Pular para o conteúdo principal

Biblioteca Municipal de Iguaí promove lançamento de livros de escritor iguaiense nesta sexta (22)

A Biblioteca Pública Municipal Professora Eulina Assunção Novaes promove na sexta-feira (22), às 17h30, o lançamento dos livros "O Sujeito Nulo no Português Popular da Bahia" e "Xande e o Sapo Romualdo", do professor, poeta e escritor José Carlos Assunção Novaes (Cacau Novaes).


O evento promete ser um grande encontro cultural, segundo Andréa Lacerda, diretora da biblioteca, já que acontecerá também na parte externa, em frente à Praça Juracy Magalhães, com uma estrutura com toldos, cadeira e um mini palco, onde acontecerão apresentações com crianças do SCFV e show musical com artistas locais, além de bate papo com o escritor sobre os seus livros e sua carreira literária. Cacau Novaes também vai interagir com as crianças, com a presença do Sapo Romualdo, personagem do livro infantil. Logo a seguir, haverá uma sessão de autógrafos na parte interna da biblioteca. Mais detalhes da programação completa serão divulgados em breve.

O lançamento dos livros e toda a programação está sendo organizada pela diretoria da Biblioteca Pública Municipal, diretoria de Cultura e Secretaria de Educação de Iguaí.

Sobre os livros

O livro "O Sujeito Nulo no Português Popular da Bahia" é o resultado de uma pesquisa do autor realizada durante o período em que cursava mestrado na Universidade Federal da Bahia. Foi lançado em março deste ano na Livraria Leitura no Salvador Shopping, na capital baiana.


Já "Xande e o Sapo Romualdo" é o primeiro livro infantil de Cacau Novaes e foi lançando virtualmente, devido à pandemia do coronavírus, em julho do ano passado. Sendo assim, o escritor está aproveitando o momento para lançá-lo presencialmente pela primeira vez.

Sobre o autor

Cacau Novaes – nome artístico de José Carlos Assunção Novaes, poeta e escritor, natural de Iguaí, Bahia. Estudante de doutorado em Língua e Cultura. Mestre em Letras. Especialista em: Língua Portuguesa; Língua Portuguesa com Ênfase em Produção Textual; Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa. Licenciado em Letras Vernáculas. Membro correspondente da Academia de Letras de Goiás (ALG), da Academia de Artes Ciências e Letras de Vitória (ACLAV) e do Núcleo Académico de Letras e Artes de Portugal (NALAP). É Cônsul do Parlamento Internacional de Escritores de Cartagena (Colômbia), membro do Conselho Editorial da Revista Ecléctica (Colômbia). É criador e diretor do grupo Poesia & Cia., formado por jovens e adolescentes de Iguaí, Bahia, que, através do teatro, levou a poesia dramatizada pelo estado da Bahia (1998-2015). Contribuiu para a fundação e foi vice-presidente do ICBIE EUROPA (Instituto de Cultura Brasil Itália Europa), 2005-2007, em Salvador - Bahia. Foi membro do Conselho Municipal de Política Cultural de Salvador (2019-2019) e membro suplente do Conselho Estadual de Cultura do Estado da Bahia (2020-2022). Idealizador e curador do Nosso Sarau, evento que acontece na Biblioteca do Goethe-Institut Salvador. Coordenador territorial da Antologia Bardos Baianos - Território Médio Sudoeste da Bahia, Cogito Editora.


Livros publicados: Marádida, Selo Letras da Bahia - Bahia/2002 e Editora Buriti – Minas Gerais/2017; Os poetas estão vivos, Editora Mondrongo - Bahia/2015, As Sandálias, Editora Mondrongo - Bahia/2016; Você não sabe do que é capaz, Editora Penalux - São Paulo/2017; Xande e o Sapo Romualdo, Editora Penalux - São Paulo/2021; O sujeito nulo no português popular da Bahia, Paco Editorial - São Paulo, 2021.

Participação em antologias: Poetas Brasileiros de Hoje 1986, Shogum Arte - Rio de Janeiro/1986; Antologia V Festival de Inverno da Bahia, COREC - Bahia/1994; Antologia e Memória do VII FIB, COREC - Bahia/1996; Obras Poéticas: Concurso Regional de Poesia, JP Produções Poéticas - Bahia/1998; XIII Antologia de Poetas e Escritores do Brasil, Volume XXXIV, Grupo Brasília de Comunicação - Distrito Federal/1997; Antologia e Memória do IX e X FIB, COREC - Bahia/1999; Romaria e/ou passagem para um novo tempo, EDC/UNI-American - Bahia/2007; Vozes Portuguesas: 1ª Antologia do Núcleo Académico de Letras e Artes de Lisboa, Editora Literarte – Rio de Janeiro/2017; Cafezin dos Poetas, Editora Palavra É Arte - São Paulo/2019; Kama: poemas e contos eróticos, v.2, Cogito Editora - Bahia/2021; Coletânea Sintonia Cultural, Editora Machado - Rio de Janeiro/2021; Antologia Direito e Arte: Pelo Direito na Poesia v.2, Editora Tirant Brasil – São Paulo/2021; Antologia Direito e Arte: Pela Poesia no Direito v.3, Editora Tirant Brasil - São Paulo/2021; Antologia Poética Bardos Baianos Médio Sudoeste da Bahia, Cogito Editora - Bahia/2022; Antologia Iberoamerica Ciudadanos de la Pandemia, Colômbia/2022; Antologia Luna y Estrella para un Sahara Libre, M.I.E.L. - Argentina/2022. Concepções e perspectivas para a educação, v.1 (Amplamente, Rio Grande do Sul/2021), com o artigo A variação social e o parâmetro do sujeito nulo.

Revistas: Iararana: Revista de arte, crítica e literatura, n.6 - Bahia/2001; Bahia Beat, Edições Tupyhanarkus - Bahia/2018; La Joven Parca: Literatura y Revelación, Plaquete y Arte - Colômbia/2020; Eclética: Revista Literaria de Poetas y Escritores de San Jacinto, Bolívar-Colombia - Colômbia/2020; Voces Insurgentes: Revista Internacional de Arte y Cultura, n.3, Ano 1, M.I.E.L. - Argentina/2021; Santa Sherwood, n.7, Editorial Santa Sherwood – Chile/2022; Voces Insurgentes: Revista Internacional de Arte y Cultura, n.7, Ano 2, M.I.E.L. - Argentina/2021.

Dicionários: Dicionário de Autores Baianos, Secult - Bahia/2006; Dicionário Contemporâneos de Escritores do Nordeste, Òmnira, Salvador/2022.


Serviço:

O quê: LANÇAMENTO

  • O Sujeito Nulo no Português da Bahia
  • Xande e o Sapo Romualdo

Autor: José Carlos Assunção Novaes (Cacau Novaes)

Onde: Biblioteca Pública Municipal Professora Eulina Assunção Novaes - Praça Juracy Magalhães, Iguaí, Bahia

Quando: Sexta-feira, 22/07/2022 - 17h30

QuantoEvento gratuito

Valor dos livros (preços promocionais):

  • O Sujeito Nulo no Português da Bahia - R$ 45,00
  • Xande e o Sapo Romualdo - R$ - 40,00

Observação: pagamento a dinheiro, pix, transferência, crédito e débito


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nosso Sarau: Suênio Campos de Lucena participa de bate papo e sessão de autógrafos nesta quarta (18)

A próxima edição do Nosso Sarau tem como convidado Suênio Campos de Lucena, que participa de um bate papo, mediado por Décio Torres, sobre a sua trajetória literária, além de uma sessão de autógrafos do seu livro Histórias de Júlia . O evento acontece no dia 18 de setembro (quarta-feira), às 18h, no KreativLat do Goethe-Institut Salvador, com uma programação de inclui um recital de poesia com Alvorecer Santos, Ametista Nunes, Anajara Tavares, Cacau Novaes, Décio Torres, João Fernando Gouveia, Katiana Rigaud, Marcos Peixe, Martha Potiguar e Rosana Paulo, e apresentações musicais com Pedro Manuel e Chá Rize. O Nosso Sarau tem a produção e curadoria de Cacau Novaes, com o apoio do Goethe-Institut Salvador Bahia. A entrada é gratuita. O evento também é transmitido pelo perfil do Instagram @nossosarau.ssa , na íntegra. Sobre o autor SUÊNIO CAMPOS DE LUCENA é escritor e professor universitário. Nascido no sertão da Paraíba, é radicado em Salvador. É autor do romance Histórias de Júlia

Cacau Novaes entrevista Nego Jhá: 'Vem pro cabaré'

Nêgo Jhá é uma banda do interior da Bahia, da cidade de Iguaí, situada no Centro Sul do estado, criada em janeiro de 2018, por Guilherme Santana e Gabriel Almeida, através de u ma simples brincadeira entre amigos, que resultou em um trabalho profissional.  A banda já contabiliza mais de 30 milhões de visualizações no YouTube com suas músicas, entre elas, destaca-se “Cabaré”, música de trabalho gravada por artistas famosos, que compartilharam vídeos, que viralizaram na internet, ouvindo e dançando o hit do momento em todo o Brasil. Até no BBB21 da Rede Globo já tocou a música dos garotos. Foto: Divulgação Confira abaixo a entrevista com os integrantes da Nego Jhá: Cacau Novaes - Como surgiu a ideia de criar Nego Jhá? Como tudo começou?  Nego Jhá -  Através de uma brincadeira entre mim, Guilherme, e meu amigo Gabriel, que toca teclado.  No início não tínhamos em mente de que isso se tornaria algo profissional, pensamos apenas em gravar por diversão e resenha. Cacau Novaes -  É uma dupl

Festival de Inverno Bahia se consolida como um dos maiores eventos do interior do Nordeste

O Festival de Inverno Bahia, mais uma vez, atraiu um grande público, se consolidando como um dos maiores eventos do interior do Nordeste brasileiro. Durante três dias, diversos artistas se apresentaram no palco principal, no palco alternativo e em outros locais do Parque Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Festival de Inverno Bahia - Foto: Cacau Novaes A abertura da 18ª edição do evento aconteceu na noite de sexta-feira (23) com Nando Reis e a dupla AnaVitória, que foram responsáveis por estrear o palco principal do Festival de Inverno 2024. O público se encantou com sucessos como "All Star", "Ai, Amor", "Fica", "Trevo", "Por Onde Andei", Pra Você Guardei o Amor", que fizeram parte da setlist da apresentação. Nando Reis e Ana Vitória - Foto: Divulgação/FIB24 Logo em seguida, o grupo Só Pra Contrariar se apresentou no evento com um show inédito para o interior do estado. A banda emocionou os fãs com

Terno de Reis Estrela Brilhante de Iguaí é contemplado no edital Cultura na Palma da Mão

O Terno de Reis Estrela Brilhante, de Iguaí, foi contemplado com o edital Cultura na Palma da Mão, promovido pelo Governo do Estado da Bahia e a Secretaria Estadual de Cultura, através da Lei Aldir Blanc, em parceria com a Secretaria Especial de Cultura e o Ministério de Turismo. O grupo é liderado pela senhora Ana Lacerda, em um verdadeiro ato de resistência para manter viva a tradição da cultura popular no município. São ainda poucos que ainda permanecem mostrando a riqueza de nossas raízes culturais. Todo o projeto estará disponível nas plataformas digitais, a partir de hoje (09) no Instagram @terno.de.reis (veja abaixo) e no canal do YouTube Grupo Estrela Brilhante Iguai Bahia . Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Grupo Estrela Brilhante (@terno.de.reis)

Em abril, estreia Baianidade, o novo reality show da Bahia

Baianidade, o novo reality show da Bahia estreia em abril; Hariane e Cazé são os primeiros participantes da casa Diz o ditado que baiano não nasce, estreia. Com um certo dom original, grandes nomes da música e do entretenimento fazem sucesso na mídia, e inegavelmente, a Bahia é uma verdadeira fábrica de talentos. E, a Bahia sai na frente mais uma vez e traz uma grande novidade: com uma pitada de axé, em abril, estreia o Baianidade, o novo reality show da Bahia.  Pela primeira vez na história, um programa com 20 participantes, 10 mulheres e 10 homens confinados dentro de uma mansão na capital baiana (local ainda não foi divulgado) disputando o prêmio de R$10 mil reais para o grande vencedor (a). Sob o comando do apresentador Vitor Cirne, mais conhecido como o “Boninho da Bahia” garante que serão 16 dias de puro entretenimento e muitas surpresas.  “A cada dia será uma novidade diferente. A grande novidade é que o apresentador (eu que vos fala – risos) também estará no mesmo ambiente conf