Como a ciência nas universidades tem contribuído no combate à covid-19

As universidades públicas brasileiras têm dado enorme contribuição através da ciência que praticam no combate à covid-19. Em várias frentes, pesquisadores estão integralmente empenhados seja no entendimento e aperfeiçoamento dos testes diagnósticos, seja na parceria para o desenvolvimento de vacina ou de medicamentos que auxiliem o tratamento dos acometidos pelo novo coronavírus.

Foto: Divulgação

O tema é um dos grandes destaques do Congresso Acadêmico da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que acontece até a próxima sexta, 17. O evento é totalmente online, gratuito e aberto ao público, que poderá acompanhar informações atualizadas sobre testes, tratamentos, promessas terapêuticas, vacinas e demais pesquisas que envolvem o estudo sobre a covid-19.

Nesta quinta, 16, das 9h às 10h30, o congresso terá uma mesa que abordará os testes diagnósticos e sua função na orientação de políticas públicas. O assunto será tratado pela professora Nancy Bellei, do Departamento de Infectologia da Unifesp, com participação do professor e ex-ministro da Saúde Ademar Arthur Chioro dos Reis.

No mesmo dia, haverá a mesa "A ciência e nossas universidades no desenvolvimento da vacina contra Covid-19", das 18h30 às 20h, onde a reitora da Unifesp destacará a importância do envolvimento das autoridades brasileiras, governos e parlamento, bem como o papel das universidades no desenvolvimento das vacinas. Essa mesa contará com as presenças dos especialistas Esper Kallas e Ricardo Diaz.

No dia 17, das 9h às 10h30, o congresso da Unifesp abordará as promessas terapêuticas, como o plasma de convalescentes, as drogas antivirais, a UTI Terapêutica e a heparina. E das 14h às 15h30, contará com a mesa "Covid-19 - Pesquisas experimentais, farmacologia molecular e imunologia", onde serão discutidas as pesquisas básicas desenvolvidas na Unifesp para o enfrentamento da covid-19.

Jornalistas e público interessado podem acessar a programação completa do congresso e realizar a inscrição em congresso.unifesp.br.

Comentários

Posts mais visitados

Cacau Novaes entrevista Nego Jhá: 'Vem pro cabaré'

O perigo das Fake News para a sociedade e o impacto às pessoas e instituições

Sérgio Mattos: Bernardo Rabello, nova aposta da moda nacional

Manifesto dos Escritores, Artistas, Cientistas, Jornalistas, Professores e Pensadores Baianos pela Democracia

Os morcegos estão comendo os mamãos maduros, de Gramiro de Matos