Pular para o conteúdo principal

Ticomia recomeça dia 25 como a maior explosão de alegria do São João da Bahia

A mais tradicional festa de camisa do São João da Bahia, o Forró Ticomia, recomeça em 2022 como a maior explosão junina de alegria do estado, no dia 25 de junho, após dois anos de distanciamento social causado pela pandemia da covid-19. Esta edição, com o tema ReViva o Forró, reúne o melhor elenco de grandes atrações da música nordestina para fazer a alegria do Ticomia, que há 35 anos impulsiona o calendário do São João baiano: Dorgival Dantas, Vitor Fernandes, Tarcísio do Acordeon, Luan Estilizado, Jonas Esticado, Mastruz com Leite, Raí Saia Rodada, Lordão e Otávio Mateus. A expectativa é cerca de 11 horas de música e de muito entretenimento.

Imagem noturna do Show de Luan Estilizado no Ticomia 2019

Como acontece ao longo dos anos, a festa será realizada na Fazenda El Dourado, a três quilômetros da cidade de Ibicuí - capital do São João da Bahia, a partir do meio-dia, com ampla área para estacionamento e o melhor serviço all inclusive do calendário junino, que disponibiliza cerveja, refrigerante, bebidas e comidas típicas e uma variedade de churrascos para os milhares de foliões. O espaço Ticomia contará com cenografia típica do São João, elementos do Nordeste e homenagem a Luiz Gonzaga.

A organização da festa - comandada pelo criador Douradinho, Sara e Raul Dourado - está ultimando todos os detalhes para que o Ticomia 2022 seja ainda maior que em anos anteriores. "Claro que este ano temos a saudade dos parceiros, amigos e de tantas pessoas que se foram por causa da crise sanitária da covid-19 e outras enfermidades. Ainda assim, nossa expectativa é de um evento de paz, alegria, de bons serviços e que mantenha a valorização do forró como o original ritmo da festa de São João", afirma Douradinho.
Os produtores do Ticomia, Raul Douradinho e Sara 
com o cantor Luan Estilizado em 2019

Ele ressalta que o acesso à Fazenda El Dourado recebeu melhorias na infraestrutura, como forma de promover um fluxo de tráfego mais tranquilo. Entre elas, a construção e ampliação da ponte próxima ao local do evento, que, por vezes, causava engarrafamento no trecho não pavimentado da estrada. A obra foi feita pelo Governo do Estado.

Palcos - Os shows do Ticomia serão apresentados nos dois grandes palcos da Fazenda El Dourado, que foram reformados e contam com nova programação visual e suporte para shows pirotécnicos. As atrações e suas bandas - Dorgival Dantas, Vitor Fernandes, Tarcísio do Acordeon, Luan Estilizado, Jonas Esticado, Mastruz com Leite, Raí Saia Rodada, Lordão e Otávio Mateus - farão os respectivos shows revezando o uso dos palcos, com o objetivo de manter a continuidade do ritmo musical e a alegria que caracterizam a festa.

Visão dos dois palcos do Ticomia deste ano

Está confirmado também o funcionamento da tradicional "Vila do Forró", uma praça cenográfica, com um coreto no centro, onde se apresentarão as bandas Terno e Chinela, Forró do Cariri e Andinho Brito, com um repertório de músicas consagradas na história do forró "pé de serra". Este espaço alternativo, localizado no lado oposto aos grandes palcos, tem o charme das casinhas de taipa da zona rural, onde são servidos os doces típicos, e se tornou um dos pontos mais frequentados do Ticomia. Na animada bodega local, o folião experimenta o licor, cachaça pura e com ervas, rapadura, tira-gostos variados de charque, mortadela e bacalhau.

Vila do Forró, praça cenográfica com muito arrasta-pé

Sara Dourado, uma das produtoras do evento, declara que não vê a hora de o público matar a saudade do tradicional arrasta-pé junino, além de outros ritmos, cuja característica transformou o Ticomia na maior festa privada do São João baiano. O produtor-executivo Raul Dourado disse que o Ticomia 2022 acontece sob o símbolo do recomeço, do reencontro de amigos e foliões que sempre participaram da festa inspirados pelo momento de alegria e confraternização.   
All Inclusive - Não resta dúvida de que entre as principais referências do Ticomia estão as atrações musicais, a possibilidade de poder ser frequentado por famílias inteiras, com segurança, e o cardápio de comidas e bebidas all inclusive, cujo serviço funciona ininterruptamente.   

Na área de alimentação, o folião pode degustar um delicioso churrasco de porco e costela bovina no rolete, preparados e servidos por uma equipe de profissionais do sul do país, espetinho de carne e de frango, feijão tropeiro, vinagrete, acarajé, abará, queijo coalho, pamonha, amendoim, milho cozido, crepe, tapioca recheada, cocada, biscoitos e outras guloseimas.

No setor de bebidas, a tradicional cerveja, além de água, refrigerantes, frozen, cachaças, água de coco, caldo de cana e batidas de frutas tropicais. Por outro lado, haverá como opção o Bar Premium, único espaço da festa em que as bebidas são comercializadas, para quem quer whisky, vodka, gin e o energético Red Bull.  Também vai funcionar uma loja de souvenirs com a marca Ticomia, onde podem ser adquiridos bonés, copos, canecas e chaveiros. 

Foliões estão ansiosos para o retorno dessa alegria

As vendas de ingressos, que dão direito a camisa e pulseira de acesso ao evento continuam sendo feitas no modo on-line, no Instagram @ticomiaoficial ou no site
www.bilheteriadigital.com/forro-ticomia-25-de-junho

A distribuição das camisas ocorrerá na terça-feira, dia 21, em Vitória da Conquista, no Camarote Bar; na quarta-feira, dia 22, em Itabuna, no Araújos Bar e Restaurante; na quinta e sexta-feira, dia 23 e 24, no Sindicato Rural, em Ibicuí; e no sábado, dia 25, no ponto de distribuição da entrada da festa, onde também funcionará a bilheteria para aquisição de ingressos.    
   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cacau Novaes lança, neste sábado (6), seu novo livro: “Eu só queria ver o pôr do sol”

O poeta e escritor Cacau Novaes lança, neste sábado (6), às 16h, o seu novo livro de poemas, intitulado “Eu só queria ver o pôr do sol”, pela Editora Mondrongo. O evento acontece em Salvador, na Cervejaria ArtMalte, na Rua Feira de Santana, 354, Rio Vermelho. Neste seu novo livro, Cacau Novaes se debruça sobre a terra arrasada pelas guerras, as mazelas da humanidade, os problemas sociais das grandes cidades, como os esgotos a céu aberto, entro outros. Poesia que nasce no seio de onde vem o cheiro de miséria e a desigualdade. Outros cinco autores também lançam, além de Cacau Novaes, os seus livros, no mesmo dia e local, em uma grande celebração literária: André Lemos, Antônio Brasileiro, Clara Pamponet, Douglas de Almeida e Vinícius Cardona. Segundo Gustavo Felicíssimo, editor da Mondrongo, será um “esquenta” para a Bienal do Livro da Bahia, que acontece de 26 de abril a 1º de maio no Centro de Convenções da Bahia. Durante a bienal, no Espaço das Editoras baianas, haverá um segundo mo

Cacau Novaes entrevista Nego Jhá: 'Vem pro cabaré'

Nêgo Jhá é uma banda do interior da Bahia, da cidade de Iguaí, situada no Centro Sul do estado, criada em janeiro de 2018, por Guilherme Santana e Gabriel Almeida, através de u ma simples brincadeira entre amigos, que resultou em um trabalho profissional.  A banda já contabiliza mais de 30 milhões de visualizações no YouTube com suas músicas, entre elas, destaca-se “Cabaré”, música de trabalho gravada por artistas famosos, que compartilharam vídeos, que viralizaram na internet, ouvindo e dançando o hit do momento em todo o Brasil. Até no BBB21 da Rede Globo já tocou a música dos garotos. Foto: Divulgação Confira abaixo a entrevista com os integrantes da Nego Jhá: Cacau Novaes - Como surgiu a ideia de criar Nego Jhá? Como tudo começou?  Nego Jhá -  Através de uma brincadeira entre mim, Guilherme, e meu amigo Gabriel, que toca teclado.  No início não tínhamos em mente de que isso se tornaria algo profissional, pensamos apenas em gravar por diversão e resenha. Cacau Novaes -  É uma dupl

Morro de São Paulo recebeu artistas e turistas em festival neste fim de semana

Durante o fim de semana, de quinta (15) a sábado (17), Morro de São Paulo realizou a 7ª edição do seu festival em um dos destinos mais procurados por turistas do Brasil e de outros países. Vina Calmon - Cheiro de Amor - Foto: Cacau Novaes O evento aconteceu na Segunda Praia, de forma gratuita, e contou com shows de diversos artistas. No primeiro dia do evento (15), passaram pelo palco Dayane Félix, Afrocidade e Cheiro de Amor. Já na sexta-feira (16), os shows foram de Batifun, Negra Cor e Jau. No último dia (17), somente Degê conseguiu se apresentar, devido às fortes chuvas que caíram na ilha, sendo cancelada a programação, que ainda tinha em sua grade os shows de Luiz Caldas e Filhos de Jorge. Jau - Foto: Divulgação Mesmo com esse imprevisto, o Festival de Morro de São Paulo foi um sucesso, com a presença de um grande público, que também curtiu os atrativos naturais da ilha. Adelmo Casé - Negra Cor - Foto: Divulgação Confiram mais vídeos no Instagram de Cacau Novaes : Ver es

New face da 40 Graus Models, Ana Clara Rios passa férias na Bahia

Ana Clara Rios, new face da 40 Graus Models, agência de Sérgio Mattos, está na Bahia para passar as férias com a família e amigos.  Ana Clara Rios - Foto: Divulgação Pensando em sua carreira, Ana Clara, que é de Iguaí, logo estará de volta ao Rio de Janeiro, para concluir o curso de atriz na escola de teatro Nu Espaço. Além de brilhar como modelo, com certeza também vai arrasar no palco e nas telas. Ana Clara Rios - Fotos: Divulgação / Montagem: cacaunovaes.com Sobre a 40 Graus Models Fundada em 2004, a 40 Graus Models é uma das principais agências do Brasil e conta com um elenco de mais de duzentos modelos, incluindo top models como Nayara Oliver, Anne de Paula, Mahany, Paula La Croix, Gabriel Sihnel, Jullio Reis, Brayan Lucas, entre outros. E o prestígio vai além do Brasil: no ano de 2005, a conceituada revista americana V Magazine indicou a 40 Graus Models como uma das principais agências de modelos do cenário internacional.  Sérgio Mattos e Ana Clara Rios na 40º Models - Foto:

Maravilhas do conto português para o leitor brasileiro

Depois de  A cidade de Ulisses , Teolinda Gersão, uma das mais importantes contistas e romancistas da literatura portuguesa contemporânea, lança agora no Brasil  Alice e outras mulheres , uma antologia de contos organizada por Nilma Lacerda. Se, em  A cidade de Ulisses , está Lisboa no poema épico de Homero, em "Alice in Thunderland", conto que fecha a nova antologia, a escritora portuguesa revisita a personagem de Lewis Carrol, registrando a sua versão da história: “Vou repor a verdade e contar eu mesma a história, tal como agora a contei, em pensamento”. O livro conta com textos já publicados por Teolinda ao longo de seus 40 anos de trajetória literária, no entanto, esta organização publicada pela editora Oficina Raquel é inédita para o público brasileiro. Por trás da escolha dos contos que compõem a seleta, está o objetivo de mostrar todo o poder do feminino, ainda que muitas vezes silenciado e, neste sentido, nada melhor do que uma das mais célebres personagens da nossa l