Pular para o conteúdo principal

Top 14: relembre as melhores músicas do Beto Guedes

Dentre os membros do Clube da Esquina, Beto Guedes pode até não ter sido o que lançou mais álbuns, mas isso com certeza não diminui o tamanho do sucesso do cantor. 


Foto: Divulgação


O fato é que as canções lançadas por ele, lá na década de 70, nunca foram esquecidas. Famoso pela beleza dos arranjos, Beto também é dono de algumas das letras mais bonitas da MPB. 
Bora relembrar os sucessos do cantor? Você vai saber um pouco mais sobre:
e muito mais…


Quem é Beto Guedes?
Apesar de seu caso de amor com Belo Horizonte, Alberto de Castro Guedes nasceu em Montes Claros, no norte de Minas Gerais. Nascido em 13 de agosto de 1951, o cantor completa 69 anos em 2020. 
Na capital mineira, ainda criança, Beto conheceu Salomão, que anos mais tarde viria a se tornar o cantor e compositor Lô Borges.

Beto Guedes, Lô Borges, Márcio Borges e Milton Nascimento - Foto: Divulgação

Foi por causa da amizade com Lô que Beto Guedes foi parar no Clube da Esquina, um grupo de amigos que se reunia para cantar e tocar violão em uma esquina do bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte, e que se tornaria o principal reduto da MPB em Minas.
A carreira de Beto Guedes na música começou com o Clube da Esquina e só depois dos dois álbuns do grupo é que ele deu início à carreira solo. Apesar de ter parado de gravar canções inéditas há muitos anos, Beto segue fazendo shows (e muito sucesso!) pelo Brasil inteiro.
Beto Guedes escreveu e gravou sobre as coisas simples da vida, sobre a beleza do dia a dia. As músicas dele falam sobre detalhes que quase nunca reparamos, mas são cheios de encanto. Senta que lá vem poesia!
As 14 melhores músicas de Beto Guedes
O Sal da Terra
És o mais bonito dos planetas
Tão te maltratando por dinheiro
Tu, que és a nave nossa irmã
Uma homenagem à Terra e um apelo à sociedade. O Sal da Terra é da década de 80, mas continua atual. Prova disso é que a música virou tema do filme A Menina Ìndigo, de 2017. 

Sol de Primavera

Falando em trilha-sonora, a belíssima Sol de Primavera foi uma das primeiras canções de Beto Guedes a tocar em uma novela. Ela foi tema de Marina, em 1980. Alguém lembra?

Paisagem Na Janela

Quer música com mais gostinho de Minas Gerais do que Paisagem Na Janela?
A composição é de Lô Borges e de Fernando Brant para o álbum do Clube da Esquina, mas a interpretação de Beto Guedes também ficou famosa (e é linda!).

Amor de Índio

E remove as montanhas
Com todo o cuidado
Meu amor
Amor de Índio fala sobre um amor puro, sincero e simples — o amor que está em tudo. Não é à toa que a música virou trilha-sonora de vários casamentos por aí.
Tudo que move é sagrado

Espelhos d’Água

Se engana quem pensa que Beto Guedes ficou isolado no recanto mineiro da MPB, e aqui está uma prova.
Espelhos d’Água aparece em um dos últimos discos lançados pelo cantor e foi composta pelos fluminenses Dalto e Cláudio Rabello.

Quando Te Vi

Nas músicas de Beto Guedes, o que não falta é poesia e romantismo. Quando Te Vi desconstrói a ideia do amor à primeira vista ao dizer que o amor, na verdade, já está aqui. O que acontece é que, ao encontrar a pessoa certa, ele se revela. Lindo, né?

Lumiar

Levantar e fazer café
Só pra sair caçar e pescar
E passar o dia
Lumiar é mais uma música do Beto Guedes que fala do amor às coisas simples da vida. 
Acordar em lumiar
Existe um distrito em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, que se chama Lumiar e é famoso pelas cachoeiras e pelo contato com a natureza.
Não sabemos se Beto Guedes estava falando desse lugar, mas deve ser uma delícia acordar lá e ouvir essa música, né?

Canção do Novo Mundo

Em menos de um segundo
Oh! Minha estrela amiga
Porque você não fez a bala parar
Canção do Novo Mundo foi lançada em 1981 e é claramente uma homenagem a John Lennon, que foi assassinado em dezembro de 1980.
Assim como todo o Clube da Esquina, Beto Guedes também foi muito influenciado pela música dos Beatles.
Um simples canalha mata um rei

O Medo de Amar É o Medo de Ser Livre

Essa música aqui nem precisa de comentário, afinal, só o nome dela já é uma grande reflexão: O Medo de Amar É o Medo de Ser Livre. 

Gabriel

Essa música é uma homenagem do cantor para o filho Gabriel, que também é músico. Olha que lindo os dois juntos no palco: 

Contos da Lua Vaga

Afinal, o que Contos da Lua Vaga quer dizer? Antes de ser interpretada, tá aqui uma música cheia de mensagens de esperança que merece ser admirada.

Cantar

Cantar é uma canção que fala sobre a beleza e o poder da  música. E disso Beto Guedes entende!
Cantar quase sempre nos faz recordar
Sem querer
Um beijo, um sorriso, ou uma outra ventura qualquer

Maria Solidária

Maria Solidária foi tema de uma novela super famosa que foi gravada em Tiradentes, no interior de Minas Gerais. Quem não lembra da abertura de Coração de Estudante? A música de Beto Guedes tem tudo a ver com o enredo e com o cenário!

A Página do Relâmpago Elétrico

Finalmente, chegamos à música que foi o primeiro sucesso de Beto Guedes. A Página do Relâmpago Elétrico foi a canção que deu título ao primeiro álbum solo do cantor. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cacau Novaes entrevista Nego Jhá: 'Vem pro cabaré'

Nêgo Jhá é uma banda do interior da Bahia, da cidade de Iguaí, situada no Centro Sul do estado, criada em janeiro de 2018, por Guilherme Santana e Gabriel Almeida, através de u ma simples brincadeira entre amigos, que resultou em um trabalho profissional.  A banda já contabiliza mais de 30 milhões de visualizações no YouTube com suas músicas, entre elas, destaca-se “Cabaré”, música de trabalho gravada por artistas famosos, que compartilharam vídeos, que viralizaram na internet, ouvindo e dançando o hit do momento em todo o Brasil. Até no BBB21 da Rede Globo já tocou a música dos garotos. Foto: Divulgação Confira abaixo a entrevista com os integrantes da Nego Jhá: Cacau Novaes - Como surgiu a ideia de criar Nego Jhá? Como tudo começou?  Nego Jhá -  Através de uma brincadeira entre mim, Guilherme, e meu amigo Gabriel, que toca teclado.  No início não tínhamos em mente de que isso se tornaria algo profissional, pensamos apenas em gravar por diversão e resenha. Cacau Novaes -  É uma dupl

Cacau Novaes lança, neste sábado (6), seu novo livro: “Eu só queria ver o pôr do sol”

O poeta e escritor Cacau Novaes lança, neste sábado (6), às 16h, o seu novo livro de poemas, intitulado “Eu só queria ver o pôr do sol”, pela Editora Mondrongo. O evento acontece em Salvador, na Cervejaria ArtMalte, na Rua Feira de Santana, 354, Rio Vermelho. Neste seu novo livro, Cacau Novaes se debruça sobre a terra arrasada pelas guerras, as mazelas da humanidade, os problemas sociais das grandes cidades, como os esgotos a céu aberto, entro outros. Poesia que nasce no seio de onde vem o cheiro de miséria e a desigualdade. Outros cinco autores também lançam, além de Cacau Novaes, os seus livros, no mesmo dia e local, em uma grande celebração literária: André Lemos, Antônio Brasileiro, Clara Pamponet, Douglas de Almeida e Vinícius Cardona. Segundo Gustavo Felicíssimo, editor da Mondrongo, será um “esquenta” para a Bienal do Livro da Bahia, que acontece de 26 de abril a 1º de maio no Centro de Convenções da Bahia. Durante a bienal, no Espaço das Editoras baianas, haverá um segundo mo

Nosso Sarau inicia encontros de 2024 com Douglas de Almeida e convidados

O Nosso Sarau volta às atividades, iniciando os encontros deste ano com muita poesia, música, bate papo literário, entre outras atividades artísticas. A primeira edição de 2024, no dia 20 de março, às 18h, traz como convidado o poeta Douglas de Almeida. O escritor falará sobre a nova edição de seu livro “Não sei se sou”, que foi relançado recentemente no MAM – Museu de Arte Moderna da Bahia, e sua trajetória literária, sob mediação de Cacau Novaes. Haverá ainda uma sessão de autógrafos. Durante o evento, acontece um recital de poesia com a participação de Alvorecer Santos, Ametista Nunes, Cacau Novaes, Jeane Sánchez, Jovina Souza, Luís Aseokaynha, Marcos Peixe, Ramon Argolo e Rosana Paulo. As apresentações musicais serão com Di Carvalho e Evandro Correia, abrilhantando a noite com canções autorais. Realizado mensalmente no Goethe-Institut Salvador, o Nosso Sarau tem produção e curadoria de Cacau Novaes, com colaboração de Alvorecer Santos e Marcos Peixe. A entrada é gratuita. Sob

Os morcegos estão comendo os mamãos maduros, de Gramiro de Matos

Sim, morcegos de fato comem mamãos, ou mamões maduros, mas, não é sobre morcegos nem sobre mamões o segundo e que eu saiba, derradeiro romance de Gramiro de Matos, ou Ramiro de Matos, ou Ramirão Ão Ão, cujo subtítulo, é,”O besta y a doida”, é sobre... Bem, é sobre lombrigas e angústia, sobre o que fazer da vida, seja você um viadinho suburbano, uma filha de deputado, um bêbado amante da filha do deputado, um maconheiro, um pintor ensandecido, um atropelado, ou duas belas jovens pegando carona na Rio-Bahia. O livro é sobre o belo e o horroroso da vida, que você pode passar com dor ou com muita dor. A escolha é sua, ou talvez não, mas, porém, contudo e entretanto, “O besta y a doida”, que mistura português com espanhol, James Joyce ( seu Jaime, para os chegados) com Gregório de Matos, os tupis e os atlantes, não é um livro triste, pelo contrário, é um livro até esperançoso, Macunaíma dos anos 70,embora o autor prefira Oswald a Mário de Andrade, mas o que sabe um autor do livro que

Em abril, estreia Baianidade, o novo reality show da Bahia

Baianidade, o novo reality show da Bahia estreia em abril; Hariane e Cazé são os primeiros participantes da casa Diz o ditado que baiano não nasce, estreia. Com um certo dom original, grandes nomes da música e do entretenimento fazem sucesso na mídia, e inegavelmente, a Bahia é uma verdadeira fábrica de talentos. E, a Bahia sai na frente mais uma vez e traz uma grande novidade: com uma pitada de axé, em abril, estreia o Baianidade, o novo reality show da Bahia.  Pela primeira vez na história, um programa com 20 participantes, 10 mulheres e 10 homens confinados dentro de uma mansão na capital baiana (local ainda não foi divulgado) disputando o prêmio de R$10 mil reais para o grande vencedor (a). Sob o comando do apresentador Vitor Cirne, mais conhecido como o “Boninho da Bahia” garante que serão 16 dias de puro entretenimento e muitas surpresas.  “A cada dia será uma novidade diferente. A grande novidade é que o apresentador (eu que vos fala – risos) também estará no mesmo ambiente conf