Pular para o conteúdo principal

Avisa lá: Hoje é aniversário do Olodum

“Avisa lá, que eu vou chegar mais tarde. Oh yeah!Vou me juntar ao Olodum. Que é da AlegriaÉ denominado de vulcão. O estampido ecoouOs quatros cantos do mundo. Em menos de um minuto. Em segundos”

Sim, hoje é aniversário do Olodum. São 41 anos de muita luta, trabalho, resistência e criatividade em defesa da igualdade e da cultura na Bahia. Minhas homenagens este ano, vão para o coração do Olodum, que se algum dia parar de bater, o Olodum desaparece, pois é neste espaço onde o vigor e o talento se juntam para compartilhar consciência, alegria e cidadania. 


Foto: Divulgação

Falo da Banda Reggae Olodum, também conhecida como o Exército do Samba Reggae. Por lá, nesses 41 anos de existência, passaram centenas de percussionistas, dezenas de cantores, bailarinos e Mestres.  

É a Banda Olodum que arrasta multidões pelo mundo afora.  É a Banda Olodum com sua batida inconfundível que amplifica nossas dores, nossos amores, nossas vozes, nas vozes dos cantores. Por isto afirmamos com tanta certeza “É lindo de se ver, é lindo venha apreciar, É lindo de ser ver a Banda Reggae do Olodum tocar.” 

São esses homens e mulheres, jovens e adultos que ao longo desses 41 anos tem sustentado a força e a imagem do Olodum. São mais do que trabalhadores/as da cultura, são seres humanos que também possuem família, pagam suas contas e precisam preservar sua saúde. São na verdade os artistas da cultura popular que compartilham com generosidade seu talento e criatividade. 

Parabenizo também, João Jorge e Marcelo Gentil pela condução diligente e atenta dos rumos do Olodum. A Daouda Dione e Zeni Ramos, como símbolos do seu Conselho Consultivo, A Rita Castro e Eunice Rodrigues pelo trabalho e compromisso com o dia a dia do Olodum. A Rafael Manga e Linda Rodrigues pela representação do nosso futuro. 

Nossos Mestres Memeu, Gilmário Marques e Andréa Silva, meu muito obrigado pela dedicação de vocês. Aos nossos cantores Lazinho, Mateus Vidal, Lucas Di Fiori e Narcisinho,  valeu por serem nossos porta vozes. 

E ao grande Mestre Neguinho do Samba, o agradecimento eterno por ter nos presenteado com o Samba Reggae. 

Por fim, quero dar um parabéns todo especial aqueles que fazem o Olodum acontecer: o seu grande público. Público da Bahia e do Brasil. Da Europa e das Américas. Da Ásia e da África. 

Toca a zabumba que a terra é nossa! Viva o Olodum!



Por Zulu Araújo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cacau Novaes participa da Fliconquista e outras festas literárias na Bahia

Escritor iguaiense lança livros e participa de mesas literárias durante o mês de setembro O Professor Doutor José Carlos Assunção Novaes, ou Cacau Novaes, como é mais conhecido, marca presença em diversas festas literárias na Bahia neste mês. No próximo sábado (13), o escritor é um dos convidados para participar em uma mesa literária que terá como tema “A literatura conectando educação, história e outras artes”, na Feira Literária Inclusiva de Lauro de Freitas - Flilauro. Durante o evento, ele também apresenta o seu livro “Português afro-brasileiro: o preenchimento do sujeito pronominal na comunidade quilombola de Lagoinha”. Este livro de José Carlos Assunção Novaes, decorrente de sua tese de doutoramento, apresenta um importante panorama sobre a questão do português afro-brasileiro, a partir do estudo da comunidade quilombola da Lagoinha, localizada no município de Nova Canaã, no sudoeste da Bahia. A partir de sua leitura, qualquer pessoa interessada poderá obter informações relevan...

Lucas de Matos participa de bate papo e sessão de autógrafos no Nosso Sarau

A edição de maio do Nosso Sarau traz o escritor Lucas de Matos, que participa de um bate papo e de uma sessão de autógrafos de seus livros “Antes que o mar silencie” e “Preto Ozado”. O evento acontece no KreativLab do Goethe-Institut Salvador no dia 28 de maio (quarta-feira), das 18h às 21h30, e a entrada é gratuita. O Nosso Sarau também é transmitido ao vivo pelo Instagram @nossosarau.ssa . A noite ainda tem recital de poesia, com Alvorecer Santos, Ametista Nunes, Cacau Novaes, Décio Torres, Emerson Bulcão, Glória Terra, João Fernando Gouveia, Larah Oliveira, Manuela Barreto e Pareta Calderash, além de um pocket show com Pedro Manuel e Ritta Cidhreira. Sobre o autor Comunicador e escritor de Salvador, Bahia, Lucas de Matos atua na área da poesia escrita e falada desde 2015. É autor de “Preto Ozado” (2022) e “Antes que o Mar Silencie” (2024), livros de poesias lançados pelo Selo Principis da Editora Ciranda Cultural, e tem circulado pelo Brasil em lançamentos e atividades de ar...

Cacau Novaes é um dos convidados do Festival Literário do Médio Sudoeste da Bahia

O escritor José Carlos Assunção Novaes (Cacau Novaes) é um dos convidados do I Festival Literário do Médio Sudoeste da Bahia que acontece de hoje (22) até o domingo (25) no município de Itarantim. Cacau Novaes participa do evento em roda de conversa sobre a literatura no Médio Sudoeste da Bahia, em lançamento de livros e como mediador de uma roda de conversa. O escritor lança os seus livros “Eu só queria ver o pôr do sol”, Fonte de Beber Água” e “Marádida”. Confira programação abaixo. Além de Itarantim, mais 12 municípios do Território estão envolvidos nesse grande encontro da arte e cultura. Na programação estão lançamentos de livros de diversos autores baianos, presença de editoras da capital e interior, shows musicais, oficinas culturais, teatro e literatura infantis, brinquedoteca, exibição comentada de filmes produzidos por diretores baianos, além de rodas de conversa com diversos autores e autoras e, ainda, feiras de agricultura familiar e artesanato. Saraus, concursos de poesi...

Cacau Novaes entrevista Nego Jhá: 'Vem pro cabaré'

Nêgo Jhá é uma banda do interior da Bahia, da cidade de Iguaí, situada no Centro Sul do estado, criada em janeiro de 2018, por Guilherme Santana e Gabriel Almeida, através de u ma simples brincadeira entre amigos, que resultou em um trabalho profissional.  A banda já contabiliza mais de 30 milhões de visualizações no YouTube com suas músicas, entre elas, destaca-se “Cabaré”, música de trabalho gravada por artistas famosos, que compartilharam vídeos, que viralizaram na internet, ouvindo e dançando o hit do momento em todo o Brasil. Até no BBB21 da Rede Globo já tocou a música dos garotos. Foto: Divulgação Confira abaixo a entrevista com os integrantes da Nego Jhá: Cacau Novaes - Como surgiu a ideia de criar Nego Jhá? Como tudo começou?  Nego Jhá -  Através de uma brincadeira entre mim, Guilherme, e meu amigo Gabriel, que toca teclado.  No início não tínhamos em mente de que isso se tornaria algo profissional, pensamos apenas em gravar por diversão e resenha. Ca...

Chiquinho, ex programa da Eliana realiza a 3° edição do Vilas Kids Folia, neste domingo (05)

Todos que nasceram no final da década de 1980 não se esquecem do famoso personagem Chiquinho, que levava muita alegria para os telespectadores infantis que acompanhavam o programa Eliana e Alegria, e até hoje, é querido pelas crianças. Foto: Divulgação Apesar de sua participação com a Eliana ter chegado ao fim em 2004, quando a apresentadora deixou a atração infantil e foi trabalha aos domingos na Record TV, Edílson Oliveira segue levando o bom humor de Chiquinho para ajudar em boas causas. Hoje morando na Bahia,  aos 58 anos de idade e com seus cabelos grisalhos, o espírito infantil e brincalhão nunca deixaram de fazer parte da sua essência. O ator e comediante faz um trabalho social visitando hospitais e escolas com o figurino, e ajuda as crianças a superarem os momentos de dificuldade que estão enfrentando com um pouco mais de leveza e alegria por onde passa. E neste domingo 05, às 15 horas, acontece a 3° edição  do Vilas Kids Folia, o bloquinho puxado pelo Chiquinho no bai...