Pular para o conteúdo principal

Com o tema “Sertão dos Maracás”, Sarau na Casa da Borracha realiza edição virtual

Evento resgata cultura e memória do território maracaense através de lives musicais e de formação

Nos dias 14 de agosto a 6 de setembro, será realizada a segunda edição do Sarau na Casa da Barracha, evento que surgiu em 2019 na sede da Fazenda São Sebastião, situada na comunidade do Peixe, entre as cidades de Maracás e Lajedo do Tabocal.  Com o tema “Sertão dos Maracás”, dessa vez o Sarau ocorre de forma totalmente virtualizada, reunindo mais de cinquenta colaboradores, entre pesquisadores e artistas de todo o país, em torno de lives musicais e mesas temáticas.

Foto: Divulgação

Em 2020, a programação resgata importantes pesquisas sobre a cultura e memória do território de identidade, que compreendia, em meados do século XVII, a área denominada “Sertão dos Maracás”. Atualmente chamado de Vale do Jiquiriçá, o território teria sido ocupado pelos povos indígenas Maracás, o que pode ter dado origem ao nome da atual cidade do interior baiano, localizada a pouco mais de 370 km de Salvador.

Dentre os nomes confirmados estão os artistas Ana Barroso, Bruna Barreto, Conrado Pera, João Mendes, Geslaney Brito e Iara Assessú, Ana Paula Albuquerque, Luiza Audaz, Coral, Carlos Barros e o grupo teatral Candeeiro Encantado. As mesas temáticas contam ainda com a participação de pesquisadores como o Prof. Ms. Friedrish Camera Siering (UESC), Prof. Dr. Marcos Lopes (UESB), Profa. Dra. Marina Chaves (UESB) e a antropóloga Ivana Karolina.

Foto: Divulgação

Confira a programação completa

De acordo com o idealizador, o cantor e compositor maracaense Achiles, a oportunidade de uma edição online permite a propagação do evento para além da Casa da Borracha. “Todas as temáticas que serão abordadas são ligadas ao município. Nesta perspectiva, o Sarau se apresenta como uma oportunidade para os jovens por facilitar o acesso ao conhecimento e, sem dúvidas, também para os antigos moradores da cidade, por resgatar a memória do lugar onde vivem”, descreve. As lives serão transmitidas ao longo de um mês, durante quatro finais de semana consecutivos.

Além da programação oficial, a produção do Sarau na Casa da Borracha abrirá inscrições gratuitas para que artistas interessados em participar possam submeter seus trabalhos e criações. As produções inscritas serão divulgadas no canal do YouTube da produtora Por Um Triz, no intuito de democratizar o acesso da população ao evento e permitir que mais artistas participem do Sarau.

Foto: Divulgação

Sarau na Casa da Borracha 

Em 2019, o cantor e compositor Achiles Neto, nascido e criado na cidade de Maracás/BA, decidiu convidar alguns amigos também músicos para apresentar pequenos shows na Casa da Borracha, sede da Fazenda São Sebastião, que fica situada na comunidade do Peixe, povoado que faz parte da zona rural das cidades de Maracás e Lajedo do Tabocal.  Convites aceitos, vários artistas de Maracás, Vitória da Conquista, Salvador, Vale do Capão e Jequié participaram do evento, que foi nomeado pelo anfitrião como Sarau na Casa da Borracha. 

Em sua primeira edição, o Sarau foi produzido de forma colaborativa por uma rede de entusiastas. Professores, servidores públicos, comerciantes e pessoas interessadas na realização do evento se mobilizaram através das redes sociais para arrecadar doações para a produção. A iniciativa deu certo e conseguiu garantir combustível, transporte, alimentos, cobertores e colchões para receber os artistas visitantes. Com toda esta potência de generosidade envolvida, a ideia de fazer uma segunda edição deixou de ser apenas uma simples opção.

Foto: Divulgação

Em 2020, o Sarau na Casa da Borracha seria realizado no mesmo lugar, mas desta vez com uma programação mais diversificada, com realização de oficinas e rodas de conversa. Devido ao atual contexto de pandemia, os planos de uma segunda edição precisaram ser adaptados, e abriram espaço para a realização de um evento especial, realizado de forma virtual.

SERVIÇO

Sarau na Casa da Borracha no Sertão dos Maracás

Data: 14 de agosto a 6 de setembro de 2020

Horário: Os horários serão divulgados ao longo da semana no perfil oficial do evento.

Local: YouTube Por Um Triz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festival de Inverno Bahia se consolida como um dos maiores eventos do interior do Nordeste

O Festival de Inverno Bahia, mais uma vez, atraiu um grande público, se consolidando como um dos maiores eventos do interior do Nordeste brasileiro. Durante três dias, diversos artistas se apresentaram no palco principal, no palco alternativo e em outros locais do Parque Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Festival de Inverno Bahia - Foto: Cacau Novaes A abertura da 18ª edição do evento aconteceu na noite de sexta-feira (23) com Nando Reis e a dupla AnaVitória, que foram responsáveis por estrear o palco principal do Festival de Inverno 2024. O público se encantou com sucessos como "All Star", "Ai, Amor", "Fica", "Trevo", "Por Onde Andei", Pra Você Guardei o Amor", que fizeram parte da setlist da apresentação. Nando Reis e Ana Vitória - Foto: Divulgação/FIB24 Logo em seguida, o grupo Só Pra Contrariar se apresentou no evento com um show inédito para o interior do estado. A banda emocionou os fãs com

Cacau Novaes lança dois livros de poesia no FLIFS

Cacau Novaes participa do Festival Literário e Cultural de Feira de Santana nesta quinta-feira (29), onde participa de uma mesa de conversa e lança dois livros. O escritor participa do Mesa 04, às 17 horas, quando lança e fala sobre seu livro de poesia "Eu só queria ver o pôr do sol", publicado pela Editora Mondrongo, seguido de uma sessão de autógrafos. O bate papo será mediado pelo Professor Fernando Costa e acontece na Praça do Cordel Mestra Lainha. Neste seu livro, Cacau Novaes se debruça sobre a terra arrasada pelas guerras, as mazelas da humanidade, os problemas sociais das grandes cidades, como os esgotos a céu aberto, entro outros. Poesia que nasce no seio de onde vem o cheiro de miséria e a desigualdade. Já às 18 horas, o poeta lança o seu livro "Fonte de Beber Água", publicado pela Cogito Editora, onde acontece também uma sessão de autógrafos. O lançamento acontece no stand da Cogito Editora. O livro é uma obra inspirada na vivência do poeta em suas orige

Cacau Novaes entrevista Nego Jhá: 'Vem pro cabaré'

Nêgo Jhá é uma banda do interior da Bahia, da cidade de Iguaí, situada no Centro Sul do estado, criada em janeiro de 2018, por Guilherme Santana e Gabriel Almeida, através de u ma simples brincadeira entre amigos, que resultou em um trabalho profissional.  A banda já contabiliza mais de 30 milhões de visualizações no YouTube com suas músicas, entre elas, destaca-se “Cabaré”, música de trabalho gravada por artistas famosos, que compartilharam vídeos, que viralizaram na internet, ouvindo e dançando o hit do momento em todo o Brasil. Até no BBB21 da Rede Globo já tocou a música dos garotos. Foto: Divulgação Confira abaixo a entrevista com os integrantes da Nego Jhá: Cacau Novaes - Como surgiu a ideia de criar Nego Jhá? Como tudo começou?  Nego Jhá -  Através de uma brincadeira entre mim, Guilherme, e meu amigo Gabriel, que toca teclado.  No início não tínhamos em mente de que isso se tornaria algo profissional, pensamos apenas em gravar por diversão e resenha. Cacau Novaes -  É uma dupl

FIB 2024: Confira grade completa do Festival de Inverno Bahia

Em 2024, o Festival de Inverno Bahia (FIB) comemora 18 anos com muito mais música, de 23 a 25 de agosto no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista - BA. Nando Reis e Ana Vitória, SPC, Xand Avião, Samuel Rosa, Maiara e Maraísa, Ana Castela, Jão, Seu Jorge, Menos é Mais e Filhos de Jorge  estão entre as atrações confirmadas no line up do palco principal do evento. Na sexta (23) e no sábado (24), o evento começa às 20h. No domingo (25), a programação começa às 19h. No dia 23 de agosto, três vozes vão se unir para cantar grandes sucessos no palco do FIB24. De um lado, a doçura e leveza de Ana Caetano e Vitória Falcão, o duo  ANAVITÓRIA , que conquistou o mundo com um talento único e diferenciado. Do outro, a elegância e experiência de  Nando Reis , que há mais de 40 anos é referência e parte importante da história da música brasileira.  Quem também chega ao Parque Teopompo de Almeida, no primeiro dia do festival é o cantor  Xand Avião.  Com 22 anos de carreira, el

Nosso Sarau de julho tem Vladimir Queiroz como escritor convidado, entre outras atrações

Vladimir Queiroz é o escritor convidado do Nosso Sarau, quarta-feira (31), às 18h, para um bate papo no Goethe-Institut Salvador sobre sua trajetória literária.  O evento tem ainda recital de poesia com Alvorecer Santos, Ametista Nunes, Cacau Novaes, Décio Torres, Jeane Sánchez, João Fernando Gouveia, Martha Potiguar e Rosana Paulo. As apresentações musicais serão com Di Carvalho e Chá Rize.   O Nosso Sarau tem a produção e curadoria de Cacau Novaes, com o apoio do Goethe-Institut Salvador Bahia. A entrada é gratuita e o evento também é transmitido através do Instagram: @nossosarau.ssa   Sobre o autor: Vladimir Queiroz da Silva (1962), natural de Feira de Santana (BA) Publicou os livros: Seres & Dizeres (Scortecci Editora (SP) - 1995), Terracota (As letras da Bahia da Bahia (BA) - 2001), Infantilis (EGBA - 2003), ABCdito e outros ditos mais (EGBA - 2003), Apokálupsis do Sertão (EGBA - 2006), Luminescência (EGBA - 2008), Instinto (EGBA - 2010), Alcatruz (EGBA - 2011), Nuances (EGBA