Pular para o conteúdo principal

Escritores baianos participam de encontro literário na Colômbia

A décima nona edição do Parlamento Internacional de Escritores de Cartagena das Índias, Colômbia, acontece entre os dias 22 e 25 de setembro de 2021, e faz homenagem, em memória, a Margarita Galindo Steffens, Manuel "Mané" Mierth López, José Ramón Mercado e Enrique Jatibe Tome. Poetas baianos no evento: Valdeck Almeida de Jesus, Cacau Novaes, Rita Pinheiro, Rosana Paulo, Marcos Peixe, Ubaldina Romero, Ualy Castro Matos, Cristina Leilane Azevedo Fernandes, João Batista Bonfim Dantas, Lucas de Matos Santos, Paula Amalia Anias Rodrigues e Açucena de Lírio.


Por conta da pandemia de Covid, o evento será todo online. A abertura será dia 22 de setembro, às 9hs de Bogotá, com execução do Hino Nacional Colombiano, falas protocolares e do presidente do parlamento, Joce Daniels.

Será feita leitura da Resolução nº 003/2021, por meio da qual se exalta e Reconhece a Escritores, Pesquisadores e Artistas mencionados a seguir e cujos trabalhos engrandecem e forjam uma nova visão nas disciplinas relacionas aos seus ofícios:

1. Antonio Prada Fortul, Pesquisador Cartagenero
2. Celeste Alba Iris, Embaixadora no México.
3. Delfín Segundo Sierra Tejada, Mestre de Ceremônia do 
Parlamento desde o início.
4. Dina Luz Pardo Olaya, Presidenta do Parlamentos IX e X - 2011 e 2012
5. Gustavo Tatis Guerra, Presidente XIII Parlamento - 2014
6. Ivonne Sánchez Barea, Embaixadora na España
7. Jorge Vladimir Alacevich, poeta e narrador, embaixador do 
Parlamento na Argentina
8. José Orlando Blanco Toscano, Coordenador em Aguachica
XIX Parlamento Internacional de Escritores de Cartagena 
9. Julio César Oñate Martínez, Compositor
10.Nancy Ramírez Arancibia, Embaixadora no Chile
11.Roberto Montes Mathieu, Narrador, Presidente do Parlamento XI - 2013
12.Serafín Velásquez Acosta, Montería.
13.Valdeck Almeida de Jesús, poeta, Embaixador do Parlamento no Brasil

Os brasileiros na programação:
  • 23.09.2021, quinta-feira, às 08h20 - Valdeck Almeida de Jesus - Recital "Desahogo de un poeta brasileño"
  • 23.09.2021, quinta-feira, às 08h50 - Ubaldina Díaz Romero - Úrsula - Recital “Mutantes Terrestres”
  • 23.09.2021, quinta-feira, às 16h25 - Ualy Castro Matos (Poeta Ali Agora) - Recital “Cafezin Dos Poetas”
  • 23.09.2021, quinta-feira, às 17h25 - Cristina Leilane Azevedo Fernandes - Recital "Concerto para amanhecer em canto de Pássaro"
  • 23.09.2021, quinta-feira, às 17h35 - João Batista Bonfim Dantas - Recital Poético
  • 23.09.2021, quinta-feira, às 18h05 - Marco Antonio Santos Souza (Marcos Peixe) - Recital "Poesía Sin Libro"
  • 24.09.2021, sexta-feira, 08h50 - Lucas de Matos Santos - Recital “Cuatro Poemas Disidentes”
  • 24.09.2021, sexta-feira, 10h40 - José Carlos Assunção Novaes (Cacau Novaes) - Leitura "Poemas para um cafezin"
  • 24.09.2021, sexta-feira, 11h40 - Rita de Cassia Costa Bacelar Pinheiro (Rita Pinheiro) - Apresentação do livro "Os Poemas que eu não gostaria de escrever, e nem você de ler"
  • 24.09.2021, sexta-feira, 12h20 - Paula Amalia Anias Rodrigues - Apresentação do livro "História sua e minha, beiju de Coco da Nenzinha"
  • 24.09.2021, sexta-feira, 19h40 - Eliane Brito Lima e Silva (Açucena de Lírio) - Recital “Versos de Açucena”
  • 24.09.2021, sexta-feira, 19h50 - Rosana Paulo - Recital "Ensaio sobre a maldade"
  • 25.09.2021, sábado, 09h40 - Marcos Peixe - Apresentação "Poesía sin libro"
Imediatamente após cada rodada de apresentações por vídeo gravados, os/as artistas podem ser convidados a falarem ao vivo em uma roda de conversa.

O XIX Parlamento Internacional de Escritores de Cartagena das Índias, Colômbia e o VII Parlamento Jovem são organizados pela Associação de Escritores da Costa. Tem sido declarado o evento acadêmico e literário de maior qualidade, maior atração entre os intelectuais do país e que realiza a maior projeção de Cartagena para o mundo.


Comentários

  1. Maravilha.
    Parabéns 🎉💐💐💐 a todos nós por esta participação internacional.

    ResponderExcluir
  2. Eternas saudações aos organizdores e participantes deste evento e da construção de um outro mundo cheio de paz! Besos!

    ResponderExcluir
  3. Adelante, poetas! Assim se constrói a história!Besos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cacau Novaes entrevista Nego Jhá: 'Vem pro cabaré'

Nêgo Jhá é uma banda do interior da Bahia, da cidade de Iguaí, situada no Centro Sul do estado, criada em janeiro de 2018, por Guilherme Santana e Gabriel Almeida, através de u ma simples brincadeira entre amigos, que resultou em um trabalho profissional.  A banda já contabiliza mais de 30 milhões de visualizações no YouTube com suas músicas, entre elas, destaca-se “Cabaré”, música de trabalho gravada por artistas famosos, que compartilharam vídeos, que viralizaram na internet, ouvindo e dançando o hit do momento em todo o Brasil. Até no BBB21 da Rede Globo já tocou a música dos garotos. Foto: Divulgação Confira abaixo a entrevista com os integrantes da Nego Jhá: Cacau Novaes - Como surgiu a ideia de criar Nego Jhá? Como tudo começou?  Nego Jhá -  Através de uma brincadeira entre mim, Guilherme, e meu amigo Gabriel, que toca teclado.  No início não tínhamos em mente de que isso se tornaria algo profissional, pensamos apenas em gravar por diversão e resenha. Cacau Novaes -  É uma dupl

Cacau Novaes lança, neste sábado (6), seu novo livro: “Eu só queria ver o pôr do sol”

O poeta e escritor Cacau Novaes lança, neste sábado (6), às 16h, o seu novo livro de poemas, intitulado “Eu só queria ver o pôr do sol”, pela Editora Mondrongo. O evento acontece em Salvador, na Cervejaria ArtMalte, na Rua Feira de Santana, 354, Rio Vermelho. Neste seu novo livro, Cacau Novaes se debruça sobre a terra arrasada pelas guerras, as mazelas da humanidade, os problemas sociais das grandes cidades, como os esgotos a céu aberto, entro outros. Poesia que nasce no seio de onde vem o cheiro de miséria e a desigualdade. Outros cinco autores também lançam, além de Cacau Novaes, os seus livros, no mesmo dia e local, em uma grande celebração literária: André Lemos, Antônio Brasileiro, Clara Pamponet, Douglas de Almeida e Vinícius Cardona. Segundo Gustavo Felicíssimo, editor da Mondrongo, será um “esquenta” para a Bienal do Livro da Bahia, que acontece de 26 de abril a 1º de maio no Centro de Convenções da Bahia. Durante a bienal, no Espaço das Editoras baianas, haverá um segundo mo

Nosso Sarau inicia encontros de 2024 com Douglas de Almeida e convidados

O Nosso Sarau volta às atividades, iniciando os encontros deste ano com muita poesia, música, bate papo literário, entre outras atividades artísticas. A primeira edição de 2024, no dia 20 de março, às 18h, traz como convidado o poeta Douglas de Almeida. O escritor falará sobre a nova edição de seu livro “Não sei se sou”, que foi relançado recentemente no MAM – Museu de Arte Moderna da Bahia, e sua trajetória literária, sob mediação de Cacau Novaes. Haverá ainda uma sessão de autógrafos. Durante o evento, acontece um recital de poesia com a participação de Alvorecer Santos, Ametista Nunes, Cacau Novaes, Jeane Sánchez, Jovina Souza, Luís Aseokaynha, Marcos Peixe, Ramon Argolo e Rosana Paulo. As apresentações musicais serão com Di Carvalho e Evandro Correia, abrilhantando a noite com canções autorais. Realizado mensalmente no Goethe-Institut Salvador, o Nosso Sarau tem produção e curadoria de Cacau Novaes, com colaboração de Alvorecer Santos e Marcos Peixe. A entrada é gratuita. Sob

Morro de São Paulo recebeu artistas e turistas em festival neste fim de semana

Durante o fim de semana, de quinta (15) a sábado (17), Morro de São Paulo realizou a 7ª edição do seu festival em um dos destinos mais procurados por turistas do Brasil e de outros países. Vina Calmon - Cheiro de Amor - Foto: Cacau Novaes O evento aconteceu na Segunda Praia, de forma gratuita, e contou com shows de diversos artistas. No primeiro dia do evento (15), passaram pelo palco Dayane Félix, Afrocidade e Cheiro de Amor. Já na sexta-feira (16), os shows foram de Batifun, Negra Cor e Jau. No último dia (17), somente Degê conseguiu se apresentar, devido às fortes chuvas que caíram na ilha, sendo cancelada a programação, que ainda tinha em sua grade os shows de Luiz Caldas e Filhos de Jorge. Jau - Foto: Divulgação Mesmo com esse imprevisto, o Festival de Morro de São Paulo foi um sucesso, com a presença de um grande público, que também curtiu os atrativos naturais da ilha. Adelmo Casé - Negra Cor - Foto: Divulgação Confiram mais vídeos no Instagram de Cacau Novaes : Ver es

Maravilhas do conto português para o leitor brasileiro

Depois de  A cidade de Ulisses , Teolinda Gersão, uma das mais importantes contistas e romancistas da literatura portuguesa contemporânea, lança agora no Brasil  Alice e outras mulheres , uma antologia de contos organizada por Nilma Lacerda. Se, em  A cidade de Ulisses , está Lisboa no poema épico de Homero, em "Alice in Thunderland", conto que fecha a nova antologia, a escritora portuguesa revisita a personagem de Lewis Carrol, registrando a sua versão da história: “Vou repor a verdade e contar eu mesma a história, tal como agora a contei, em pensamento”. O livro conta com textos já publicados por Teolinda ao longo de seus 40 anos de trajetória literária, no entanto, esta organização publicada pela editora Oficina Raquel é inédita para o público brasileiro. Por trás da escolha dos contos que compõem a seleta, está o objetivo de mostrar todo o poder do feminino, ainda que muitas vezes silenciado e, neste sentido, nada melhor do que uma das mais célebres personagens da nossa l