Como a ciência nas universidades tem contribuído no combate à covid-19

As universidades públicas brasileiras têm dado enorme contribuição através da ciência que praticam no combate à covid-19. Em várias frentes, pesquisadores estão integralmente empenhados seja no entendimento e aperfeiçoamento dos testes diagnósticos, seja na parceria para o desenvolvimento de vacina ou de medicamentos que auxiliem o tratamento dos acometidos pelo novo coronavírus.

Foto: Divulgação

O tema é um dos grandes destaques do Congresso Acadêmico da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que acontece até a próxima sexta, 17. O evento é totalmente online, gratuito e aberto ao público, que poderá acompanhar informações atualizadas sobre testes, tratamentos, promessas terapêuticas, vacinas e demais pesquisas que envolvem o estudo sobre a covid-19.

Nesta quinta, 16, das 9h às 10h30, o congresso terá uma mesa que abordará os testes diagnósticos e sua função na orientação de políticas públicas. O assunto será tratado pela professora Nancy Bellei, do Departamento de Infectologia da Unifesp, com participação do professor e ex-ministro da Saúde Ademar Arthur Chioro dos Reis.

No mesmo dia, haverá a mesa "A ciência e nossas universidades no desenvolvimento da vacina contra Covid-19", das 18h30 às 20h, onde a reitora da Unifesp destacará a importância do envolvimento das autoridades brasileiras, governos e parlamento, bem como o papel das universidades no desenvolvimento das vacinas. Essa mesa contará com as presenças dos especialistas Esper Kallas e Ricardo Diaz.

No dia 17, das 9h às 10h30, o congresso da Unifesp abordará as promessas terapêuticas, como o plasma de convalescentes, as drogas antivirais, a UTI Terapêutica e a heparina. E das 14h às 15h30, contará com a mesa "Covid-19 - Pesquisas experimentais, farmacologia molecular e imunologia", onde serão discutidas as pesquisas básicas desenvolvidas na Unifesp para o enfrentamento da covid-19.

Jornalistas e público interessado podem acessar a programação completa do congresso e realizar a inscrição em congresso.unifesp.br.

Comentários

Posts mais visitados

Ticomia recomeça dia 25 como a maior explosão de alegria do São João da Bahia

Cacau Novaes entrevista Nego Jhá: 'Vem pro cabaré'

New face da 40 Graus Models, Ana Clara Rios passa férias na Bahia

Conheça “Raíz do Sertão”, novo álbum do rapper baiano TR MC

‘A rosa de Hiroxima’, de Vinicius de Moraes, em extraordinária interpretação de Ney Matogrosso