada na vivência do poeta em suas orige

Cacau Novaes entrevista Nego Jhá: 'Vem pro cabaré'

Nêgo Jhá é uma banda do interior da Bahia, da cidade de Iguaí, situada no Centro Sul do estado, criada em janeiro de 2018, por Guilherme Santana e Gabriel Almeida, através de u ma simples brincadeira entre amigos, que resultou em um trabalho profissional.  A banda já contabiliza mais de 30 milhões de visualizações no YouTube com suas músicas, entre elas, destaca-se “Cabaré”, música de trabalho gravada por artistas famosos, que compartilharam vídeos, que viralizaram na internet, ouvindo e dançando o hit do momento em todo o Brasil. Até no BBB21 da Rede Globo já tocou a música dos garotos. Foto: Divulgação Confira abaixo a entrevista com os integrantes da Nego Jhá: Cacau Novaes - Como surgiu a ideia de criar Nego Jhá? Como tudo começou?  Nego Jhá -  Através de uma brincadeira entre mim, Guilherme, e meu amigo Gabriel, que toca teclado.  No início não tínhamos em mente de que isso se tornaria algo profissional, pensamos apenas em gravar por diversão e resenha. Cacau Novaes -  É uma dupl

FIB 2024: Confira grade completa do Festival de Inverno Bahia

Em 2024, o Festival de Inverno Bahia (FIB) comemora 18 anos com muito mais música, de 23 a 25 de agosto no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista - BA. Nando Reis e Ana Vitória, SPC, Xand Avião, Samuel Rosa, Maiara e Maraísa, Ana Castela, Jão, Seu Jorge, Menos é Mais e Filhos de Jorge  estão entre as atrações confirmadas no line up do palco principal do evento. Na sexta (23) e no sábado (24), o evento começa às 20h. No domingo (25), a programação começa às 19h. No dia 23 de agosto, três vozes vão se unir para cantar grandes sucessos no palco do FIB24. De um lado, a doçura e leveza de Ana Caetano e Vitória Falcão, o duo  ANAVITÓRIA , que conquistou o mundo com um talento único e diferenciado. Do outro, a elegância e experiência de  Nando Reis , que há mais de 40 anos é referência e parte importante da história da música brasileira.  Quem também chega ao Parque Teopompo de Almeida, no primeiro dia do festival é o cantor  Xand Avião.  Com 22 anos de carreira, el

Nosso Sarau de julho tem Vladimir Queiroz como escritor convidado, entre outras atrações

Vladimir Queiroz é o escritor convidado do Nosso Sarau, quarta-feira (31), às 18h, para um bate papo no Goethe-Institut Salvador sobre sua trajetória literária.  O evento tem ainda recital de poesia com Alvorecer Santos, Ametista Nunes, Cacau Novaes, Décio Torres, Jeane Sánchez, João Fernando Gouveia, Martha Potiguar e Rosana Paulo. As apresentações musicais serão com Di Carvalho e Chá Rize.   O Nosso Sarau tem a produção e curadoria de Cacau Novaes, com o apoio do Goethe-Institut Salvador Bahia. A entrada é gratuita e o evento também é transmitido através do Instagram: @nossosarau.ssa   Sobre o autor: Vladimir Queiroz da Silva (1962), natural de Feira de Santana (BA) Publicou os livros: Seres & Dizeres (Scortecci Editora (SP) - 1995), Terracota (As letras da Bahia da Bahia (BA) - 2001), Infantilis (EGBA - 2003), ABCdito e outros ditos mais (EGBA - 2003), Apokálupsis do Sertão (EGBA - 2006), Luminescência (EGBA - 2008), Instinto (EGBA - 2010), Alcatruz (EGBA - 2011), Nuances (EGBA