Dicionário de Escritorxs Contemporâneos do Nordeste será lançado nesta sexta-feira, 1º de julho

A UBESC – União Baiana de Escritores e Editora Òmnira lançam no Espaço Quadrilátero, da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Rua General Labatut, 27 – Barris), dia 1º de julho (sexta-feira) às 18 horas, o Dicionário de Escritorxs Contemporâneos do Nordeste, na sua primeira Edição, obra literária organizada pelo jornalista, escritor e editor Roberto Leal e que tem apresentação do pesquisador e crítico literário Krishnamurti Góes dos Anjos. Com uma abrangência tipicamente nordestina, traça um panorama inicial dos 9 (nove) Estados do Nordeste literário brasileiro.


Fazem parte da obra 135 verbetes, em um trabalho de pesquisa e elaboração de um conteúdo exclusivamente literário de cada autor, visando armazenar um perfil de cada participante enquanto escritor, com o objetivo de registrar o passo a passo das suas trajetórias nordestinas e o seu contributo ao universo da literatura brasileira. Escritores e escritoras como Heloisa Prazeres e Sérgio Mattos (Bahia); Beatriz Aquino e Cássio Cavalcante (Ceará); Valdivia Beauchamp, Odailta Alves e Célia Labanca (Pernambuco); Colly Holanda (Rio Grande do Norte); Inácio Marinheiro de Oliveira (Paraíba) e Josué Ramiro Ramalho (Alagoas). "O Dicionário de Escritorxs Contemporâneos do Nordeste, é um acervo documental, com perfis de autores e suas respectivas obras publicadas. É um verdadeiro banco de dados que ajudará aos pesquisadores a definir características individuais e a identificar tendências da Literatura regional", comentou sobre a importância da obra o jornalista e escritor Sérgio Mattos. Entre os homenageados, lembrados e imortalizados, estão Germano Machado, Ildásio Tavares, Jônatas Conceição e José Carlos Limeira (Bahia); Jorge de Lima (Alagoas); Astolfo Marques e Maria Firmina dos Reis (Maranhão) e Esperança Garcia (Piauí), que constituem parte desse acervo.

“Esse dicionário de escritores (as) contemporâneos (as), pensado e idealizado pelo editor Roberto Leal, é uma atualização da historiografia da Literatura brasileira. Por outro lado, deixa evidente que a renovação da Literatura nacional acontece também a partir do Nordeste”, pontuou a professora e escritora Jovina Souza. Ela que recebe seus convidados a bordo do prato poético mais temperado da Bahia, foi indicada e receberá das mãos do presidente da UBESC jornalista e escritor Carlos Souza Yeshua o título de “Personalidade de Importância Cultural/2022”, pelos relevantes serviços prestados a Cultura brasileira.


O evento tem o apoio da Fundação Pedro Calmon, órgão da Secult - Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Dentro da Programação teremos mais uma Edição presencial do Sarau do Agdá, a nata precursora da poesia negra baiana.
Dicionário de Escritorxs Contemporâneos do Nordeste, Editora Òmnira, Namibe - Angola/2022, 160 páginas – R$ 50. Mais informações: WhatsApp +55 71 98736 9778 ou lealomnira@yahoo.com.br

Comentários

Posts mais visitados

Ticomia recomeça dia 25 como a maior explosão de alegria do São João da Bahia

Cacau Novaes entrevista Nego Jhá: 'Vem pro cabaré'

Em abril, estreia Baianidade, o novo reality show da Bahia

Cacau Novaes participa de mais uma live na Colômbia

Cogito Editora publica o volume 2 do livro “Kama – Poemas e Contos Eróticos”