Pular para o conteúdo principal

Avisa lá: Hoje é aniversário do Olodum

“Avisa lá, que eu vou chegar mais tarde. Oh yeah!Vou me juntar ao Olodum. Que é da AlegriaÉ denominado de vulcão. O estampido ecoouOs quatros cantos do mundo. Em menos de um minuto. Em segundos”

Sim, hoje é aniversário do Olodum. São 41 anos de muita luta, trabalho, resistência e criatividade em defesa da igualdade e da cultura na Bahia. Minhas homenagens este ano, vão para o coração do Olodum, que se algum dia parar de bater, o Olodum desaparece, pois é neste espaço onde o vigor e o talento se juntam para compartilhar consciência, alegria e cidadania. 


Foto: Divulgação

Falo da Banda Reggae Olodum, também conhecida como o Exército do Samba Reggae. Por lá, nesses 41 anos de existência, passaram centenas de percussionistas, dezenas de cantores, bailarinos e Mestres.  

É a Banda Olodum que arrasta multidões pelo mundo afora.  É a Banda Olodum com sua batida inconfundível que amplifica nossas dores, nossos amores, nossas vozes, nas vozes dos cantores. Por isto afirmamos com tanta certeza “É lindo de se ver, é lindo venha apreciar, É lindo de ser ver a Banda Reggae do Olodum tocar.” 

São esses homens e mulheres, jovens e adultos que ao longo desses 41 anos tem sustentado a força e a imagem do Olodum. São mais do que trabalhadores/as da cultura, são seres humanos que também possuem família, pagam suas contas e precisam preservar sua saúde. São na verdade os artistas da cultura popular que compartilham com generosidade seu talento e criatividade. 

Parabenizo também, João Jorge e Marcelo Gentil pela condução diligente e atenta dos rumos do Olodum. A Daouda Dione e Zeni Ramos, como símbolos do seu Conselho Consultivo, A Rita Castro e Eunice Rodrigues pelo trabalho e compromisso com o dia a dia do Olodum. A Rafael Manga e Linda Rodrigues pela representação do nosso futuro. 

Nossos Mestres Memeu, Gilmário Marques e Andréa Silva, meu muito obrigado pela dedicação de vocês. Aos nossos cantores Lazinho, Mateus Vidal, Lucas Di Fiori e Narcisinho,  valeu por serem nossos porta vozes. 

E ao grande Mestre Neguinho do Samba, o agradecimento eterno por ter nos presenteado com o Samba Reggae. 

Por fim, quero dar um parabéns todo especial aqueles que fazem o Olodum acontecer: o seu grande público. Público da Bahia e do Brasil. Da Europa e das Américas. Da Ásia e da África. 

Toca a zabumba que a terra é nossa! Viva o Olodum!



Por Zulu Araújo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Morro de São Paulo recebeu artistas e turistas em festival neste fim de semana

Durante o fim de semana, de quinta (15) a sábado (17), Morro de São Paulo realizou a 7ª edição do seu festival em um dos destinos mais procurados por turistas do Brasil e de outros países. Vina Calmon - Cheiro de Amor - Foto: Cacau Novaes O evento aconteceu na Segunda Praia, de forma gratuita, e contou com shows de diversos artistas. No primeiro dia do evento (15), passaram pelo palco Dayane Félix, Afrocidade e Cheiro de Amor. Já na sexta-feira (16), os shows foram de Batifun, Negra Cor e Jau. No último dia (17), somente Degê conseguiu se apresentar, devido às fortes chuvas que caíram na ilha, sendo cancelada a programação, que ainda tinha em sua grade os shows de Luiz Caldas e Filhos de Jorge. Jau - Foto: Divulgação Mesmo com esse imprevisto, o Festival de Morro de São Paulo foi um sucesso, com a presença de um grande público, que também curtiu os atrativos naturais da ilha. Adelmo Casé - Negra Cor - Foto: Divulgação Confiram mais vídeos no Instagram de Cacau Novaes : Ver es

Cacau Novaes entrevista Nego Jhá: 'Vem pro cabaré'

Nêgo Jhá é uma banda do interior da Bahia, da cidade de Iguaí, situada no Centro Sul do estado, criada em janeiro de 2018, por Guilherme Santana e Gabriel Almeida, através de u ma simples brincadeira entre amigos, que resultou em um trabalho profissional.  A banda já contabiliza mais de 30 milhões de visualizações no YouTube com suas músicas, entre elas, destaca-se “Cabaré”, música de trabalho gravada por artistas famosos, que compartilharam vídeos, que viralizaram na internet, ouvindo e dançando o hit do momento em todo o Brasil. Até no BBB21 da Rede Globo já tocou a música dos garotos. Foto: Divulgação Confira abaixo a entrevista com os integrantes da Nego Jhá: Cacau Novaes - Como surgiu a ideia de criar Nego Jhá? Como tudo começou?  Nego Jhá -  Através de uma brincadeira entre mim, Guilherme, e meu amigo Gabriel, que toca teclado.  No início não tínhamos em mente de que isso se tornaria algo profissional, pensamos apenas em gravar por diversão e resenha. Cacau Novaes -  É uma dupl

Festival de Morro de São Paulo suspende programação deste sábado (17)

Devido às fortes chuvas que atingem Morro de São Paulo na noite deste sábado (17), o Festival de Morro de São Paulo anunciou a suspensão da programação do dia, visando garantir a segurança do público. Com isso, as apresentações de Luiz Caldas e Filhos de Jorge foram canceladas. Os dias anteriores foram marcados pelo público lotando a Segunda Praia para os shows de Dayane Felix, Afrocidade, Cheiro de Amor, Batifum, Negra Cor e Jau. Hoje, o cantor Degê, fez o show de abertura da noite, antes da suspensão.

Aos 14 anos, baiana Cacá Magalhães canta em programa nos EUA e chama atenção de DeGeneres

Jovem, dona de uma voz potente e orgulhosa da sua baianidade. Poderíamos estar falando de Ivete Sangalo nos idos dos anos 1990 ou de outras mulheres a exemplo da Margareth Menezes e Daniela Mercury nos anos 1980, mas não. A baiana em questão é Cacá Magalhães, de 14 anos e moradora da cidade de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador.  Foto: Reprodução / Twitter Revelada para o mundo após participar do programa "Little Big Shots", da rede estadunidense de televisão NBC, no último domingo (24), cantando niguém menos que Nina Simone, ela conta que seu canto foi aflorado muito tempo antes, quando incentivada pelo seu avô começou a escutar canções de ritmos negros norte-americanos. "Quando eu era pequena meu avô sempre colocava Blues no carro e eu fui inspirada por isso. Eu escutava música e batucava em casa, minha irmã percebeu que eu tinha esse talento e meus pais logo me inscreveram em um conservatório de música", conta a adolescente. A trajetória no con

New face da 40 Graus Models, Ana Clara Rios passa férias na Bahia

Ana Clara Rios, new face da 40 Graus Models, agência de Sérgio Mattos, está na Bahia para passar as férias com a família e amigos.  Ana Clara Rios - Foto: Divulgação Pensando em sua carreira, Ana Clara, que é de Iguaí, logo estará de volta ao Rio de Janeiro, para concluir o curso de atriz na escola de teatro Nu Espaço. Além de brilhar como modelo, com certeza também vai arrasar no palco e nas telas. Ana Clara Rios - Fotos: Divulgação / Montagem: cacaunovaes.com Sobre a 40 Graus Models Fundada em 2004, a 40 Graus Models é uma das principais agências do Brasil e conta com um elenco de mais de duzentos modelos, incluindo top models como Nayara Oliver, Anne de Paula, Mahany, Paula La Croix, Gabriel Sihnel, Jullio Reis, Brayan Lucas, entre outros. E o prestígio vai além do Brasil: no ano de 2005, a conceituada revista americana V Magazine indicou a 40 Graus Models como uma das principais agências de modelos do cenário internacional.  Sérgio Mattos e Ana Clara Rios na 40º Models - Foto: