Pular para o conteúdo principal

Ticomia recomeça dia 25 como a maior explosão de alegria do São João da Bahia

A mais tradicional festa de camisa do São João da Bahia, o Forró Ticomia, recomeça em 2022 como a maior explosão junina de alegria do estado, no dia 25 de junho, após dois anos de distanciamento social causado pela pandemia da covid-19. Esta edição, com o tema ReViva o Forró, reúne o melhor elenco de grandes atrações da música nordestina para fazer a alegria do Ticomia, que há 35 anos impulsiona o calendário do São João baiano: Dorgival Dantas, Vitor Fernandes, Tarcísio do Acordeon, Luan Estilizado, Jonas Esticado, Mastruz com Leite, Raí Saia Rodada, Lordão e Otávio Mateus. A expectativa é cerca de 11 horas de música e de muito entretenimento.

Imagem noturna do Show de Luan Estilizado no Ticomia 2019

Como acontece ao longo dos anos, a festa será realizada na Fazenda El Dourado, a três quilômetros da cidade de Ibicuí - capital do São João da Bahia, a partir do meio-dia, com ampla área para estacionamento e o melhor serviço all inclusive do calendário junino, que disponibiliza cerveja, refrigerante, bebidas e comidas típicas e uma variedade de churrascos para os milhares de foliões. O espaço Ticomia contará com cenografia típica do São João, elementos do Nordeste e homenagem a Luiz Gonzaga.

A organização da festa - comandada pelo criador Douradinho, Sara e Raul Dourado - está ultimando todos os detalhes para que o Ticomia 2022 seja ainda maior que em anos anteriores. "Claro que este ano temos a saudade dos parceiros, amigos e de tantas pessoas que se foram por causa da crise sanitária da covid-19 e outras enfermidades. Ainda assim, nossa expectativa é de um evento de paz, alegria, de bons serviços e que mantenha a valorização do forró como o original ritmo da festa de São João", afirma Douradinho.
Os produtores do Ticomia, Raul Douradinho e Sara 
com o cantor Luan Estilizado em 2019

Ele ressalta que o acesso à Fazenda El Dourado recebeu melhorias na infraestrutura, como forma de promover um fluxo de tráfego mais tranquilo. Entre elas, a construção e ampliação da ponte próxima ao local do evento, que, por vezes, causava engarrafamento no trecho não pavimentado da estrada. A obra foi feita pelo Governo do Estado.

Palcos - Os shows do Ticomia serão apresentados nos dois grandes palcos da Fazenda El Dourado, que foram reformados e contam com nova programação visual e suporte para shows pirotécnicos. As atrações e suas bandas - Dorgival Dantas, Vitor Fernandes, Tarcísio do Acordeon, Luan Estilizado, Jonas Esticado, Mastruz com Leite, Raí Saia Rodada, Lordão e Otávio Mateus - farão os respectivos shows revezando o uso dos palcos, com o objetivo de manter a continuidade do ritmo musical e a alegria que caracterizam a festa.

Visão dos dois palcos do Ticomia deste ano

Está confirmado também o funcionamento da tradicional "Vila do Forró", uma praça cenográfica, com um coreto no centro, onde se apresentarão as bandas Terno e Chinela, Forró do Cariri e Andinho Brito, com um repertório de músicas consagradas na história do forró "pé de serra". Este espaço alternativo, localizado no lado oposto aos grandes palcos, tem o charme das casinhas de taipa da zona rural, onde são servidos os doces típicos, e se tornou um dos pontos mais frequentados do Ticomia. Na animada bodega local, o folião experimenta o licor, cachaça pura e com ervas, rapadura, tira-gostos variados de charque, mortadela e bacalhau.

Vila do Forró, praça cenográfica com muito arrasta-pé

Sara Dourado, uma das produtoras do evento, declara que não vê a hora de o público matar a saudade do tradicional arrasta-pé junino, além de outros ritmos, cuja característica transformou o Ticomia na maior festa privada do São João baiano. O produtor-executivo Raul Dourado disse que o Ticomia 2022 acontece sob o símbolo do recomeço, do reencontro de amigos e foliões que sempre participaram da festa inspirados pelo momento de alegria e confraternização.   
All Inclusive - Não resta dúvida de que entre as principais referências do Ticomia estão as atrações musicais, a possibilidade de poder ser frequentado por famílias inteiras, com segurança, e o cardápio de comidas e bebidas all inclusive, cujo serviço funciona ininterruptamente.   

Na área de alimentação, o folião pode degustar um delicioso churrasco de porco e costela bovina no rolete, preparados e servidos por uma equipe de profissionais do sul do país, espetinho de carne e de frango, feijão tropeiro, vinagrete, acarajé, abará, queijo coalho, pamonha, amendoim, milho cozido, crepe, tapioca recheada, cocada, biscoitos e outras guloseimas.

No setor de bebidas, a tradicional cerveja, além de água, refrigerantes, frozen, cachaças, água de coco, caldo de cana e batidas de frutas tropicais. Por outro lado, haverá como opção o Bar Premium, único espaço da festa em que as bebidas são comercializadas, para quem quer whisky, vodka, gin e o energético Red Bull.  Também vai funcionar uma loja de souvenirs com a marca Ticomia, onde podem ser adquiridos bonés, copos, canecas e chaveiros. 

Foliões estão ansiosos para o retorno dessa alegria

As vendas de ingressos, que dão direito a camisa e pulseira de acesso ao evento continuam sendo feitas no modo on-line, no Instagram @ticomiaoficial ou no site
www.bilheteriadigital.com/forro-ticomia-25-de-junho

A distribuição das camisas ocorrerá na terça-feira, dia 21, em Vitória da Conquista, no Camarote Bar; na quarta-feira, dia 22, em Itabuna, no Araújos Bar e Restaurante; na quinta e sexta-feira, dia 23 e 24, no Sindicato Rural, em Ibicuí; e no sábado, dia 25, no ponto de distribuição da entrada da festa, onde também funcionará a bilheteria para aquisição de ingressos.    
   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cacau Novaes entrevista Nego Jhá: 'Vem pro cabaré'

Nêgo Jhá é uma banda do interior da Bahia, da cidade de Iguaí, situada no Centro Sul do estado, criada em janeiro de 2018, por Guilherme Santana e Gabriel Almeida, através de u ma simples brincadeira entre amigos, que resultou em um trabalho profissional.  A banda já contabiliza mais de 30 milhões de visualizações no YouTube com suas músicas, entre elas, destaca-se “Cabaré”, música de trabalho gravada por artistas famosos, que compartilharam vídeos, que viralizaram na internet, ouvindo e dançando o hit do momento em todo o Brasil. Até no BBB21 da Rede Globo já tocou a música dos garotos. Foto: Divulgação Confira abaixo a entrevista com os integrantes da Nego Jhá: Cacau Novaes - Como surgiu a ideia de criar Nego Jhá? Como tudo começou?  Nego Jhá -  Através de uma brincadeira entre mim, Guilherme, e meu amigo Gabriel, que toca teclado.  No início não tínhamos em mente de que isso se tornaria algo profissional, pensamos apenas em gravar por diversão e resenha. Cacau Novaes -  É uma dupl

Cacau Novaes lança, neste sábado (6), seu novo livro: “Eu só queria ver o pôr do sol”

O poeta e escritor Cacau Novaes lança, neste sábado (6), às 16h, o seu novo livro de poemas, intitulado “Eu só queria ver o pôr do sol”, pela Editora Mondrongo. O evento acontece em Salvador, na Cervejaria ArtMalte, na Rua Feira de Santana, 354, Rio Vermelho. Neste seu novo livro, Cacau Novaes se debruça sobre a terra arrasada pelas guerras, as mazelas da humanidade, os problemas sociais das grandes cidades, como os esgotos a céu aberto, entro outros. Poesia que nasce no seio de onde vem o cheiro de miséria e a desigualdade. Outros cinco autores também lançam, além de Cacau Novaes, os seus livros, no mesmo dia e local, em uma grande celebração literária: André Lemos, Antônio Brasileiro, Clara Pamponet, Douglas de Almeida e Vinícius Cardona. Segundo Gustavo Felicíssimo, editor da Mondrongo, será um “esquenta” para a Bienal do Livro da Bahia, que acontece de 26 de abril a 1º de maio no Centro de Convenções da Bahia. Durante a bienal, no Espaço das Editoras baianas, haverá um segundo mo

Nosso Sarau inicia encontros de 2024 com Douglas de Almeida e convidados

O Nosso Sarau volta às atividades, iniciando os encontros deste ano com muita poesia, música, bate papo literário, entre outras atividades artísticas. A primeira edição de 2024, no dia 20 de março, às 18h, traz como convidado o poeta Douglas de Almeida. O escritor falará sobre a nova edição de seu livro “Não sei se sou”, que foi relançado recentemente no MAM – Museu de Arte Moderna da Bahia, e sua trajetória literária, sob mediação de Cacau Novaes. Haverá ainda uma sessão de autógrafos. Durante o evento, acontece um recital de poesia com a participação de Alvorecer Santos, Ametista Nunes, Cacau Novaes, Jeane Sánchez, Jovina Souza, Luís Aseokaynha, Marcos Peixe, Ramon Argolo e Rosana Paulo. As apresentações musicais serão com Di Carvalho e Evandro Correia, abrilhantando a noite com canções autorais. Realizado mensalmente no Goethe-Institut Salvador, o Nosso Sarau tem produção e curadoria de Cacau Novaes, com colaboração de Alvorecer Santos e Marcos Peixe. A entrada é gratuita. Sob

Maravilhas do conto português para o leitor brasileiro

Depois de  A cidade de Ulisses , Teolinda Gersão, uma das mais importantes contistas e romancistas da literatura portuguesa contemporânea, lança agora no Brasil  Alice e outras mulheres , uma antologia de contos organizada por Nilma Lacerda. Se, em  A cidade de Ulisses , está Lisboa no poema épico de Homero, em "Alice in Thunderland", conto que fecha a nova antologia, a escritora portuguesa revisita a personagem de Lewis Carrol, registrando a sua versão da história: “Vou repor a verdade e contar eu mesma a história, tal como agora a contei, em pensamento”. O livro conta com textos já publicados por Teolinda ao longo de seus 40 anos de trajetória literária, no entanto, esta organização publicada pela editora Oficina Raquel é inédita para o público brasileiro. Por trás da escolha dos contos que compõem a seleta, está o objetivo de mostrar todo o poder do feminino, ainda que muitas vezes silenciado e, neste sentido, nada melhor do que uma das mais célebres personagens da nossa l

Morro de São Paulo recebeu artistas e turistas em festival neste fim de semana

Durante o fim de semana, de quinta (15) a sábado (17), Morro de São Paulo realizou a 7ª edição do seu festival em um dos destinos mais procurados por turistas do Brasil e de outros países. Vina Calmon - Cheiro de Amor - Foto: Cacau Novaes O evento aconteceu na Segunda Praia, de forma gratuita, e contou com shows de diversos artistas. No primeiro dia do evento (15), passaram pelo palco Dayane Félix, Afrocidade e Cheiro de Amor. Já na sexta-feira (16), os shows foram de Batifun, Negra Cor e Jau. No último dia (17), somente Degê conseguiu se apresentar, devido às fortes chuvas que caíram na ilha, sendo cancelada a programação, que ainda tinha em sua grade os shows de Luiz Caldas e Filhos de Jorge. Jau - Foto: Divulgação Mesmo com esse imprevisto, o Festival de Morro de São Paulo foi um sucesso, com a presença de um grande público, que também curtiu os atrativos naturais da ilha. Adelmo Casé - Negra Cor - Foto: Divulgação Confiram mais vídeos no Instagram de Cacau Novaes : Ver es