Top 14: relembre as melhores músicas do Beto Guedes

Dentre os membros do Clube da Esquina, Beto Guedes pode até não ter sido o que lançou mais álbuns, mas isso com certeza não diminui o tamanho do sucesso do cantor. 


Foto: Divulgação


O fato é que as canções lançadas por ele, lá na década de 70, nunca foram esquecidas. Famoso pela beleza dos arranjos, Beto também é dono de algumas das letras mais bonitas da MPB. 
Bora relembrar os sucessos do cantor? Você vai saber um pouco mais sobre:
e muito mais…


Quem é Beto Guedes?
Apesar de seu caso de amor com Belo Horizonte, Alberto de Castro Guedes nasceu em Montes Claros, no norte de Minas Gerais. Nascido em 13 de agosto de 1951, o cantor completa 69 anos em 2020. 
Na capital mineira, ainda criança, Beto conheceu Salomão, que anos mais tarde viria a se tornar o cantor e compositor Lô Borges.

Beto Guedes, Lô Borges, Márcio Borges e Milton Nascimento - Foto: Divulgação

Foi por causa da amizade com Lô que Beto Guedes foi parar no Clube da Esquina, um grupo de amigos que se reunia para cantar e tocar violão em uma esquina do bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte, e que se tornaria o principal reduto da MPB em Minas.
A carreira de Beto Guedes na música começou com o Clube da Esquina e só depois dos dois álbuns do grupo é que ele deu início à carreira solo. Apesar de ter parado de gravar canções inéditas há muitos anos, Beto segue fazendo shows (e muito sucesso!) pelo Brasil inteiro.
Beto Guedes escreveu e gravou sobre as coisas simples da vida, sobre a beleza do dia a dia. As músicas dele falam sobre detalhes que quase nunca reparamos, mas são cheios de encanto. Senta que lá vem poesia!
As 14 melhores músicas de Beto Guedes
O Sal da Terra
És o mais bonito dos planetas
Tão te maltratando por dinheiro
Tu, que és a nave nossa irmã
Uma homenagem à Terra e um apelo à sociedade. O Sal da Terra é da década de 80, mas continua atual. Prova disso é que a música virou tema do filme A Menina Ìndigo, de 2017. 

Sol de Primavera

Falando em trilha-sonora, a belíssima Sol de Primavera foi uma das primeiras canções de Beto Guedes a tocar em uma novela. Ela foi tema de Marina, em 1980. Alguém lembra?

Paisagem Na Janela

Quer música com mais gostinho de Minas Gerais do que Paisagem Na Janela?
A composição é de Lô Borges e de Fernando Brant para o álbum do Clube da Esquina, mas a interpretação de Beto Guedes também ficou famosa (e é linda!).

Amor de Índio

E remove as montanhas
Com todo o cuidado
Meu amor
Amor de Índio fala sobre um amor puro, sincero e simples — o amor que está em tudo. Não é à toa que a música virou trilha-sonora de vários casamentos por aí.
Tudo que move é sagrado

Espelhos d’Água

Se engana quem pensa que Beto Guedes ficou isolado no recanto mineiro da MPB, e aqui está uma prova.
Espelhos d’Água aparece em um dos últimos discos lançados pelo cantor e foi composta pelos fluminenses Dalto e Cláudio Rabello.

Quando Te Vi

Nas músicas de Beto Guedes, o que não falta é poesia e romantismo. Quando Te Vi desconstrói a ideia do amor à primeira vista ao dizer que o amor, na verdade, já está aqui. O que acontece é que, ao encontrar a pessoa certa, ele se revela. Lindo, né?

Lumiar

Levantar e fazer café
Só pra sair caçar e pescar
E passar o dia
Lumiar é mais uma música do Beto Guedes que fala do amor às coisas simples da vida. 
Acordar em lumiar
Existe um distrito em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, que se chama Lumiar e é famoso pelas cachoeiras e pelo contato com a natureza.
Não sabemos se Beto Guedes estava falando desse lugar, mas deve ser uma delícia acordar lá e ouvir essa música, né?

Canção do Novo Mundo

Em menos de um segundo
Oh! Minha estrela amiga
Porque você não fez a bala parar
Canção do Novo Mundo foi lançada em 1981 e é claramente uma homenagem a John Lennon, que foi assassinado em dezembro de 1980.
Assim como todo o Clube da Esquina, Beto Guedes também foi muito influenciado pela música dos Beatles.
Um simples canalha mata um rei

O Medo de Amar É o Medo de Ser Livre

Essa música aqui nem precisa de comentário, afinal, só o nome dela já é uma grande reflexão: O Medo de Amar É o Medo de Ser Livre. 

Gabriel

Essa música é uma homenagem do cantor para o filho Gabriel, que também é músico. Olha que lindo os dois juntos no palco: 

Contos da Lua Vaga

Afinal, o que Contos da Lua Vaga quer dizer? Antes de ser interpretada, tá aqui uma música cheia de mensagens de esperança que merece ser admirada.

Cantar

Cantar é uma canção que fala sobre a beleza e o poder da  música. E disso Beto Guedes entende!
Cantar quase sempre nos faz recordar
Sem querer
Um beijo, um sorriso, ou uma outra ventura qualquer

Maria Solidária

Maria Solidária foi tema de uma novela super famosa que foi gravada em Tiradentes, no interior de Minas Gerais. Quem não lembra da abertura de Coração de Estudante? A música de Beto Guedes tem tudo a ver com o enredo e com o cenário!

A Página do Relâmpago Elétrico

Finalmente, chegamos à música que foi o primeiro sucesso de Beto Guedes. A Página do Relâmpago Elétrico foi a canção que deu título ao primeiro álbum solo do cantor. 




Comentários

Posts mais visitados

Cacau Novaes entrevista Nego Jhá: 'Vem pro cabaré'

O perigo das Fake News para a sociedade e o impacto às pessoas e instituições

Os morcegos estão comendo os mamãos maduros, de Gramiro de Matos

Sérgio Mattos: Bernardo Rabello, nova aposta da moda nacional

Manifesto dos Escritores, Artistas, Cientistas, Jornalistas, Professores e Pensadores Baianos pela Democracia