Semana começa com mostras competitivas em Tiradentes

As três Mostras Competitivas da 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes começam nesta segunda-feira (23). A Mostra Aurora e Mostra Olhos Livres, de longas, e Mostra Foco, de curtas, concorrem ao Troféu Barroco e prêmios em produtos e serviços de parceiros do evento.

Foto: Divulgação

Considerada a principal vitrine do cinema autoral brasileiro, a Mostra Aurora estréia com a produção mineira “As Linhas da Minha Mão”, de João Dumans, às 20h, no Cine-Tenda. A Aurora conta com sete produções.

O documentário paraense “Terruá Pará”, de Jorane Castro, abre a Mostra Olhos Livres, às 18h, no Cine-Tenda. A Olhos Livres abarca longas-metragens que propõem diferentes modos de criação no cinema. Ao todo, são seis produções concorrendo nesta sessão.

Foto: Divulgação

E, por fim, a Mostra Foco que reúne 11 curtas, abre com a exibição de três filmes às 22h30, na segunda-feira, no Cine-Tenda: “Os animais mais fofos e engraçados do mundo”, de Renato Sircili (SP), “Lalabis”, de Noá Bonoba (CE) e “Promessa de um amor selvagem”, de Davi Mello (SP). Nesta edição, a Mostra Foco conta com produções que apresentam modulações da experiência humana em confronto com os limites do tempo.

Todos os filmes vão ser avaliadas pelo Júri Oficial e concorrem ao Troféu Barroco e a prêmios de parceiros da Mostra. As produções da Mostras Aurora e Foco também disputam o prêmio “Helena Ignez”de Destaque Feminino, eleito pelo Júri Oficial.

Foto: Divulgação

Os filmes da Mostra Olhos Livres concorrem ao Prêmio Carlos Reichenbach. O Júri Jovem, composto por integrantes da “Oficina de Análise de Estilos Cinematográficos” – realizada na última edição do CineBH – é o responsável pela escolha do vencedor.

SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO

Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país e chega a sua 26ª edição de 20 a 28 de janeiro de 2023, em formato online e presencial. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

Foto: Divulgação

O evento exibe mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. 

Maiores informações www.mostratiradentes.com.br





Comentários

Posts mais visitados

Ticomia recomeça dia 25 como a maior explosão de alegria do São João da Bahia

Cacau Novaes entrevista Nego Jhá: 'Vem pro cabaré'

Avisa lá: Hoje é aniversário do Olodum

Dia do choro: homenagem ao nascimento de Pixinguinha

Regulamentação federal da Lei Aldir Blanc estabelece critérios para renda emergencial