Pular para o conteúdo principal

Escritores baianos participam de encontro virtual na Colômbia em agosto

O Segundo Encontro Internacional de Escritores e Poetas nos Montes de Maria, acontece durante todo o dia 22 de agosto, via internet, direto de San Jacinto, Bolívar, Colômbia, com poetas de vários países latino-americanos como Argentina, Brasil, Porto Rico, Colômbia, Cuba, Chile, Estados Unidos, Espanha, Catalunha, México e Uruguai. 

O evento será em homenagem ao escritor colombiano Alfonso Hamburger, natural de San Jacinto, Bolívar, e vai ser transmitido por plataformas de stream. A comemoração terá também exposição de outras artes, recitais, apresentações de livros e outras expressões artísticas, em uma programação a ser divulgada. Os(as) brasileiros(as) Valdeck Almeida de Jesus, Cacau Novaes, Rita Pinheiro, Gilmara Silva e Cristina Fernandes foram convidados(os) a apresentarem vídeos-poemas e leituras sobre livros de suas autorias. Boa parte delas/es já circulam pela Colômbia em encontros presenciais e, por conta da pandemia e isolamento social, agora participam de oficinas literárias e feiras culturais online, principalmente uma oficina de escrita aos sábados, a partir das 19h (horário de Brasília). 

O II encontro internacional tem apoio cultural das seguintes instituições e coletivos literários: Chocopoesia, Cabildo, Instituto Cultural Latinoamericano, Escuela de Musica Lucho Bermúdez, Ecléctica Revista Literária, Galinha Pulando, Nosso Sarau, Asociación Cultural Andrés Landero – Rey de la Cumbia, Amexme, Ancestral Films, Noranja Culturart, Cultura con Chocolate e Parlamento Internacional de Escritores da Colômbia. 

Site onde as transmissões vão ser exibidas: 

https://www.facebook.com/eclectica.eclectica.1

Informações sobre participantes:

Valdeck Almeida de Jesus é natural de Jequié, Bahia, Brasil. Escritor, jornalista e ativista cultural. Embaixador do Parlamento Internacional de Escritores da Colômbia. Autor de vinte livros e coautor de 150 antologias. Possui textos publicados em espanhol, inglês, francês, holandês e italiano. Militante literário e das liberdades e dos direitos humanos. 


Cristina Leilane Fernandes nasceu em Poções, Bahia, Brasil. Escritora, professora, sua produção poética encontra-se em artigos de revistas, livros e coletâneas de poemas. Escritora, professora no município de Vitória da Conquista. Publicou os livros de poesia O Último Baile (2004) e Receituário da Delicadeza (1994). Participou das coletâneas poéticas Concerto Lírico para Quinze Vozes (2009) e (2019) e Revista Organismo. (2019). 

José Carlos Assunção Novaes (Cacau Novaes) é autor de Marádida (Selo Letras da Bahia, relançado pela Editora Buriti), Os poetas estão vivos (Editora Mondrongo), As Sandálias (Editora Mondrongo) e Você não sabe do que é capaz (Editora Penalux), além de publicações em várias antologias na Bahia e em outros estados. Produtor e curador do Nosso Sarau, evento mensal no Goethe Institut Salvador. É membro correspondente da Academia de Letras de Goiás (ALG), da Academia de Ciências Letras e Artes de Vitória (ACLAV) e do Núcleo de Artes e Letras de Portugal (NALAP), além de Cônsul do Parlamento Internacional de Escritores de Cartagena das Índias, Colômbia. 

Gilmara Silva. Nascida em Ubaitaba, residente em Salvador - BA/Brasil. Assistente Social, Escritora de Palavras-navalha e doçuras, Conselheira do Quilombo Educacional Curso Popular de pré vestibular Quilombo do Orobu, Mediadora de leitura, Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Serviço Social/UFBA. 

Rita Pinheiro. Conhecida como Garimpeira da Cultura é escritora, bonequeira, Griot de Tradição Oral e professora aposentada. Mobilizadora Cultural , percorre o mundo divulgando as diversas culturas. 



Fonte: Galinha Pulando

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cacau Novaes entrevista Nego Jhá: 'Vem pro cabaré'

Nêgo Jhá é uma banda do interior da Bahia, da cidade de Iguaí, situada no Centro Sul do estado, criada em janeiro de 2018, por Guilherme Santana e Gabriel Almeida, através de u ma simples brincadeira entre amigos, que resultou em um trabalho profissional.  A banda já contabiliza mais de 30 milhões de visualizações no YouTube com suas músicas, entre elas, destaca-se “Cabaré”, música de trabalho gravada por artistas famosos, que compartilharam vídeos, que viralizaram na internet, ouvindo e dançando o hit do momento em todo o Brasil. Até no BBB21 da Rede Globo já tocou a música dos garotos. Foto: Divulgação Confira abaixo a entrevista com os integrantes da Nego Jhá: Cacau Novaes - Como surgiu a ideia de criar Nego Jhá? Como tudo começou?  Nego Jhá -  Através de uma brincadeira entre mim, Guilherme, e meu amigo Gabriel, que toca teclado.  No início não tínhamos em mente de que isso se tornaria algo profissional, pensamos apenas em gravar por diversão e resenha. Cacau Novaes -  É uma dupl

Cacau Novaes lança, neste sábado (6), seu novo livro: “Eu só queria ver o pôr do sol”

O poeta e escritor Cacau Novaes lança, neste sábado (6), às 16h, o seu novo livro de poemas, intitulado “Eu só queria ver o pôr do sol”, pela Editora Mondrongo. O evento acontece em Salvador, na Cervejaria ArtMalte, na Rua Feira de Santana, 354, Rio Vermelho. Neste seu novo livro, Cacau Novaes se debruça sobre a terra arrasada pelas guerras, as mazelas da humanidade, os problemas sociais das grandes cidades, como os esgotos a céu aberto, entro outros. Poesia que nasce no seio de onde vem o cheiro de miséria e a desigualdade. Outros cinco autores também lançam, além de Cacau Novaes, os seus livros, no mesmo dia e local, em uma grande celebração literária: André Lemos, Antônio Brasileiro, Clara Pamponet, Douglas de Almeida e Vinícius Cardona. Segundo Gustavo Felicíssimo, editor da Mondrongo, será um “esquenta” para a Bienal do Livro da Bahia, que acontece de 26 de abril a 1º de maio no Centro de Convenções da Bahia. Durante a bienal, no Espaço das Editoras baianas, haverá um segundo mo

Nosso Sarau inicia encontros de 2024 com Douglas de Almeida e convidados

O Nosso Sarau volta às atividades, iniciando os encontros deste ano com muita poesia, música, bate papo literário, entre outras atividades artísticas. A primeira edição de 2024, no dia 20 de março, às 18h, traz como convidado o poeta Douglas de Almeida. O escritor falará sobre a nova edição de seu livro “Não sei se sou”, que foi relançado recentemente no MAM – Museu de Arte Moderna da Bahia, e sua trajetória literária, sob mediação de Cacau Novaes. Haverá ainda uma sessão de autógrafos. Durante o evento, acontece um recital de poesia com a participação de Alvorecer Santos, Ametista Nunes, Cacau Novaes, Jeane Sánchez, Jovina Souza, Luís Aseokaynha, Marcos Peixe, Ramon Argolo e Rosana Paulo. As apresentações musicais serão com Di Carvalho e Evandro Correia, abrilhantando a noite com canções autorais. Realizado mensalmente no Goethe-Institut Salvador, o Nosso Sarau tem produção e curadoria de Cacau Novaes, com colaboração de Alvorecer Santos e Marcos Peixe. A entrada é gratuita. Sob

Maravilhas do conto português para o leitor brasileiro

Depois de  A cidade de Ulisses , Teolinda Gersão, uma das mais importantes contistas e romancistas da literatura portuguesa contemporânea, lança agora no Brasil  Alice e outras mulheres , uma antologia de contos organizada por Nilma Lacerda. Se, em  A cidade de Ulisses , está Lisboa no poema épico de Homero, em "Alice in Thunderland", conto que fecha a nova antologia, a escritora portuguesa revisita a personagem de Lewis Carrol, registrando a sua versão da história: “Vou repor a verdade e contar eu mesma a história, tal como agora a contei, em pensamento”. O livro conta com textos já publicados por Teolinda ao longo de seus 40 anos de trajetória literária, no entanto, esta organização publicada pela editora Oficina Raquel é inédita para o público brasileiro. Por trás da escolha dos contos que compõem a seleta, está o objetivo de mostrar todo o poder do feminino, ainda que muitas vezes silenciado e, neste sentido, nada melhor do que uma das mais célebres personagens da nossa l

Morro de São Paulo recebeu artistas e turistas em festival neste fim de semana

Durante o fim de semana, de quinta (15) a sábado (17), Morro de São Paulo realizou a 7ª edição do seu festival em um dos destinos mais procurados por turistas do Brasil e de outros países. Vina Calmon - Cheiro de Amor - Foto: Cacau Novaes O evento aconteceu na Segunda Praia, de forma gratuita, e contou com shows de diversos artistas. No primeiro dia do evento (15), passaram pelo palco Dayane Félix, Afrocidade e Cheiro de Amor. Já na sexta-feira (16), os shows foram de Batifun, Negra Cor e Jau. No último dia (17), somente Degê conseguiu se apresentar, devido às fortes chuvas que caíram na ilha, sendo cancelada a programação, que ainda tinha em sua grade os shows de Luiz Caldas e Filhos de Jorge. Jau - Foto: Divulgação Mesmo com esse imprevisto, o Festival de Morro de São Paulo foi um sucesso, com a presença de um grande público, que também curtiu os atrativos naturais da ilha. Adelmo Casé - Negra Cor - Foto: Divulgação Confiram mais vídeos no Instagram de Cacau Novaes : Ver es