Escritores baianos participam de encontro virtual na Colômbia em agosto

O Segundo Encontro Internacional de Escritores e Poetas nos Montes de Maria, acontece durante todo o dia 22 de agosto, via internet, direto de San Jacinto, Bolívar, Colômbia, com poetas de vários países latino-americanos como Argentina, Brasil, Porto Rico, Colômbia, Cuba, Chile, Estados Unidos, Espanha, Catalunha, México e Uruguai. 

O evento será em homenagem ao escritor colombiano Alfonso Hamburger, natural de San Jacinto, Bolívar, e vai ser transmitido por plataformas de stream. A comemoração terá também exposição de outras artes, recitais, apresentações de livros e outras expressões artísticas, em uma programação a ser divulgada. Os(as) brasileiros(as) Valdeck Almeida de Jesus, Cacau Novaes, Rita Pinheiro, Gilmara Silva e Cristina Fernandes foram convidados(os) a apresentarem vídeos-poemas e leituras sobre livros de suas autorias. Boa parte delas/es já circulam pela Colômbia em encontros presenciais e, por conta da pandemia e isolamento social, agora participam de oficinas literárias e feiras culturais online, principalmente uma oficina de escrita aos sábados, a partir das 19h (horário de Brasília). 

O II encontro internacional tem apoio cultural das seguintes instituições e coletivos literários: Chocopoesia, Cabildo, Instituto Cultural Latinoamericano, Escuela de Musica Lucho Bermúdez, Ecléctica Revista Literária, Galinha Pulando, Nosso Sarau, Asociación Cultural Andrés Landero – Rey de la Cumbia, Amexme, Ancestral Films, Noranja Culturart, Cultura con Chocolate e Parlamento Internacional de Escritores da Colômbia. 

Site onde as transmissões vão ser exibidas: 

https://www.facebook.com/eclectica.eclectica.1

Informações sobre participantes:

Valdeck Almeida de Jesus é natural de Jequié, Bahia, Brasil. Escritor, jornalista e ativista cultural. Embaixador do Parlamento Internacional de Escritores da Colômbia. Autor de vinte livros e coautor de 150 antologias. Possui textos publicados em espanhol, inglês, francês, holandês e italiano. Militante literário e das liberdades e dos direitos humanos. 


Cristina Leilane Fernandes nasceu em Poções, Bahia, Brasil. Escritora, professora, sua produção poética encontra-se em artigos de revistas, livros e coletâneas de poemas. Escritora, professora no município de Vitória da Conquista. Publicou os livros de poesia O Último Baile (2004) e Receituário da Delicadeza (1994). Participou das coletâneas poéticas Concerto Lírico para Quinze Vozes (2009) e (2019) e Revista Organismo. (2019). 

José Carlos Assunção Novaes (Cacau Novaes) é autor de Marádida (Selo Letras da Bahia, relançado pela Editora Buriti), Os poetas estão vivos (Editora Mondrongo), As Sandálias (Editora Mondrongo) e Você não sabe do que é capaz (Editora Penalux), além de publicações em várias antologias na Bahia e em outros estados. Produtor e curador do Nosso Sarau, evento mensal no Goethe Institut Salvador. É membro correspondente da Academia de Letras de Goiás (ALG), da Academia de Ciências Letras e Artes de Vitória (ACLAV) e do Núcleo de Artes e Letras de Portugal (NALAP), além de Cônsul do Parlamento Internacional de Escritores de Cartagena das Índias, Colômbia. 

Gilmara Silva. Nascida em Ubaitaba, residente em Salvador - BA/Brasil. Assistente Social, Escritora de Palavras-navalha e doçuras, Conselheira do Quilombo Educacional Curso Popular de pré vestibular Quilombo do Orobu, Mediadora de leitura, Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Serviço Social/UFBA. 

Rita Pinheiro. Conhecida como Garimpeira da Cultura é escritora, bonequeira, Griot de Tradição Oral e professora aposentada. Mobilizadora Cultural , percorre o mundo divulgando as diversas culturas. 



Fonte: Galinha Pulando

Comentários

Postar um comentário

Posts mais visitados

Cacau Novaes entrevista Nego Jhá: 'Vem pro cabaré'

O perigo das Fake News para a sociedade e o impacto às pessoas e instituições

Os morcegos estão comendo os mamãos maduros, de Gramiro de Matos

Sérgio Mattos: Bernardo Rabello, nova aposta da moda nacional

Manifesto dos Escritores, Artistas, Cientistas, Jornalistas, Professores e Pensadores Baianos pela Democracia