Pular para o conteúdo principal

Nosso Sarau reúne três escritoras, com lançamento de livro e exposição fotográfica

Letícia Prata, Lia Zanini e Heloísa Prazeres são as escritoras convidadas do Nosso Sarau deste mês, no dia 25 (quarta-feira), às 18 h, no KreativLab do Goethe-Institut Salvador.


Autoras do livro “Do Avesso”, as escritoras participam de um bate papo com Cacau Novaes e lançam a obra, que tem também a coparticipação de Daniela Altmayer e Léa Lubianca, e reúne poemas e fotografias. O lançamento acontece durante o Nosso Sarau, com recital de poesia, apresentações musicais, bazar com exposição de livros e CDs dos artistas convidados, entre outras atrações.

O evento tem a participação de Alvorecer Santos, Ametista Nunes, Cacau Novaes, Décio Torres, Jeane Sánchez, Luiz Eudes, Luís Aseokaynha, Marcos Peixe, Ritta Cidhreira, Rosana Paulo (poesia) e Di Carvalho, Magno Estevam, Marcelo Delacroix (música).

A entrada é gratuita e o livro estará à venda no local por R$ 50,00. As fotografias que fazem parte do livro também estarão expostas e podem ser adquiridas. Quem comprou o livro na pré-venda ou no site da editora Libertinagem leve no dia para ser autografado.

O Nosso Sarau tem a produção e a curadoria de Cacau Novaes, com o apoio do Goethe-Institut Salvador. Toda a programação também é transmitida on-line pelo Facebook e pode ser assistida através do link: www.facebook.com/nossosarau.ssa


Sobre as autoras convidadas:

Letícia Prata é natural de Salvador, BA (1969), cursou Direito (Universidade Federal da Bahia), e é Mestre em Direito pela PUC/RS. Reside em Porto Alegre desde 1994, onde exerceu a docência acadêmica, como professora do Curso de Graduação em Direito da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e atuou, como convidada, no Curso Livre de Mediação, da Faculdade de Direito da Unime, em Salvador (março/2002 e julho/2003). Vinculada aos quadros do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, desde 2000. Como escritora, publicou poemas no Jornal A Tarde e na Rev. Exu, da Fundação Casa de Jorge Amado, Salvador, BA. Em 2012, lançou o livro Lã e linha do horizonte, poesia, pela editora Mondrongo, BA. Participou da coletânea Poetas da Bahia, editada pela Expogeo, BA e da edição da Santa Sede, crônicas de botequim, POA, Editora Buqui, 2017. Em 2022, lançou pela editora Libertinagem, SP, Tempo para qualquer lado - poesias, em 2023, participou do livro Do Avesso - poesia e fotografia, também pela editora Libertinagem e tem um livro no prelo -Tempo para qualquer lado.

Heloísa Prazeres é nona mulher a ocupar uma cadeira na Academia de Letras da Bahia, desde 29 de julho de 2021. Destaque da presença e visibilidade feminina no campo cultural é membro titular da Alita, Academia de Letras de Itabuna, desde novembro de 2022. Possui extenso histórico no campo das Letras, Bacharela e Licenciada em Letras Vernáculas, Mestre em Letras – Teoria da Literatura – pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Cumpriu o doutorado na University of Cincinnati, OH, Estados Unidos. Professora Adjunta aposentada do IL da UFBA, foi titular e pesquisadora da Universidade Salvador (UNIFACS) e coordenou o Núcleo de Referência Cultural da Fundação Cultural do Estado da Bahia (2004-2007). Heloísa Prazeres possui vasta produção acadêmica, com artigos publicados em revistas especializadas. Desenvolve escrita criativa, especialmente no gênero lírico e possui quase uma dezena de livros publicados.

Lia Zanini nasceu em Porto Alegre, carrega sotaques de muitas ascendências, o que a faz bem brasileira. Fotógrafa brincante, tem a câmera fotográfica como aliada: “Se a voz me falha, falo pela fotografia. Tenho mãos e pés inquietos, um cérebro pulante e vontades que nunca couberam no arco do dia”. Na sala de aula, como professora da Educação Especial, a Fotografia ajudou a ouvir a voz de tantas crianças e adolescentes tomando a forma de resistência e alegria coletiva. Tem trabalhos expostos em revistas e mostras coletivas e, “pela primeira, vez divido uma parte do meu olhar temperado com Poesia”.

 

SERVIÇO:

O quê: Nosso Sarau – Lançamento do livro “Do Avesso”

Quando: 25 de outubro (quarta-feira), 18h

Onde: KreativLab do Goethe-Institut Salvador - Avenida Sete de Setembro, 1809, Corredor da Vitória, Salvador

Quanto: Gratuito

Classificação: Livre

Informações:

  • Instagram / Facebook: @nossosarau.ssa
  • E-mail: jcanovaes@gmail.com
  • Contato: (71) 988442625 (Whatsapp)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sérgio Mattos abre um panorama dos modelos brasileiros nos últimos 30 anos

Há 31 anos atrás comecei minha carreira.  Eu era gerente da Yes Brazil, loja mais badalada nos anos 1980. Foi lá que comecei a ter mais contato com o mundo da moda. Nesta época, os modelos que estavam na crista da onda eram Jens Peter, Sérgio Mello, entre outros.  Sérgio Mattos - Foto: Marcio Farias Em 1986, o fotógrafo norte-americano Bruce Weber esteve no Brasil para fazer o livro “Rio de Janeiro”, sobre a Cidade Maravilhosa. Com isso, o mundo abriu os olhos curiosos sobre a moda e os modelos brasileiros. Foi a partir daí que o Rio de Janeiro entrou definitivamente no roteiro fashion mundial e muita gente boa fez sucesso! Afinal, não foram só as mulheres que aconteceram, os homens brasileiros sempre venderam bem e são os queridinhos do mercado internacional! Jens Peter para Giorgio Armani Perfumes O mercado de modelos estava começando a bombar no Brasil e a Elite Model, agência internacional do icônico John Casablancas (1942 – 2013), começou a fazer um concurs...

Festival de Morro de São Paulo suspende programação deste sábado (17)

Devido às fortes chuvas que atingem Morro de São Paulo na noite deste sábado (17), o Festival de Morro de São Paulo anunciou a suspensão da programação do dia, visando garantir a segurança do público. Com isso, as apresentações de Luiz Caldas e Filhos de Jorge foram canceladas. Os dias anteriores foram marcados pelo público lotando a Segunda Praia para os shows de Dayane Felix, Afrocidade, Cheiro de Amor, Batifum, Negra Cor e Jau. Hoje, o cantor Degê, fez o show de abertura da noite, antes da suspensão.

Nosso Sarau recebe o escritor carioca Bruno Black na edição de setembro

Morador da comunidade do Fumacê, é autor de diversos livros e organiza eventos culturais no Rio de Janeiro O Nosso Sarau de setembro traz como convidado o poeta, escritor infantil, produtor cultural, agente literário, educador social, ativista sociocultural e apresentador Bruno Black, que acontece no dia 24, das 18h às 21h30, no KreativLab do Goethe-Institut Salvador. O escritor participa de um bate papo sobre os seus livros e o seu trabalho com mediação de Cacau Novaes, além de sessão de autógrafos de duas de suas obras: Tarja Preta (poesia) e Cadê Tia Suely? (infantil). O evento ainda tem recital de poesia com Alvorecer Santos, Ametista Nunes, Cacau Novaes, Glória Terra, Lícia Souza, Lucas de Matos, Pareta Calderasch, Rita Pinheiro, Rosana Paulo e Valdeck Almeida de Jesus. Além disso, a noite será animada com apresentações musicais de Chá Rize e Sílvio Correia. Com produção e curadoria de Cacau Novaes e coordenação artística de Alvorecer Santos, o Nosso Sarau é um evento gratui...

Festival de Inverno Bahia se consolida como um dos maiores eventos do interior do Nordeste

O Festival de Inverno Bahia, mais uma vez, atraiu um grande público, se consolidando como um dos maiores eventos do interior do Nordeste brasileiro. Durante três dias, diversos artistas se apresentaram no palco principal, no palco alternativo e em outros locais do Parque Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Festival de Inverno Bahia - Foto: Cacau Novaes A abertura da 18ª edição do evento aconteceu na noite de sexta-feira (23) com Nando Reis e a dupla AnaVitória, que foram responsáveis por estrear o palco principal do Festival de Inverno 2024. O público se encantou com sucessos como "All Star", "Ai, Amor", "Fica", "Trevo", "Por Onde Andei", Pra Você Guardei o Amor", que fizeram parte da setlist da apresentação. Nando Reis e Ana Vitória - Foto: Divulgação/FIB24 Logo em seguida, o grupo Só Pra Contrariar se apresentou no evento com um show inédito para o interior do estado. A banda emocionou os fãs com ...

Cacau Novaes recebe os títulos de Doutor Honoris Causa e Embaixador da Cultura

José Carlos Assunção Novaes (Cacau Novaes) recebeu, na última edição do Nosso Sarau, os títulos de Doutor Honoris Causa e Embaixador da Cultura Brasileira, concedidos pela Universidade Ibero-Americana. A cerimônia de entrega aconteceu no dia 19 de junho no KreatvLab do Goethe-Institut Salvador, através do presidente da Fundação Luiz Ademir de Cultura, Luiz Ademir Souza. Também foram agraciados com o título de Doutor Honoris Causa, no mesmo dia e evento, a poeta Ametista Nunes e o escritor João Fernando Gouveia. José Carlos Assunção Novaes (Cacau Novaes) é poeta, escritor, professor, Mestre em Letras e Doutor em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Autor da novela "Marádida", dos livros de poesia "Os poetas estão vivos", "As Sandálias", Você não sabe do que é capaz", "Eu só queria ver o pôr do sol" e "Fonte de Beber Água", do livro infantil "Xande e o Sapo Romualdo", além da pesquisa linguistica ...