Pular para o conteúdo principal

Nosso Sarau recebe o escritor Décio Torres, dia 27 de setembro

A edição de setembro do Nosso Sarau recebe o escritor Décio Torres para um bate papo sobre a sua trajetória literária e uma sessão de autógrafos dos livros “Paisagens interiores” e “Histórias roubadas”, dia 27 (quarta-feira), às 18h, no Kreativlab do Goethe-Institut Salvador.

Com entrada gratuita, o público pode ainda conferir outras atividades que acontecem durante o evento, como um recital de poesia com Alvorecer Santos, Ametista Nunes, Cacau Novaes, João Fernando Gouveia, Jovina Souza, Luiz Eudes, Marcos Peixe, Ramon Argolo, Ricardo Boa Sorte e Rosana Paulo. O sarau também conta com a participação virtual de duas escritoras latino-americanas: Alejandra Diaz (Argentina) e Damaris Castro (Colômbia).

As apresentações serão intercaladas com muita música, ao som de Chá Rize, Dilu Machado, Lícia Souza e Marcus André. Há também a opção do Microfone Aberto para que o público presente ao evento possa se apresentar, após inscrição no local.

Há ainda a opção de chegar mais cedo ao local e passar pelo Fausto Café, no pátio do Goethe-Institut, para degustar as delícias do local, além de aproveitar para conversar com os amigos, enquanto aguarda o início do sarau.

O Nosso Sarau tem produção e curadoria de Cacau Novaes, com colaboração de Marcos Peixe e Alvorecer Santos, e conta com o apoio do Goethe-Institut Salvador. Todo o evento, que é presencial, também é transmitido on-line através do Facebook do Nosso Sarau: www.facebook.com/nossosarau.ssa.

Sobre o escritor convidado:

Décio Torres Cruz é escritor, crítico literário, poeta, pesquisador e professor aposentado da UFBA e da UNEB. Foi eleito recentemente para ocupar a cadeira 19 da Academia de Letras da Bahia e a cadeira 2 da Academia Contemporânea de Letras de São Paulo. Ex-bolsista da Fulbright, obteve seu Ph.D. em Literatura Comparada na State University of New York (SUNY) em Buffalo, EUA. É mestre em Teoria da Literatura, especialista em Tradução e bacharel em Letras/Língua Estrangeira, com concentração em língua e literaturas de língua inglesa pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Fez pesquisa pós-doutoral sobre as adaptações de Shakespeare para o cinema na Leeds Metropolitan University, Inglaterra. 

É autor dos livros: O mistério do caderno antigo (inédito), Marlin, o peixinho azul (inédito), A poesia da matemática (inédito), Histórias roubadas (Guaratinguetá: Penalux, 2022), Paisagens interiores (São Paulo: Patuá, 2021), The Cinematic Novel and Postmodern Pop Fiction (Amsterdã; Filadélfia: John Benjamins, 2019, parte da série da Fédération Internationale des Langues et Littératures Modernes (FILLM) da Unesco); Literatura (pós-colonial) caribenha de língua inglesa (Salvador: Edufba, 2016); Postmodern Metanarratives: Blade Runner and literature in the age of image (London; New York: Palgrave Macmillan, 2014); English Online: Inglês instrumental para informática (São Paulo: Disal, 2013); O pop: literatura, mídia & outras artes (Salvador: Quarteto/Uneb, 2003; 2013); Idea Factory: 100 Games and Fun Activities for your English Classes (Salvador: Edufba, 2012; 2013); Inglês para Administração e Economia (São Paulo: Disal, 2007); Inglês para Turismo e Hotelaria (São Paulo: Disal, 2005); e Inglês.com.textos para informática (São Paulo: Disal, 2003). 

Além desses livros, publicou poemas, contos, traduções e dezenas de artigos e capítulos de livros em português e em inglês nas áreas de estudos de adaptação, análise do discurso, comunicação, estudos comparados de literatura e cinema, estudos culturais, estudos pós-coloniais, estudos shakespearianos, linguística aplicada, língua inglesa e portuguesa, literatura brasileira e portuguesa, literaturas de língua inglesa, metodologia do ensino de inglês, metodologia da pesquisa, teoria literária e tradução. 

Foi vencedor do concurso de crônicas Um rolê pelo Rio da Cátedra Unesco de Leitura do Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio. Recentemente, dois de seus contos inéditos foram publicados em diferentes livros: “Premonição, segundo Lucas” foi selecionado para fazer parte da antologia Todos os Saramagos (Belo Horizonte: Páginas Editora, 2022) e “Vingança” compõe a antologia Casa Gueto: Paraty 2022 (São Paulo: Patuá, 2022) lançada na 20ª. FLIP

Já atuou como tradutor, intérprete, professor e coordenador de cursos e de atividades culturais de vários institutos de idiomas da Bahia e do Rio de Janeiro. Possui também experiência como ator amador e diretor teatral, tendo dirigido e participado de diversas peças no Brasil e nos Estados Unidos. É pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura da UFBA, membro do conselho editorial de várias revistas acadêmicas, e avaliador de cursos e instituições de ensino superior para o MEC/INEP. 

 

SERVIÇO:

O quê: Nosso Sarau – escritor convidado Décio Torres

Quando: 27 de setembro (quarta-feira), 18h

Onde: KreativLab do Goethe-Institut Salvador - Avenida Sete de Setembro, 1809, Corredor da Vitória, Salvador

Quanto: Gratuito

Classificação: Livre

Informações:

·       Instagram / Facebook: @nossosarau.ssa

·       E-mail: jcanovaes@gmail.com

·       Contato: (71) 988442625 (Whatsapp)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Beiju de coco da Nenzinha pode virar livro infantil

O livro "História sua e minha: beiju de coco da Nenzinha", conta para o público infantil como foi a criação do beiju de Coco no Território do Recôncavo pelas mãos de Amália Santana no ano de 1976. Paula Anias - Foto: Reprodução/Redes sociais O beiju de coco faz parte da tradição da culinária do recôncavo baiano e conhecer sua história é preservar uma memória muitas vezes esquecida. Essa iguaria foi criada por Amália Santana, uma mulher negra, residente na localidade do Ponto Certo, situada no município de Sapeaçu. Ela realizou um processo de empreendedorismo econômico no Recôncavo baiano beneficiando centenas de famílias com esse oficio. Quem é a autora deste livro? Paula Anália Anias é historiadora, pesquisadora do tema e escreveu o texto que vai compor o livro. Em entrevista ao site G1 ela disse como chegou até Dona Nenzinha: “Fizemos um álbum iconográfico, no qual o aluno devia encontrar um patrimônio histórico ainda não tombado em seu município. Aí descobrimos essa mulher...

'Rosa Tirana', filme do diretor poçoense Rogério Sagui, estreia na 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes

O filme "Rosa Tirana", produzido e dirigido pelo poçoense Rogério Sagui, estreia em grande estilo, ao participar da 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes , em Minas Gerais, um dos mais importantes festivais de cinema do país. O longa-metragem, filmado no interior da Bahia, conta com a participação do ator José Dumont e tem também Elba Ramalho em sua trilha sonora. Foto: Divulgação "Rosa Tirana", que será exibido na "Mostra Aurora", dia 25 de janeiro, às 20h, conta a história da menina Rosa, que, em uma terra banhada de sol, durante a maior seca que o sertão nordestino já viveu, mergulha em uma longa travessia pela caatinga árida e fantasiosa, em busca de um encontro com Nossa Senhora Imaculada, a rainha do sertão. Com um tom perspicaz, a trama é envolvida por um amálgama de fatores que, na aridez da paisagem retratada, torna-se fertilizante para a compreensão do drama humano, a partir do olhar da pequena protagonista. Maior evento dedicado ao cinema brasileir...

Nosso Sarau recebe o escritor Goulart Gomes na edição de abril

A edição do Nosso Sarau de abril recebe Goulart Gomes, que realiza o lançamento de seu livro   Não foi tempo perdido , uma antologia pessoal comemorativa aos 40 anos de literatura do autor. O evento tem ainda bate papo com o escritor, feira de livros, recital de poesia, com participação de Alvorecer Santos, Ametista Nunes, Cacau Novaes, Dilu Machado, Emerson Bulcão, João Fernando Gouveia, Ramon Argolo, Rita Pinheiro e Rosana Paulo, além de um   pocket show   com Jorge Carrano e Chá Rize, entre outras atividades. O Nosso Sarau é um evento colaborativo, sem fins lucrativos, que tem a curadoria e produção de Cacau Novaes, coordenação artística de Alvorecer Santos e Marcos Peixe, com participação de diversos artistas e conta com o apoio cultural do Goethe-Institut Salvador. Toda a programação, que acontece presencialmente, também é transmitida ao vivo pelo Instagram  @nossosarau.ssa  na íntegra. Sobre o autor: Goulart Gomes é escritor, historiador e museólogo, criad...

Cacau Novaes entrevista Nego Jhá: 'Vem pro cabaré'

Nêgo Jhá é uma banda do interior da Bahia, da cidade de Iguaí, situada no Centro Sul do estado, criada em janeiro de 2018, por Guilherme Santana e Gabriel Almeida, através de u ma simples brincadeira entre amigos, que resultou em um trabalho profissional.  A banda já contabiliza mais de 30 milhões de visualizações no YouTube com suas músicas, entre elas, destaca-se “Cabaré”, música de trabalho gravada por artistas famosos, que compartilharam vídeos, que viralizaram na internet, ouvindo e dançando o hit do momento em todo o Brasil. Até no BBB21 da Rede Globo já tocou a música dos garotos. Foto: Divulgação Confira abaixo a entrevista com os integrantes da Nego Jhá: Cacau Novaes - Como surgiu a ideia de criar Nego Jhá? Como tudo começou?  Nego Jhá -  Através de uma brincadeira entre mim, Guilherme, e meu amigo Gabriel, que toca teclado.  No início não tínhamos em mente de que isso se tornaria algo profissional, pensamos apenas em gravar por diversão e resenha. Ca...

Sérgio Mattos: Bernardo Rabello, nova aposta da moda nacional

Diversas campanhas em homenagem ao mês do orgulho LGBTQI+ se tornaram comuns no período, mas não podemos esquecer que tem apenas uma década que as pessoas transexuais conseguiram cavar alguma representatividade no setor. Bernardo Rabello - Foto: Rayane Caetano Ainda temos um grande caminho a percorrer e o new face da 40 Graus, Bernardo Rabello, vem trilhando um belo caminho, respeitando sua orientação sexual, correndo atrás dos seus sonhos e objetivos de sucesso no mercado da moda e na carreira de ator.  Sérgio Mattos - Foto: Reinaldo Hingel Natural de Resende, município no sul do Rio de Janeiro, é atualmente o primeiro operário trans (operador de máquinas) entre os mais de 100 mil funcionários da fabricante de pneus Michelin na América Latina, e ainda criou o primeiro grupo LGBTQI+ de sua cidade, com foco em transição. Aliás, esse trabalho de apoio o deixa muito satisfeito, quando é procurado por adolescentes de Resende que têm dúvidas sobre transição. Ele, no grupo, busca levar o...