Pular para o conteúdo principal

Lande Onawale é o escritor convidado do Nosso Sarau de novembro

 

Encerrando o mês da Consciência Negra, no dia 30 de novembro (quarta-feira), 18h, na Biblioteca do Goethe-Institut Salvador, o Nosso Sarau tem como convidado o educador, contista, poeta e compositor Lande Onawale, que participa de um bate papo sobre o seu trabalho.


O evento, com entrada gratuita, acontece com muita poesia, música, performances artísticas, além de um bazar com livros, CDs e DVDs dos participantes. Nesta edição, estarão presentes diversos poetas e escritores, como Alessandra Sampaio, Alvorecer Santos, Ametista Nunes, Cacau Novaes, Cristina Leilane Fernandes, Daniel Lira, Douglas de Almeida, Jovina Souza, Larah Oliveira, Marcos Peixe, que recitarão e lerão textos autorais. Participam também os atores da 40º Graus Models Bahia, homenageando os poetas convidados com um recital de poesia.

Um show com Di Carvalho e Marcelo Moreno abrirá o sarau, mas, no decorrer do evento, acontecem ainda as participações musicais de Chá Rize e Pantera. Haverá ainda as participações internacionais dos escritores Joce Daniels (Colômbia) e Milagros Sefair (Argentina) e do cantor e compositor brasileiro Magno Estevam, que está na Alemanha, de forma virtual.

O Nosso Sarau tem a produção e curadoria de Cacau Novaes. Nesta edição terá apresentação de Douglas de Almeida, mediação de Alessandra Sampaio e coordenação de Alvorecer Santos e Marcos Peixe.

Devido ao decreto nº 21.744, publicado pelo Governo do Estado da Bahia, será exigido o uso obrigatório de máscara e o comprovante de vacinação.

O evento também poderá ser assistido pela página do Facebook do Nosso Sarau.

 

Sobre o escritor convidado

Lande Onawale, pseudônimo de Reinaldo Santana Sampaio, nasceu em Salvador, Bahia, em 1965. Licenciado em História pela Universidade Federal da Bahia, professor da rede estadual de ensino, é Tata do terreiro Tanuri Junçara. Militante do Movimento Negro Brasileiro, é poeta, contista, compositor. Desde 1996, vem publicando poemas e contos em antologias diversas no Brasil e Exterior.

Lande Onawale - Foto: Divulgação

Em 2003, lançou O vento, reunião de poemas, sua primeira obra individual. A este se seguiram os volumes Kalunga: poemas de um mar sem fim / poems of an infinte sea, publicado em 2011 em edição bilíngue, lançada com sucesso nos Estados Unidos. Também neste ano publicou o volume de contos Sete: diásporas íntimas, contemplado pelo MEC para adoção no Ensino Médio em toda a rede pública do país. Em 2019, lançou, pela Organismo Editora, o livro de poemas Pretices e Milongas. Participou também de diversas antologias. Desde 1996, Lande Onawale é presença constante na série Cadernos Negros, tanto nos volumes de poemas quanto naqueles voltados para a ficção, em especial as short stories. Colaborou com a revista eletrônica Afirma - comunicação e pesquisa.  Com o pseudônimo de Aoria, publicou poemas no Jornal do MNU - Movimento Negro Unificado (19 e 20) e um samba – “Um sonho, uma idéia” – na revista Canto Negro, do Bloco Afro Ilê Ayê.

Como compositor, teve três sambas gravados pelos blocos Malê Debale e Olodum. Em 2020, cantando sua composição Uganda, abre o álbum “Bom mesmo é estar debaixo d’agua”, da cantora baiana Ludji Luna.

Para Lande, a literatura é uma possibilidade de inventar e reinventar caminhos intelectuais, afetivos, ancestrais para cada leitor ou leitora, colocar estes caminhos à sua disposição e, a partir desse diálogo, promover o progresso humano e, principalmente, o fortalecimento do povo preto como protagonista desse progresso

 

Sobre o Nosso Sarau

O Nosso Sarau acontece desde 2018, com produção e curadoria de Cacau Novaes, na biblioteca do Goethe-Institut Salvador. Durante a pandemia, aconteceram edições virtuais, reunindo poetas, escritores, músicos e outros artistas de diversos países do mundo. Também neste período, o Nosso Sarau realizou as edições virtuais no Brasil do M.I.E.L. – Movimiento Internacional de Escritores y Artistas por la Libertad, o Día de la Insurgencia Cultural, com outros parceiros, além de vários eventos internacionais. Também está presente em diversas feiras de livros virtuais internacionais, reunindo os poetas, escritores e músicos participantes das edições presenciais.

 

SERVIÇO

O QUÊ: Nosso Sarau

ONDE: Goethe-Institut Salvador

QUANDO: Quarta – 30/11/2022 – 18h

QUANTO: Gratuito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cacau Novaes entrevista Nego Jhá: 'Vem pro cabaré'

Nêgo Jhá é uma banda do interior da Bahia, da cidade de Iguaí, situada no Centro Sul do estado, criada em janeiro de 2018, por Guilherme Santana e Gabriel Almeida, através de u ma simples brincadeira entre amigos, que resultou em um trabalho profissional.  A banda já contabiliza mais de 30 milhões de visualizações no YouTube com suas músicas, entre elas, destaca-se “Cabaré”, música de trabalho gravada por artistas famosos, que compartilharam vídeos, que viralizaram na internet, ouvindo e dançando o hit do momento em todo o Brasil. Até no BBB21 da Rede Globo já tocou a música dos garotos. Foto: Divulgação Confira abaixo a entrevista com os integrantes da Nego Jhá: Cacau Novaes - Como surgiu a ideia de criar Nego Jhá? Como tudo começou?  Nego Jhá -  Através de uma brincadeira entre mim, Guilherme, e meu amigo Gabriel, que toca teclado.  No início não tínhamos em mente de que isso se tornaria algo profissional, pensamos apenas em gravar por diversão e resenha. Ca...

Sérgio Mattos: Bernardo Rabello, nova aposta da moda nacional

Diversas campanhas em homenagem ao mês do orgulho LGBTQI+ se tornaram comuns no período, mas não podemos esquecer que tem apenas uma década que as pessoas transexuais conseguiram cavar alguma representatividade no setor. Bernardo Rabello - Foto: Rayane Caetano Ainda temos um grande caminho a percorrer e o new face da 40 Graus, Bernardo Rabello, vem trilhando um belo caminho, respeitando sua orientação sexual, correndo atrás dos seus sonhos e objetivos de sucesso no mercado da moda e na carreira de ator.  Sérgio Mattos - Foto: Reinaldo Hingel Natural de Resende, município no sul do Rio de Janeiro, é atualmente o primeiro operário trans (operador de máquinas) entre os mais de 100 mil funcionários da fabricante de pneus Michelin na América Latina, e ainda criou o primeiro grupo LGBTQI+ de sua cidade, com foco em transição. Aliás, esse trabalho de apoio o deixa muito satisfeito, quando é procurado por adolescentes de Resende que têm dúvidas sobre transição. Ele, no grupo, busca levar o...

Ticomia 2023: Maior festa junina de camisa da Bahia promete festival de forró em Ibicuí

C omo acontece há 36 anos, uma grande expectativa gira em torno do Ticomia, a mais tradicional festa de forró de camisa da Bahia, que acontece no dia de São João, 24 de junho, na Fazenda El Dorado, no município de Ibicuí, um dos principais destinos das festas juninas no Nordeste. Foto: Olharr   O elenco artístico deste ano promete redobrar a alegria do público. O Ticomia reunirá, mais uma vez, grandes atrações do forró: Calcinha Preta, Dorgival Dantas, Iguinho e Lulinha, Lordão ( Gente Bonita de Ibicuí/  Eu vim brincar meu São João aqui/ Toda Bahia Vem dançar forró... ) , Limão com Mel, Luan Estilizado, Mastruz com Leite e Zé Vaqueiro. Além desses nomes, outras bandas vão se apresentar no palco do coreto da Vila do Forró, um espaço alternativo cenográfico que faz a releitura do São João de outrora no interior, com reprodução de sucessos de grandes forrozeiros do Brasil.    Luan Estilizado - Foto: Olharr O produtor-executivo do Ticomia, Raul Dourado, informa que a fe...

Nosso Sarau: Jorge Baptista Carrano fala de seus livros e participa de sessão de autógrafos

A edição de outubro do Nosso Sarau traz como convidado o escritor Jorge Carrano, que participa de um bate papo, mediado por Cacau Novaes, sobre a sua trajetória literária, além de participara de uma sessão de autógrafos de seu livro “Estupefaciente”. O evento acontece no KreativLab do Goethe-Institut, no dia 30/10 (quarta-feira), às 18h, com uma programação que inclui apresentações musicais e recital de poesia. A abertura será com a banda A Cura, em um projeto acústico, além da apresentação musical de Sílvio Correia, logo após o recital de poesia com Alvorecer Santos, Ametista Nunes, Cacau Novaes Dilu Machado, Douglas Silva, João Fernando Gouveia, Maraia Vieira, Marcos Peixe, Neto da Hora, Rita Pinheiro e Rosana Paulo. O Nosso Sarau tem a produção e curadoria de Cacau Novaes, com o apoio do Goethe-Institut Salvador Bahia. A entrada é gratuita. O evento também é transmitido pelo perfil do Instagram @nossosarau.ssa , na íntegra. Sobre o autor Jorge Baptista Carrano, publicitário p...

Descobridor de talentos, Sérgio Mattos celebra os 20 anos de 40⁰ Models

Sérgio Mattos celebra os 20 anos de sua 40º Models e reflete sobre o legado construído nessas duas décadas Sérgio Mattos - Foto: Reprodução/Facebook   Gisele Bündchen  era ainda uma menina quando fez sua primeira viagem internacional como modelo. O destino era a ilha de Ibiza, o balneário e já epicentro da ferveção na Espanha. Ao lado dela, seu primeiro  booke r:  Sergio Mattos . Couber a ele descobrir e lançar  Isabeli Fontana ,  Rômulo Arantes Neto  e  Raica Oliveira , entre outros nomes reunidos por Serginho, como é conhecido, na  40º Models , agência criada por ele em 25 de outubro de 2004, há exatos 20 anos. Foto:  Vicente de Paulo – Parece que foi ontem e, por outro lado, quando a gente se dá conta, parece que já dura uma eternidade – reconhece o empresário por telefone, tendo como fundo musical a clássica gravação de “Something” na voz dos Beatles.  – Afinal, são gerações e gerações que despontaram aqui e que estão inseridas ...