Livro sobre o português popular da Bahia será lançado 17 de março em Salvador

A Livraria Leitura e a Paco Editorial promovem no próximo dia 17 de março, às 19h, no Salvador Shopping, o lançamento do livro O sujeito nulo no português popular da Bahia, de autoria do Professor e Mestre em Letras José Carlos Assunção Novaes.


O sujeito nulo no português popular da Bahia trata de um estudo importante acerca do português falado popularmente no interior do estado da Bahia, considerando aparatos teóricos e determinadas frentes da linguística, como o conceito de variação linguística, traçando relação entre língua e sociedade.

O autor busca com esta obra, descrever e analisar o processo que ocorre ao haver a ocultação do sujeito pronominal em determinados contextos e, para tanto, considerou sua pesquisa de campo no município de Poções, região sudoeste da Bahia. Essa é uma obra que valoriza a história, a cultura e a língua brasileira, e como se relacionam.


O livro é uma adaptação da pesquisa realizada pelo autor, durante o curso de Mestrado em Letras na Universidade Federal da Bahia (UFBA), com orientação do Professor e Doutor Dante Lucchesi, que também assina na contracapa uma apresentação do trabalho.

Atualmente, José Carlos Assunção Novaes é estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação de Língua e Cultura da UFBA – PPGLinC, onde desenvolve uma pesquisa sobre o sujeito nulo no português afro-brasileiro na comunidade quilombola de Lagoinha, localizada no município de Nova Canaã, Bahia.


Sobre o autor


José Carlos Assunção Novaes (Cacau Novaes) é autor de Marádida (Selo Letras da Bahia, 2002; Editora Buriti, 2017); Os poetas estão vivos (Editora Mondrongo, 2015); As Sandálias (Editora Mondrongo, 2016); Você não sabe do que é capaz (Editora Penalux, 2017); Xande e o Sapo Romualdo (Editora Penalux, 2021); O Sujeito Nulo no Português Popular da Bahia (Paco Editorial, 2021). Participou do e-book Concepções e perspectivas para a educação, vol. 1 (Amplamente Cursos e Formação Continuada, 2021) com o artigo A variação social e o parâmetro do sujeito nulo. Publicou também em várias antologias de poesias e contos no Brasil, Portugal, Argentina e Colômbia. Estudante de doutorado em Língua e Cultura, Mestre em Letras, Especialista em Língua Portuguesa, Língua Portuguesa com Ênfase em Produção Textual e Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa, Licenciado em Letras Vernáculas. É membro correspondente da Academia de Letras de Goiás (ALG), da Academia de Artes Ciências e Letras de Vitória (ACLAV) e do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Portugal (NALAP). Recebeu diversas premiações, dentre elas: Troféu Castro Alves de Poesia Falada (Câmara de Vereadores de Salvador, 2005); Prêmio Romaria (EDC/Fundação Luiz Ademir/UNI-American, 2007); Prêmio Leonardo (Instituto de Cultura Brasil Itália Europa, Salvador, 2015); Troféu Cora Coralina, (Academia de Letras de Goiás, 2016); Prêmio Nordeste de Literatura (Literarte, 2016) Troféu Machado de Assis (2017), Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Lisboa, Medalha Nelson Mandela (Literarte / ALMAS, 2019). Sua biografia está no Dicionário de Autores Baianos publicado, em 2006, pela Secretaria de Cultura e Turismo do Estado da Bahia. É Cônsul do Parlamento Internacional de Escritores de Cartagena (Colômbia), membro do Conselho Editorial da Revista Ecléctica (Colômbia), idealizador e curador do Nosso Sarau, evento realizado na biblioteca do Goethe-Institut Salvador. Foi membro do Conselho Municipal de Política Cultural de Salvador (2017-2019) e é membro do Conselho Estadual de Cultura da Bahia. É coordenador da Antologia Bardos Baianos Território Médio Sudoeste da Bahia (Cogito Editora) a ser lançada ainda este mês.


Serviço

O quê: Lançamento do livro O sujeito nulo no português popular da Bahia

Autor: José Carlos Assunção Novaes

Onde: Livraria Leitura – Salvador Shopping – Piso L2

Quando: 17 de março – 19 horas

Comentários

Posts mais visitados

Cacau Novaes entrevista Nego Jhá: 'Vem pro cabaré'

Rosa Tirana é indicado em cinco categorias no FANTLATAM Cinefantasy

Em abril, estreia Baianidade, o novo reality show da Bahia

Nosso Sarau faz 5 horas de live com participação de poetas latino-americanos

Novo livro de contos de Nelson Maca tem lançamento no dia 10 de dezembro