O Renascimento Digital pós pandemia

De acordo com artigo de Daniel Araya, publicado no último dia 19, na Revista Forbes, em que cita William Strauss e Neil Howe, a história se move através de estações, que acontece em ciclos de nascimento, crescimento, declínio e renovação, oscilando entre as estações do despertar e do desenrolar, sendo que ocorrem períodos de crise que acabam por levar a novas ordens sociais. 


Foto: Getty Images

O momento atual vive essa crise com a pandemia da Covid-19, que seria uma faísca, um evento que ameaça o colapso social, o que provoca um mudança no humor geral, que levará a sociedade para uma ordem social máxima. A partir do momento em que esse medo se transforma em unidade, abre-se caminho para novas instituições de emergência, surgindo uma nova geração para o estabelecimento de uma nova ordem cívica.

Há um monitoramento, desde o final da Segunda Guerra Mundial, de uma ordem global em expansão, que foi construída através dos combustíveis fósseis. A seguir, com o colapso dos combustíveis fósseis, surge uma economia verde. Agora, as energias renováveis e a inteligência artificial (IA) estão impulsionando uma Terceira Revolução Industrial.

Todo esse novo cenário levará a uma modernização que tem como foco uma internet de energia renovável (tecnologias limpas e redes inteligentes), uma infraestrutura de mobilidade e logística digitalizada (veículos elétricos autônomos, AI e IoT) e inteligência humana aumentada.

Estudos também sugerem que essa crescente sociedade baseada em dados representa o fim do capitalismo que, provavelmente, seja inteiramente engolido por um oceano de algoritmos. Desse modo, assim como a ascensão do capitalismo mercantil no século 14 impulsionou o Renascimento Italiano, a riqueza social e financeira gerada por uma economia baseada em dados está agora pronta para animar uma nova ordem social.


Clique aqui e confira o artigo completo na Forbes

Comentários

Posts mais visitados

Ticomia recomeça dia 25 como a maior explosão de alegria do São João da Bahia

Cacau Novaes entrevista Nego Jhá: 'Vem pro cabaré'

New face da 40 Graus Models, Ana Clara Rios passa férias na Bahia

Conheça “Raíz do Sertão”, novo álbum do rapper baiano TR MC

‘A rosa de Hiroxima’, de Vinicius de Moraes, em extraordinária interpretação de Ney Matogrosso