Há 31 anos atrás comecei minha carreira. Eu era gerente da Yes Brazil, loja mais badalada nos anos 1980. Foi lá que comecei a ter mais contato com o mundo da moda. Nesta época, os modelos que estavam na crista da onda eram Jens Peter, Sérgio Mello, entre outros.
 |
Sérgio Mattos - Foto: Marcio Farias |
Em 1986, o fotógrafo norte-americano Bruce Weber esteve no Brasil para fazer o livro “Rio de Janeiro”, sobre a Cidade Maravilhosa. Com isso, o mundo abriu os olhos curiosos sobre a moda e os modelos brasileiros. Foi a partir daí que o Rio de Janeiro entrou definitivamente no roteiro fashion mundial e muita gente boa fez sucesso! Afinal, não foram só as mulheres que aconteceram, os homens brasileiros sempre venderam bem e são os queridinhos do mercado internacional!
 |
Jens Peter para Giorgio Armani Perfumes |
O mercado de modelos estava começando a bombar no Brasil e a Elite Model, agência internacional do icônico John Casablancas (1942 – 2013), começou a fazer um concurso de moda em 1988, chamado “Ellus Model Look”, marca que patrocinava o evento – e que depois se transformou no famoso “The look of the Year”. Fui convidado para ser o relações públicas da agência e, no concurso, a minha função era viajar pelo Brasil inteiro em busca de novos talentos. Com isso, a Elite, na década de 1990, dominou o mercado da moda e eu era o Booker!
 |
“Rio de Janeiro”, por Bruce Weber |
Carlos Casagrande foi um dos primeiros modelos masculinos de destaque do time da Elite. Fez uma carreira de sucesso com sua beleza clássica antes de se tornar ator.
 |
Carlos Casagrande - Foto: Divulgação |
Em seguida, destaco Paulo Zulu, que aos 28 anos foi uma surpresa estarrecedora! Ele era surfista, pescador, lutador de jiu-jitsu e o lifestyle dele começou a mudar o padrão da moda. Zulu se destacou imediatamente no mundo da moda. Morou em Paris, Milão e Nova Iorque, conheceu várias partes do mundo e fez trabalhos para Jean Paul Gaultier, Armani, Dolce&Gabanna, Saint Laurent e Valentino.
 |
Paulo Zulu: cabeludo antes de estourar como modelo |
Os atores Márcio Garcia, Cauã Reymond e o apresentador Rodrigo Hilbert merecem destaque nesta coluna! Márcio foi mais um dos modelos masculinos a mostrar o que o Rio de Janeiro tinha de melhor a oferecer! Com aquele ar saudável dos cariocas de beira de praia, bombou internacionalmente antes de virar ator! Com o Cauã não foi diferente, aos 17 anos, com uma simples polaroid que fizemos na praia do Leblon e que mandei para o Bruce Weber, ele já fez de cara a campanha da marca americana Abercrombie, que foi o início da carreira brilhante que ele construiu! Rodrigo Hilbert também está nessa! Fez uma linda carreira internacional antes de se tornar apresentador.
 |
Cauã Reymond e Sérgio Mattos - Foto: Arquivo Pessoal |
 |
Rodrigo Hilbert foi clicado por Mario Testino para a Versace enquanto estava na Elite, empresa em que Sérgio Mattos trabalhou por muitos anos |
Com Gisele Bundchen e cia fazendo campanhas mundo afora, os homens bombaram.Na lista: Álvaro Jacomossi, Marcelo Boldrini, João Vellutini, Eduardo Braun, Felipe Hulse, etc. Todos faziam muitos desfiles e campanhas. Mário Testino também contribuiu com esse sucesso pois vinha fazer campanhas no Brasil e lançava os modelos nas capas das melhores revistas de moda do mundo. Patrick Demarchelier também fez o calendário da Pirelli no Brasil. Conforme o mercado foi mudando, o perfil dos homens acompanhava as mudanças e de lá pra cá foram várias gerações que arrasaram.
 |
Sérgio Mattos com Gisele Bündchen em uma de suas viagens internacionais - Foto: Arquivo Pessoal |
 |
Álvaro Jacomossi fez campanhas para Dolce & Gabbana, Guess, Ralph Lauren e Calvin Klein. Atingiu o 13o lugar entre os melhores modelos do mundo, segundo o site models.com |
Pude acompanhar a transformação e a profissionalização do mercado da moda e dos seus protagonistas: estilistas, marcas, modelos, eventos e tudo mais! Após uma breve passagem pela Next, em Nova York, abri a 40 Graus Models, e nos últimos 15 anos o mundo mudou, e com ele o perfil dos modelos, que conquistam seus novos espaços. A diversidade está na moda! Agora, com as redes sociais, a moda busca pessoas originais. Se você tem uma tatuagem bacana, estilo, algo de novo! Isso interessa! Modelos andróginos, que podem transitar entre o masculino e o feminino. Negros, asiáticos, homens mais velhos também estão super em alta! O homem moderno brasileiro para brilhar no mundo de hoje não tem idade e precisa ter personalidade. Ou seja, ser você mesmo já é um grande trunfo!
Ed Saldanha, modelo da 40 Graus, em editorial de beleza sobre cuidados com a pele para a GQ Brasil
FONTE: REVISTA DO VILLA
Comentários
Postar um comentário