Pular para o conteúdo principal

Lande Onawale é o escritor convidado do Nosso Sarau de novembro

 

Encerrando o mês da Consciência Negra, no dia 30 de novembro (quarta-feira), 18h, na Biblioteca do Goethe-Institut Salvador, o Nosso Sarau tem como convidado o educador, contista, poeta e compositor Lande Onawale, que participa de um bate papo sobre o seu trabalho.


O evento, com entrada gratuita, acontece com muita poesia, música, performances artísticas, além de um bazar com livros, CDs e DVDs dos participantes. Nesta edição, estarão presentes diversos poetas e escritores, como Alessandra Sampaio, Alvorecer Santos, Ametista Nunes, Cacau Novaes, Cristina Leilane Fernandes, Daniel Lira, Douglas de Almeida, Jovina Souza, Larah Oliveira, Marcos Peixe, que recitarão e lerão textos autorais. Participam também os atores da 40º Graus Models Bahia, homenageando os poetas convidados com um recital de poesia.

Um show com Di Carvalho e Marcelo Moreno abrirá o sarau, mas, no decorrer do evento, acontecem ainda as participações musicais de Chá Rize e Pantera. Haverá ainda as participações internacionais dos escritores Joce Daniels (Colômbia) e Milagros Sefair (Argentina) e do cantor e compositor brasileiro Magno Estevam, que está na Alemanha, de forma virtual.

O Nosso Sarau tem a produção e curadoria de Cacau Novaes. Nesta edição terá apresentação de Douglas de Almeida, mediação de Alessandra Sampaio e coordenação de Alvorecer Santos e Marcos Peixe.

Devido ao decreto nº 21.744, publicado pelo Governo do Estado da Bahia, será exigido o uso obrigatório de máscara e o comprovante de vacinação.

O evento também poderá ser assistido pela página do Facebook do Nosso Sarau.

 

Sobre o escritor convidado

Lande Onawale, pseudônimo de Reinaldo Santana Sampaio, nasceu em Salvador, Bahia, em 1965. Licenciado em História pela Universidade Federal da Bahia, professor da rede estadual de ensino, é Tata do terreiro Tanuri Junçara. Militante do Movimento Negro Brasileiro, é poeta, contista, compositor. Desde 1996, vem publicando poemas e contos em antologias diversas no Brasil e Exterior.

Lande Onawale - Foto: Divulgação

Em 2003, lançou O vento, reunião de poemas, sua primeira obra individual. A este se seguiram os volumes Kalunga: poemas de um mar sem fim / poems of an infinte sea, publicado em 2011 em edição bilíngue, lançada com sucesso nos Estados Unidos. Também neste ano publicou o volume de contos Sete: diásporas íntimas, contemplado pelo MEC para adoção no Ensino Médio em toda a rede pública do país. Em 2019, lançou, pela Organismo Editora, o livro de poemas Pretices e Milongas. Participou também de diversas antologias. Desde 1996, Lande Onawale é presença constante na série Cadernos Negros, tanto nos volumes de poemas quanto naqueles voltados para a ficção, em especial as short stories. Colaborou com a revista eletrônica Afirma - comunicação e pesquisa.  Com o pseudônimo de Aoria, publicou poemas no Jornal do MNU - Movimento Negro Unificado (19 e 20) e um samba – “Um sonho, uma idéia” – na revista Canto Negro, do Bloco Afro Ilê Ayê.

Como compositor, teve três sambas gravados pelos blocos Malê Debale e Olodum. Em 2020, cantando sua composição Uganda, abre o álbum “Bom mesmo é estar debaixo d’agua”, da cantora baiana Ludji Luna.

Para Lande, a literatura é uma possibilidade de inventar e reinventar caminhos intelectuais, afetivos, ancestrais para cada leitor ou leitora, colocar estes caminhos à sua disposição e, a partir desse diálogo, promover o progresso humano e, principalmente, o fortalecimento do povo preto como protagonista desse progresso

 

Sobre o Nosso Sarau

O Nosso Sarau acontece desde 2018, com produção e curadoria de Cacau Novaes, na biblioteca do Goethe-Institut Salvador. Durante a pandemia, aconteceram edições virtuais, reunindo poetas, escritores, músicos e outros artistas de diversos países do mundo. Também neste período, o Nosso Sarau realizou as edições virtuais no Brasil do M.I.E.L. – Movimiento Internacional de Escritores y Artistas por la Libertad, o Día de la Insurgencia Cultural, com outros parceiros, além de vários eventos internacionais. Também está presente em diversas feiras de livros virtuais internacionais, reunindo os poetas, escritores e músicos participantes das edições presenciais.

 

SERVIÇO

O QUÊ: Nosso Sarau

ONDE: Goethe-Institut Salvador

QUANDO: Quarta – 30/11/2022 – 18h

QUANTO: Gratuito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cacau Novaes recebe os títulos de Doutor Honoris Causa e Embaixador da Cultura

José Carlos Assunção Novaes (Cacau Novaes) recebeu, na última edição do Nosso Sarau, os títulos de Doutor Honoris Causa e Embaixador da Cultura Brasileira, concedidos pela Universidade Ibero-Americana. A cerimônia de entrega aconteceu no dia 19 de junho no KreatvLab do Goethe-Institut Salvador, através do presidente da Fundação Luiz Ademir de Cultura, Luiz Ademir Souza. Também foram agraciados com o título de Doutor Honoris Causa, no mesmo dia e evento, a poeta Ametista Nunes e o escritor João Fernando Gouveia. José Carlos Assunção Novaes (Cacau Novaes) é poeta, escritor, professor, Mestre em Letras e Doutor em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Autor da novela "Marádida", dos livros de poesia "Os poetas estão vivos", "As Sandálias", Você não sabe do que é capaz", "Eu só queria ver o pôr do sol" e "Fonte de Beber Água", do livro infantil "Xande e o Sapo Romualdo", além da pesquisa linguistica &

Cacau Novaes entrevista Nego Jhá: 'Vem pro cabaré'

Nêgo Jhá é uma banda do interior da Bahia, da cidade de Iguaí, situada no Centro Sul do estado, criada em janeiro de 2018, por Guilherme Santana e Gabriel Almeida, através de u ma simples brincadeira entre amigos, que resultou em um trabalho profissional.  A banda já contabiliza mais de 30 milhões de visualizações no YouTube com suas músicas, entre elas, destaca-se “Cabaré”, música de trabalho gravada por artistas famosos, que compartilharam vídeos, que viralizaram na internet, ouvindo e dançando o hit do momento em todo o Brasil. Até no BBB21 da Rede Globo já tocou a música dos garotos. Foto: Divulgação Confira abaixo a entrevista com os integrantes da Nego Jhá: Cacau Novaes - Como surgiu a ideia de criar Nego Jhá? Como tudo começou?  Nego Jhá -  Através de uma brincadeira entre mim, Guilherme, e meu amigo Gabriel, que toca teclado.  No início não tínhamos em mente de que isso se tornaria algo profissional, pensamos apenas em gravar por diversão e resenha. Cacau Novaes -  É uma dupl

'Rosa Tirana', filme do diretor poçoense Rogério Sagui, estreia na 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes

O filme "Rosa Tirana", produzido e dirigido pelo poçoense Rogério Sagui, estreia em grande estilo, ao participar da 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes , em Minas Gerais, um dos mais importantes festivais de cinema do país. O longa-metragem, filmado no interior da Bahia, conta com a participação do ator José Dumont e tem também Elba Ramalho em sua trilha sonora. Foto: Divulgação "Rosa Tirana", que será exibido na "Mostra Aurora", dia 25 de janeiro, às 20h, conta a história da menina Rosa, que, em uma terra banhada de sol, durante a maior seca que o sertão nordestino já viveu, mergulha em uma longa travessia pela caatinga árida e fantasiosa, em busca de um encontro com Nossa Senhora Imaculada, a rainha do sertão. Com um tom perspicaz, a trama é envolvida por um amálgama de fatores que, na aridez da paisagem retratada, torna-se fertilizante para a compreensão do drama humano, a partir do olhar da pequena protagonista. Maior evento dedicado ao cinema brasileir

New face da 40 Graus Models, Ana Clara Rios passa férias na Bahia

Ana Clara Rios, new face da 40 Graus Models, agência de Sérgio Mattos, está na Bahia para passar as férias com a família e amigos.  Ana Clara Rios - Foto: Divulgação Pensando em sua carreira, Ana Clara, que é de Iguaí, logo estará de volta ao Rio de Janeiro, para concluir o curso de atriz na escola de teatro Nu Espaço. Além de brilhar como modelo, com certeza também vai arrasar no palco e nas telas. Ana Clara Rios - Fotos: Divulgação / Montagem: cacaunovaes.com Sobre a 40 Graus Models Fundada em 2004, a 40 Graus Models é uma das principais agências do Brasil e conta com um elenco de mais de duzentos modelos, incluindo top models como Nayara Oliver, Anne de Paula, Mahany, Paula La Croix, Gabriel Sihnel, Jullio Reis, Brayan Lucas, entre outros. E o prestígio vai além do Brasil: no ano de 2005, a conceituada revista americana V Magazine indicou a 40 Graus Models como uma das principais agências de modelos do cenário internacional.  Sérgio Mattos e Ana Clara Rios na 40º Models - Foto:

Alvorecer Santos é o convidado da edição de junho do Nosso Sarau

O Nosso Sarau promove mais uma edição nesta quarta-feira (19), às 18h, no KreativLab do Goethe-Institut Salvador, tendo como convidado Alvorecer Santos, que participa de um bate papo sobre a sua trajetória na literatura.  A programação inclui também um recital de poesia com Ametista Nunes, Cacau Novaes, Décio Torres, Dilu Machado, Emerson Bulcão, João Fernando Gouveia, Joel Gomes, Marcos Peixe e Rosana Paulo, além de apresentações musicais com Di Carvalho e Ritta Cidhreira. No local, acontece ainda um bazar com livros e CDs dos escritores(as) e cantores(as) presentes. O Nosso Sarau tem produção e curadoria de Cacau Novaes, com o apoio do Goethe-Institut Salvador. A entrada é gratuita e o evento é transmitido também pelo perfil no Instagram @nossosarau.ssa Sobre o autor  Alvorecer Santos, nome artístico de Armando Rocha dos Santos, é natural de São Félix, na Bahia, mas se considera mangabeirense, pois viveu até os 18 anos na cidade de Governador Mangabeira, Bahia. Mestre em Estudo de Li