Artista baiano Paulo Bittenca morre de covid-19 em Salvador

Ele vivia pelos teatros e galerias da cidade e era uma figura conhecida no meio artístico

O videasta, fotógrafo, empreendedor, ator e diretor cinema baiano Paulo Bittencourt, o Paulo Bittenca, morreu neste sábado (13), em Salvador, de covid-19, doença causada pelo coronavírus. O artista popular vivia pelos teatros e galerias da cidade e era uma figura muito conhecida no meio artístico. Ele, inclusive, frequentemente era visto circulando com sua bicicleta.

Paulo Bittencourt - Foto: Caó Cruz Alves

Graduando Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Bitenca estava cursando Bacharelado Interdisciplinar em Artes pela mesma faculdade. No início de maio, Paulo foi internado com crise renal e apresentou febre. No dia 15, testou positivo para a covid-19. Ele foi transferido para o Hospital Geral Ernesto Simões Filho, localizado no bairro do Pau Miúdo, onde seguia até este sábado (13).

Em nota de pesar divulgada neste domingo (14), o professor Messias Guimarães Bandeira, Diretor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (Ihac/Ufba), destacou que a morte do artista é uma grande perda para a cena cultural da capital baiana. Confira a nota:

"Manifestamos nosso profundo pesar pelo falecimento de Paulo Bittencourt, ex-estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Artes, vitimado pela covid-19. Nosso querido "Paulo Bittenca" era fotógrafo profissional, figura ímpar da cena audiovisual em Salvador, que nos tocava com sua serenidade e  seu ativismo. Fez parte da primeira turma da Área de Concentração em Cinema e Audiovisual, da Faculdade de Comunicação, e atualmente era estudante do Instituto de Ciências da Informação, da UFBA, atuando ainda como diretor e ator. Circulava pela cena urbana com sua bicicleta que parecia ter o céu como horizonte.

Em nome da Comunidade do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos – IHAC/UFBA, expressamos nossas sinceras condolências a familiares, amigos e colegas de Paulo Bittenca. Que ela siga em paz e que a Família seja reconfortada neste momento".

O Núcleo Baiano de Animação e Stop Motion (Nubas) também divulgou uma nota lamentando a morte do artista. "Neste momento de dor, o Nubas presta as mais sinceras condolências pela inestimável perda. Bittenca, como era carinhosamente chamado, era ator e diretor, egresso do Bacharel Interdisciplinar em Artes da UFBA e participou em janeiro do Workshop de Preparação de Atores", diz um trecho do texto publicado no Facebook.

Amigos e colegas de Bittenca também lamentaram a perda. O músico Edson Dantas foi um dos que publicou uma homenagem para o amigo "Bittenca, nunca esquecerei de nossos curtos porém intensos encontros que preenchia o dia com muita leveza! Dos diálogos de silêncio e dos sorrisos que emanava enquanto pedalava pelas ruas de Salvador com a bicicleta mais incrível e esquisita de todas! Seguirá sempre presente!", escreveu. 

Confira, abaixo, algumas homenagens publicadas nas redes sociais:

Uma semana antes de se internar ele esteve em minha casa e me contou cheio de referências e entusiasmo sobre a sua...

Publicado por Marco Paixão em Domingo, 14 de junho de 2020 

O Núcleo Baiano de Animação e Stop Motion manifesta profundo pesar e solidariedade aos familiares e amigos de Paulo...

Publicado por Lindete Souza em Domingo, 14 de junho de 2020 

Paulo foi meu colega de curso no Bacharelado Interdisciplinar em Artes pela Universidade Federal da Bahia. Participou do...

Publicado por Marta Alves em Domingo, 14 de junho de 2020 

Hoje soube da partida de um grande amigo, segundo constam, vítima do Covid-19. Bittenca, nunca esquecerei de nossos...

Publicado por Edson Dantas em Domingo, 14 de junho de 2020 

Meu amigo, ex colega do BI em artes e artista Bittenca #ufba- Paulo Bittencourt acaba de partir 😢 Faça muita arte no céu.

Publicado por Alaor Filho em Sábado, 13 de junho de 2020 

Siga em paz senhor, menino Bitenca Paulo Bittencourt!!!

Publicado por Fred Vaccarezza em Domingo, 14 de junho de 2020 

Hoje domingo dia 14/06/2020 acordei e me deparei com essa notícia triste. Paulo bitenca como era conhecido, o coroa da...

Publicado por Rafael Snesh em Domingo, 14 de junho de 2020



Fonte: Correio 24horas

Comentários

Posts mais visitados

Cacau Novaes entrevista Nego Jhá: 'Vem pro cabaré'

O perigo das Fake News para a sociedade e o impacto às pessoas e instituições

Os morcegos estão comendo os mamãos maduros, de Gramiro de Matos

Sérgio Mattos: Bernardo Rabello, nova aposta da moda nacional

Manifesto dos Escritores, Artistas, Cientistas, Jornalistas, Professores e Pensadores Baianos pela Democracia