Pular para o conteúdo principal

Após dois anos de pandemia, Ticomia confirma sucesso conquistado em 35 anos de história

Depois de dois anos de interrupção devido à pandemia da covid-19, o Forró Ticomia, considerado a maior festa do São João da Bahia, confirmou o seu crescimento e sucesso conquistado nesses 35 anos de história. Durante a edição 2022, realizada no sábado, dia 25 de junho, na Fazenda El Dourado, em Ibicuí, milhares de pessoas compareceram ao evento, marcado este ano pela alegria comandada pelas atrações musicais, infraestrutura ampliada, serviço all inclusive permanente e de qualidade, segurança, animação e muita gente bonita

Grandes atrações passaram pelos dois palcos do Ticomia - Foto: Divulgação

Com o tema ReViva o Forró, o Ticomia junino foi aberto pelo cantor paraibano Luan Estilizado, seguido do show de Raí Saia Rodada e do sanfoneiro Dorgival Dantas. Depois, subiram ao palco Vitor Fernandes, Tarcísio do Acordeon, Mastruz com Leite, Banda Lordão e a estreia do cantor revelação Otávio Mateus. A última atração a se apresentar foi Jonas Esticado, que embalou os foliões no encerramento da grande festa. 

Sara Dourado e Kokó da Banda Lordão - Foto: Divulgação

Todos os artistas manifestaram a alegria de participar do Ticomia por considerar o evento uma referência no calendário do forró nacional. O forrozeiro Raí Saia Rodada afirmou que “o Ticomia está de parabéns pelas atrações que reúne, pelo público que concentra - uma galera de várias partes do País - e pela estrutura do evento. Eu que participei da última edição, espero retornar aqui muito mais vezes”, acrescentou. 

Tarcíso do Acordeom entre os diretores do Ticomia, Sara e Douradinho
Foto: Divulgação

O produtor-executivo Raul Dourado ressaltou o esforço de seus pais Douradinho e Sara – e de toda a família – “que sempre colocaram muito amor e profissionalismo na realização de nosso evento no município de Ibicuí, a capital do forró na Bahia, com tradição, credibilidade, compromisso com o forró e com a cultura nordestina”. Ele revelou que o conceito da festa em 2022 começou a ser planejado há um ano, avaliando as atrações, os ritmos e os grandes artistas nacionais que já se apresentaram e os que ainda faltam participar do Ticomia, os detalhes temáticos e a operacionalização mais eficiente dos serviços.

Ticomia inovou na infraestrutura - Foto: Divulgação
 
Este ano, o Ticomia inovou com maiores espaços na infraestrutura, melhor distribuição dos serviços disponibilizados, cenografia mais moderna e sempre focada na cultura nordestina, shows pirotécnicos a cada atração, aspectos que reforçaram o charme do evento e a alegria dos participantes, cujo público é formado por pessoas de todas as idades e gêneros. 

Muita alegria no rosto do público - Foto: Divulgação

Vila do Forró – Além do revezamento das bandas nos dois palcos da Fazenda El Dourado, a festa manteve o clima de forró pé-de-serra na vila cenográfica montada em outro extremo do espaço reservado ao evento, com a apresentação de grupos regionais. Desta vez, as atrações Terno e Chinela, Forró do Cariri e Andinho Brito embalaram com a alegria e a simplicidade, características da festa junina em cidades do interior. 

Thaís de Paula Reis e Júnior Reis - Foto: Divulgação

Uma das novidades foi a Cabana da Cachaça, uma criativa casa de taipa construída na Vila, no estilo rural, com mil litros de variadas aguardentes. Além do pequeno palco, em forma de coreto, a chamada Vila do Forró possui cenografia específica e é arrodeada por barracas de serviços tradicionais da festa, como o churrasco de boi no espeto, queijo coalho, crepes, tapiocas recheadas, cerveja, refrigerantes, água de coco, caldo de cana, frozen, doces e bebidas típicas. 

Muita emoção marcou o Ticomia 2022 - Foto: Divulgação

Homenagens – Ao recomeçar a festa, no início da tarde de sábado, a família Dourado lembrou dos foliões e dos forrozeiros locais que frequentavam o Ticomia e que foram para outro plano durante os dois anos de crise sanitária da covid-19. 

Para Lourival Dourado, fundador do evento, o símbolo do Ticomia em 2022 é o sentimento de recomeçar. “Recomeço de nossa alegria, por estarmos aqui depois de tanta luta e tantas perdas. Em março de 2020, a chegada da pandemia surpreendeu a todos nós. Ficamos dois anos sem nos ver, sem viver e sentir a energia desta festa. Lembramos de todos que se foram e que amavam o São João: o saudoso Seu Vandinha, forrozeiro que Ibicuí jamais vai esquecer, Caburé, o amigo que não perdia um ano desse evento, Seu Chiquinho, cuja memória estará sempre presente entre nós”, lamentou. 

Douradinho e o filho, Raul Dourado - Foto: Divulgação

“Mas é o momento de celebrar a vida, o nosso reencontro, e a palavra de ordem é re-viver o forró, reviver essa festa que é a maior e mais bonita do São João baiano. Viva Luiz Gonzaga! Viva a cultura do Nordeste!”, declarou Douradinho ao iniciar uma nova experiência do Ticomia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festival de Inverno Bahia se consolida como um dos maiores eventos do interior do Nordeste

O Festival de Inverno Bahia, mais uma vez, atraiu um grande público, se consolidando como um dos maiores eventos do interior do Nordeste brasileiro. Durante três dias, diversos artistas se apresentaram no palco principal, no palco alternativo e em outros locais do Parque Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Festival de Inverno Bahia - Foto: Cacau Novaes A abertura da 18ª edição do evento aconteceu na noite de sexta-feira (23) com Nando Reis e a dupla AnaVitória, que foram responsáveis por estrear o palco principal do Festival de Inverno 2024. O público se encantou com sucessos como "All Star", "Ai, Amor", "Fica", "Trevo", "Por Onde Andei", Pra Você Guardei o Amor", que fizeram parte da setlist da apresentação. Nando Reis e Ana Vitória - Foto: Divulgação/FIB24 Logo em seguida, o grupo Só Pra Contrariar se apresentou no evento com um show inédito para o interior do estado. A banda emocionou os fãs com

Cacau Novaes lança dois livros de poesia no FLIFS

Cacau Novaes participa do Festival Literário e Cultural de Feira de Santana nesta quinta-feira (29), onde participa de uma mesa de conversa e lança dois livros. O escritor participa do Mesa 04, às 17 horas, quando lança e fala sobre seu livro de poesia "Eu só queria ver o pôr do sol", publicado pela Editora Mondrongo, seguido de uma sessão de autógrafos. O bate papo será mediado pelo Professor Fernando Costa e acontece na Praça do Cordel Mestra Lainha. Neste seu livro, Cacau Novaes se debruça sobre a terra arrasada pelas guerras, as mazelas da humanidade, os problemas sociais das grandes cidades, como os esgotos a céu aberto, entro outros. Poesia que nasce no seio de onde vem o cheiro de miséria e a desigualdade. Já às 18 horas, o poeta lança o seu livro "Fonte de Beber Água", publicado pela Cogito Editora, onde acontece também uma sessão de autógrafos. O lançamento acontece no stand da Cogito Editora. O livro é uma obra inspirada na vivência do poeta em suas orige

Cacau Novaes entrevista Nego Jhá: 'Vem pro cabaré'

Nêgo Jhá é uma banda do interior da Bahia, da cidade de Iguaí, situada no Centro Sul do estado, criada em janeiro de 2018, por Guilherme Santana e Gabriel Almeida, através de u ma simples brincadeira entre amigos, que resultou em um trabalho profissional.  A banda já contabiliza mais de 30 milhões de visualizações no YouTube com suas músicas, entre elas, destaca-se “Cabaré”, música de trabalho gravada por artistas famosos, que compartilharam vídeos, que viralizaram na internet, ouvindo e dançando o hit do momento em todo o Brasil. Até no BBB21 da Rede Globo já tocou a música dos garotos. Foto: Divulgação Confira abaixo a entrevista com os integrantes da Nego Jhá: Cacau Novaes - Como surgiu a ideia de criar Nego Jhá? Como tudo começou?  Nego Jhá -  Através de uma brincadeira entre mim, Guilherme, e meu amigo Gabriel, que toca teclado.  No início não tínhamos em mente de que isso se tornaria algo profissional, pensamos apenas em gravar por diversão e resenha. Cacau Novaes -  É uma dupl

FIB 2024: Confira grade completa do Festival de Inverno Bahia

Em 2024, o Festival de Inverno Bahia (FIB) comemora 18 anos com muito mais música, de 23 a 25 de agosto no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista - BA. Nando Reis e Ana Vitória, SPC, Xand Avião, Samuel Rosa, Maiara e Maraísa, Ana Castela, Jão, Seu Jorge, Menos é Mais e Filhos de Jorge  estão entre as atrações confirmadas no line up do palco principal do evento. Na sexta (23) e no sábado (24), o evento começa às 20h. No domingo (25), a programação começa às 19h. No dia 23 de agosto, três vozes vão se unir para cantar grandes sucessos no palco do FIB24. De um lado, a doçura e leveza de Ana Caetano e Vitória Falcão, o duo  ANAVITÓRIA , que conquistou o mundo com um talento único e diferenciado. Do outro, a elegância e experiência de  Nando Reis , que há mais de 40 anos é referência e parte importante da história da música brasileira.  Quem também chega ao Parque Teopompo de Almeida, no primeiro dia do festival é o cantor  Xand Avião.  Com 22 anos de carreira, el

Nosso Sarau de julho tem Vladimir Queiroz como escritor convidado, entre outras atrações

Vladimir Queiroz é o escritor convidado do Nosso Sarau, quarta-feira (31), às 18h, para um bate papo no Goethe-Institut Salvador sobre sua trajetória literária.  O evento tem ainda recital de poesia com Alvorecer Santos, Ametista Nunes, Cacau Novaes, Décio Torres, Jeane Sánchez, João Fernando Gouveia, Martha Potiguar e Rosana Paulo. As apresentações musicais serão com Di Carvalho e Chá Rize.   O Nosso Sarau tem a produção e curadoria de Cacau Novaes, com o apoio do Goethe-Institut Salvador Bahia. A entrada é gratuita e o evento também é transmitido através do Instagram: @nossosarau.ssa   Sobre o autor: Vladimir Queiroz da Silva (1962), natural de Feira de Santana (BA) Publicou os livros: Seres & Dizeres (Scortecci Editora (SP) - 1995), Terracota (As letras da Bahia da Bahia (BA) - 2001), Infantilis (EGBA - 2003), ABCdito e outros ditos mais (EGBA - 2003), Apokálupsis do Sertão (EGBA - 2006), Luminescência (EGBA - 2008), Instinto (EGBA - 2010), Alcatruz (EGBA - 2011), Nuances (EGBA