Pular para o conteúdo principal

Biblioteca Municipal de Iguaí promove lançamento de livros de escritor iguaiense nesta sexta (22)

A Biblioteca Pública Municipal Professora Eulina Assunção Novaes promove na sexta-feira (22), às 17h30, o lançamento dos livros "O Sujeito Nulo no Português Popular da Bahia" e "Xande e o Sapo Romualdo", do professor, poeta e escritor José Carlos Assunção Novaes (Cacau Novaes).


O evento promete ser um grande encontro cultural, segundo Andréa Lacerda, diretora da biblioteca, já que acontecerá também na parte externa, em frente à Praça Juracy Magalhães, com uma estrutura com toldos, cadeira e um mini palco, onde acontecerão apresentações com crianças do SCFV e show musical com artistas locais, além de bate papo com o escritor sobre os seus livros e sua carreira literária. Cacau Novaes também vai interagir com as crianças, com a presença do Sapo Romualdo, personagem do livro infantil. Logo a seguir, haverá uma sessão de autógrafos na parte interna da biblioteca. Mais detalhes da programação completa serão divulgados em breve.

O lançamento dos livros e toda a programação está sendo organizada pela diretoria da Biblioteca Pública Municipal, diretoria de Cultura e Secretaria de Educação de Iguaí.

Sobre os livros

O livro "O Sujeito Nulo no Português Popular da Bahia" é o resultado de uma pesquisa do autor realizada durante o período em que cursava mestrado na Universidade Federal da Bahia. Foi lançado em março deste ano na Livraria Leitura no Salvador Shopping, na capital baiana.


Já "Xande e o Sapo Romualdo" é o primeiro livro infantil de Cacau Novaes e foi lançando virtualmente, devido à pandemia do coronavírus, em julho do ano passado. Sendo assim, o escritor está aproveitando o momento para lançá-lo presencialmente pela primeira vez.

Sobre o autor

Cacau Novaes – nome artístico de José Carlos Assunção Novaes, poeta e escritor, natural de Iguaí, Bahia. Estudante de doutorado em Língua e Cultura. Mestre em Letras. Especialista em: Língua Portuguesa; Língua Portuguesa com Ênfase em Produção Textual; Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa. Licenciado em Letras Vernáculas. Membro correspondente da Academia de Letras de Goiás (ALG), da Academia de Artes Ciências e Letras de Vitória (ACLAV) e do Núcleo Académico de Letras e Artes de Portugal (NALAP). É Cônsul do Parlamento Internacional de Escritores de Cartagena (Colômbia), membro do Conselho Editorial da Revista Ecléctica (Colômbia). É criador e diretor do grupo Poesia & Cia., formado por jovens e adolescentes de Iguaí, Bahia, que, através do teatro, levou a poesia dramatizada pelo estado da Bahia (1998-2015). Contribuiu para a fundação e foi vice-presidente do ICBIE EUROPA (Instituto de Cultura Brasil Itália Europa), 2005-2007, em Salvador - Bahia. Foi membro do Conselho Municipal de Política Cultural de Salvador (2019-2019) e membro suplente do Conselho Estadual de Cultura do Estado da Bahia (2020-2022). Idealizador e curador do Nosso Sarau, evento que acontece na Biblioteca do Goethe-Institut Salvador. Coordenador territorial da Antologia Bardos Baianos - Território Médio Sudoeste da Bahia, Cogito Editora.


Livros publicados: Marádida, Selo Letras da Bahia - Bahia/2002 e Editora Buriti – Minas Gerais/2017; Os poetas estão vivos, Editora Mondrongo - Bahia/2015, As Sandálias, Editora Mondrongo - Bahia/2016; Você não sabe do que é capaz, Editora Penalux - São Paulo/2017; Xande e o Sapo Romualdo, Editora Penalux - São Paulo/2021; O sujeito nulo no português popular da Bahia, Paco Editorial - São Paulo, 2021.

Participação em antologias: Poetas Brasileiros de Hoje 1986, Shogum Arte - Rio de Janeiro/1986; Antologia V Festival de Inverno da Bahia, COREC - Bahia/1994; Antologia e Memória do VII FIB, COREC - Bahia/1996; Obras Poéticas: Concurso Regional de Poesia, JP Produções Poéticas - Bahia/1998; XIII Antologia de Poetas e Escritores do Brasil, Volume XXXIV, Grupo Brasília de Comunicação - Distrito Federal/1997; Antologia e Memória do IX e X FIB, COREC - Bahia/1999; Romaria e/ou passagem para um novo tempo, EDC/UNI-American - Bahia/2007; Vozes Portuguesas: 1ª Antologia do Núcleo Académico de Letras e Artes de Lisboa, Editora Literarte – Rio de Janeiro/2017; Cafezin dos Poetas, Editora Palavra É Arte - São Paulo/2019; Kama: poemas e contos eróticos, v.2, Cogito Editora - Bahia/2021; Coletânea Sintonia Cultural, Editora Machado - Rio de Janeiro/2021; Antologia Direito e Arte: Pelo Direito na Poesia v.2, Editora Tirant Brasil – São Paulo/2021; Antologia Direito e Arte: Pela Poesia no Direito v.3, Editora Tirant Brasil - São Paulo/2021; Antologia Poética Bardos Baianos Médio Sudoeste da Bahia, Cogito Editora - Bahia/2022; Antologia Iberoamerica Ciudadanos de la Pandemia, Colômbia/2022; Antologia Luna y Estrella para un Sahara Libre, M.I.E.L. - Argentina/2022. Concepções e perspectivas para a educação, v.1 (Amplamente, Rio Grande do Sul/2021), com o artigo A variação social e o parâmetro do sujeito nulo.

Revistas: Iararana: Revista de arte, crítica e literatura, n.6 - Bahia/2001; Bahia Beat, Edições Tupyhanarkus - Bahia/2018; La Joven Parca: Literatura y Revelación, Plaquete y Arte - Colômbia/2020; Eclética: Revista Literaria de Poetas y Escritores de San Jacinto, Bolívar-Colombia - Colômbia/2020; Voces Insurgentes: Revista Internacional de Arte y Cultura, n.3, Ano 1, M.I.E.L. - Argentina/2021; Santa Sherwood, n.7, Editorial Santa Sherwood – Chile/2022; Voces Insurgentes: Revista Internacional de Arte y Cultura, n.7, Ano 2, M.I.E.L. - Argentina/2021.

Dicionários: Dicionário de Autores Baianos, Secult - Bahia/2006; Dicionário Contemporâneos de Escritores do Nordeste, Òmnira, Salvador/2022.


Serviço:

O quê: LANÇAMENTO

  • O Sujeito Nulo no Português da Bahia
  • Xande e o Sapo Romualdo

Autor: José Carlos Assunção Novaes (Cacau Novaes)

Onde: Biblioteca Pública Municipal Professora Eulina Assunção Novaes - Praça Juracy Magalhães, Iguaí, Bahia

Quando: Sexta-feira, 22/07/2022 - 17h30

QuantoEvento gratuito

Valor dos livros (preços promocionais):

  • O Sujeito Nulo no Português da Bahia - R$ 45,00
  • Xande e o Sapo Romualdo - R$ - 40,00

Observação: pagamento a dinheiro, pix, transferência, crédito e débito


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cacau Novaes entrevista Nego Jhá: 'Vem pro cabaré'

Nêgo Jhá é uma banda do interior da Bahia, da cidade de Iguaí, situada no Centro Sul do estado, criada em janeiro de 2018, por Guilherme Santana e Gabriel Almeida, através de u ma simples brincadeira entre amigos, que resultou em um trabalho profissional.  A banda já contabiliza mais de 30 milhões de visualizações no YouTube com suas músicas, entre elas, destaca-se “Cabaré”, música de trabalho gravada por artistas famosos, que compartilharam vídeos, que viralizaram na internet, ouvindo e dançando o hit do momento em todo o Brasil. Até no BBB21 da Rede Globo já tocou a música dos garotos. Foto: Divulgação Confira abaixo a entrevista com os integrantes da Nego Jhá: Cacau Novaes - Como surgiu a ideia de criar Nego Jhá? Como tudo começou?  Nego Jhá -  Através de uma brincadeira entre mim, Guilherme, e meu amigo Gabriel, que toca teclado.  No início não tínhamos em mente de que isso se tornaria algo profissional, pensamos apenas em gravar por diversão e resenha. Cacau Novaes -  É uma dupl

Morro de São Paulo recebeu artistas e turistas em festival neste fim de semana

Durante o fim de semana, de quinta (15) a sábado (17), Morro de São Paulo realizou a 7ª edição do seu festival em um dos destinos mais procurados por turistas do Brasil e de outros países. Vina Calmon - Cheiro de Amor - Foto: Cacau Novaes O evento aconteceu na Segunda Praia, de forma gratuita, e contou com shows de diversos artistas. No primeiro dia do evento (15), passaram pelo palco Dayane Félix, Afrocidade e Cheiro de Amor. Já na sexta-feira (16), os shows foram de Batifun, Negra Cor e Jau. No último dia (17), somente Degê conseguiu se apresentar, devido às fortes chuvas que caíram na ilha, sendo cancelada a programação, que ainda tinha em sua grade os shows de Luiz Caldas e Filhos de Jorge. Jau - Foto: Divulgação Mesmo com esse imprevisto, o Festival de Morro de São Paulo foi um sucesso, com a presença de um grande público, que também curtiu os atrativos naturais da ilha. Adelmo Casé - Negra Cor - Foto: Divulgação Confiram mais vídeos no Instagram de Cacau Novaes : Ver es

New face da 40 Graus Models, Ana Clara Rios passa férias na Bahia

Ana Clara Rios, new face da 40 Graus Models, agência de Sérgio Mattos, está na Bahia para passar as férias com a família e amigos.  Ana Clara Rios - Foto: Divulgação Pensando em sua carreira, Ana Clara, que é de Iguaí, logo estará de volta ao Rio de Janeiro, para concluir o curso de atriz na escola de teatro Nu Espaço. Além de brilhar como modelo, com certeza também vai arrasar no palco e nas telas. Ana Clara Rios - Fotos: Divulgação / Montagem: cacaunovaes.com Sobre a 40 Graus Models Fundada em 2004, a 40 Graus Models é uma das principais agências do Brasil e conta com um elenco de mais de duzentos modelos, incluindo top models como Nayara Oliver, Anne de Paula, Mahany, Paula La Croix, Gabriel Sihnel, Jullio Reis, Brayan Lucas, entre outros. E o prestígio vai além do Brasil: no ano de 2005, a conceituada revista americana V Magazine indicou a 40 Graus Models como uma das principais agências de modelos do cenário internacional.  Sérgio Mattos e Ana Clara Rios na 40º Models - Foto:

Nosso Sarau inicia encontros de 2024 com Douglas de Almeida e convidados

O Nosso Sarau volta às atividades, iniciando os encontros deste ano com muita poesia, música, bate papo literário, entre outras atividades artísticas. A primeira edição de 2024, no dia 20 de março, às 18h, traz como convidado o poeta Douglas de Almeida. O escritor falará sobre a nova edição de seu livro “Não sei se sou”, que foi relançado recentemente no MAM – Museu de Arte Moderna da Bahia, e sua trajetória literária, sob mediação de Cacau Novaes. Haverá ainda uma sessão de autógrafos. Durante o evento, acontece um recital de poesia com a participação de Alvorecer Santos, Ametista Nunes, Cacau Novaes, Jeane Sánchez, Jovina Souza, Luís Aseokaynha, Marcos Peixe, Ramon Argolo e Rosana Paulo. As apresentações musicais serão com Di Carvalho e Evandro Correia, abrilhantando a noite com canções autorais. Realizado mensalmente no Goethe-Institut Salvador, o Nosso Sarau tem produção e curadoria de Cacau Novaes, com colaboração de Alvorecer Santos e Marcos Peixe. A entrada é gratuita. Sob

Aos 14 anos, baiana Cacá Magalhães canta em programa nos EUA e chama atenção de DeGeneres

Jovem, dona de uma voz potente e orgulhosa da sua baianidade. Poderíamos estar falando de Ivete Sangalo nos idos dos anos 1990 ou de outras mulheres a exemplo da Margareth Menezes e Daniela Mercury nos anos 1980, mas não. A baiana em questão é Cacá Magalhães, de 14 anos e moradora da cidade de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador.  Foto: Reprodução / Twitter Revelada para o mundo após participar do programa "Little Big Shots", da rede estadunidense de televisão NBC, no último domingo (24), cantando niguém menos que Nina Simone, ela conta que seu canto foi aflorado muito tempo antes, quando incentivada pelo seu avô começou a escutar canções de ritmos negros norte-americanos. "Quando eu era pequena meu avô sempre colocava Blues no carro e eu fui inspirada por isso. Eu escutava música e batucava em casa, minha irmã percebeu que eu tinha esse talento e meus pais logo me inscreveram em um conservatório de música", conta a adolescente. A trajetória no con