Pular para o conteúdo principal

Após dois anos de pandemia, Ticomia confirma sucesso conquistado em 35 anos de história

Depois de dois anos de interrupção devido à pandemia da covid-19, o Forró Ticomia, considerado a maior festa do São João da Bahia, confirmou o seu crescimento e sucesso conquistado nesses 35 anos de história. Durante a edição 2022, realizada no sábado, dia 25 de junho, na Fazenda El Dourado, em Ibicuí, milhares de pessoas compareceram ao evento, marcado este ano pela alegria comandada pelas atrações musicais, infraestrutura ampliada, serviço all inclusive permanente e de qualidade, segurança, animação e muita gente bonita

Grandes atrações passaram pelos dois palcos do Ticomia - Foto: Divulgação

Com o tema ReViva o Forró, o Ticomia junino foi aberto pelo cantor paraibano Luan Estilizado, seguido do show de Raí Saia Rodada e do sanfoneiro Dorgival Dantas. Depois, subiram ao palco Vitor Fernandes, Tarcísio do Acordeon, Mastruz com Leite, Banda Lordão e a estreia do cantor revelação Otávio Mateus. A última atração a se apresentar foi Jonas Esticado, que embalou os foliões no encerramento da grande festa. 

Sara Dourado e Kokó da Banda Lordão - Foto: Divulgação

Todos os artistas manifestaram a alegria de participar do Ticomia por considerar o evento uma referência no calendário do forró nacional. O forrozeiro Raí Saia Rodada afirmou que “o Ticomia está de parabéns pelas atrações que reúne, pelo público que concentra - uma galera de várias partes do País - e pela estrutura do evento. Eu que participei da última edição, espero retornar aqui muito mais vezes”, acrescentou. 

Tarcíso do Acordeom entre os diretores do Ticomia, Sara e Douradinho
Foto: Divulgação

O produtor-executivo Raul Dourado ressaltou o esforço de seus pais Douradinho e Sara – e de toda a família – “que sempre colocaram muito amor e profissionalismo na realização de nosso evento no município de Ibicuí, a capital do forró na Bahia, com tradição, credibilidade, compromisso com o forró e com a cultura nordestina”. Ele revelou que o conceito da festa em 2022 começou a ser planejado há um ano, avaliando as atrações, os ritmos e os grandes artistas nacionais que já se apresentaram e os que ainda faltam participar do Ticomia, os detalhes temáticos e a operacionalização mais eficiente dos serviços.

Ticomia inovou na infraestrutura - Foto: Divulgação
 
Este ano, o Ticomia inovou com maiores espaços na infraestrutura, melhor distribuição dos serviços disponibilizados, cenografia mais moderna e sempre focada na cultura nordestina, shows pirotécnicos a cada atração, aspectos que reforçaram o charme do evento e a alegria dos participantes, cujo público é formado por pessoas de todas as idades e gêneros. 

Muita alegria no rosto do público - Foto: Divulgação

Vila do Forró – Além do revezamento das bandas nos dois palcos da Fazenda El Dourado, a festa manteve o clima de forró pé-de-serra na vila cenográfica montada em outro extremo do espaço reservado ao evento, com a apresentação de grupos regionais. Desta vez, as atrações Terno e Chinela, Forró do Cariri e Andinho Brito embalaram com a alegria e a simplicidade, características da festa junina em cidades do interior. 

Thaís de Paula Reis e Júnior Reis - Foto: Divulgação

Uma das novidades foi a Cabana da Cachaça, uma criativa casa de taipa construída na Vila, no estilo rural, com mil litros de variadas aguardentes. Além do pequeno palco, em forma de coreto, a chamada Vila do Forró possui cenografia específica e é arrodeada por barracas de serviços tradicionais da festa, como o churrasco de boi no espeto, queijo coalho, crepes, tapiocas recheadas, cerveja, refrigerantes, água de coco, caldo de cana, frozen, doces e bebidas típicas. 

Muita emoção marcou o Ticomia 2022 - Foto: Divulgação

Homenagens – Ao recomeçar a festa, no início da tarde de sábado, a família Dourado lembrou dos foliões e dos forrozeiros locais que frequentavam o Ticomia e que foram para outro plano durante os dois anos de crise sanitária da covid-19. 

Para Lourival Dourado, fundador do evento, o símbolo do Ticomia em 2022 é o sentimento de recomeçar. “Recomeço de nossa alegria, por estarmos aqui depois de tanta luta e tantas perdas. Em março de 2020, a chegada da pandemia surpreendeu a todos nós. Ficamos dois anos sem nos ver, sem viver e sentir a energia desta festa. Lembramos de todos que se foram e que amavam o São João: o saudoso Seu Vandinha, forrozeiro que Ibicuí jamais vai esquecer, Caburé, o amigo que não perdia um ano desse evento, Seu Chiquinho, cuja memória estará sempre presente entre nós”, lamentou. 

Douradinho e o filho, Raul Dourado - Foto: Divulgação

“Mas é o momento de celebrar a vida, o nosso reencontro, e a palavra de ordem é re-viver o forró, reviver essa festa que é a maior e mais bonita do São João baiano. Viva Luiz Gonzaga! Viva a cultura do Nordeste!”, declarou Douradinho ao iniciar uma nova experiência do Ticomia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cacau Novaes entrevista Nego Jhá: 'Vem pro cabaré'

Nêgo Jhá é uma banda do interior da Bahia, da cidade de Iguaí, situada no Centro Sul do estado, criada em janeiro de 2018, por Guilherme Santana e Gabriel Almeida, através de u ma simples brincadeira entre amigos, que resultou em um trabalho profissional.  A banda já contabiliza mais de 30 milhões de visualizações no YouTube com suas músicas, entre elas, destaca-se “Cabaré”, música de trabalho gravada por artistas famosos, que compartilharam vídeos, que viralizaram na internet, ouvindo e dançando o hit do momento em todo o Brasil. Até no BBB21 da Rede Globo já tocou a música dos garotos. Foto: Divulgação Confira abaixo a entrevista com os integrantes da Nego Jhá: Cacau Novaes - Como surgiu a ideia de criar Nego Jhá? Como tudo começou?  Nego Jhá -  Através de uma brincadeira entre mim, Guilherme, e meu amigo Gabriel, que toca teclado.  No início não tínhamos em mente de que isso se tornaria algo profissional, pensamos apenas em gravar por diversão e resenha. Cacau Novaes -  É uma dupl

Morro de São Paulo recebeu artistas e turistas em festival neste fim de semana

Durante o fim de semana, de quinta (15) a sábado (17), Morro de São Paulo realizou a 7ª edição do seu festival em um dos destinos mais procurados por turistas do Brasil e de outros países. Vina Calmon - Cheiro de Amor - Foto: Cacau Novaes O evento aconteceu na Segunda Praia, de forma gratuita, e contou com shows de diversos artistas. No primeiro dia do evento (15), passaram pelo palco Dayane Félix, Afrocidade e Cheiro de Amor. Já na sexta-feira (16), os shows foram de Batifun, Negra Cor e Jau. No último dia (17), somente Degê conseguiu se apresentar, devido às fortes chuvas que caíram na ilha, sendo cancelada a programação, que ainda tinha em sua grade os shows de Luiz Caldas e Filhos de Jorge. Jau - Foto: Divulgação Mesmo com esse imprevisto, o Festival de Morro de São Paulo foi um sucesso, com a presença de um grande público, que também curtiu os atrativos naturais da ilha. Adelmo Casé - Negra Cor - Foto: Divulgação Confiram mais vídeos no Instagram de Cacau Novaes : Ver es

Nosso Sarau inicia encontros de 2024 com Douglas de Almeida e convidados

O Nosso Sarau volta às atividades, iniciando os encontros deste ano com muita poesia, música, bate papo literário, entre outras atividades artísticas. A primeira edição de 2024, no dia 20 de março, às 18h, traz como convidado o poeta Douglas de Almeida. O escritor falará sobre a nova edição de seu livro “Não sei se sou”, que foi relançado recentemente no MAM – Museu de Arte Moderna da Bahia, e sua trajetória literária, sob mediação de Cacau Novaes. Haverá ainda uma sessão de autógrafos. Durante o evento, acontece um recital de poesia com a participação de Alvorecer Santos, Ametista Nunes, Cacau Novaes, Jeane Sánchez, Jovina Souza, Luís Aseokaynha, Marcos Peixe, Ramon Argolo e Rosana Paulo. As apresentações musicais serão com Di Carvalho e Evandro Correia, abrilhantando a noite com canções autorais. Realizado mensalmente no Goethe-Institut Salvador, o Nosso Sarau tem produção e curadoria de Cacau Novaes, com colaboração de Alvorecer Santos e Marcos Peixe. A entrada é gratuita. Sob

New face da 40 Graus Models, Ana Clara Rios passa férias na Bahia

Ana Clara Rios, new face da 40 Graus Models, agência de Sérgio Mattos, está na Bahia para passar as férias com a família e amigos.  Ana Clara Rios - Foto: Divulgação Pensando em sua carreira, Ana Clara, que é de Iguaí, logo estará de volta ao Rio de Janeiro, para concluir o curso de atriz na escola de teatro Nu Espaço. Além de brilhar como modelo, com certeza também vai arrasar no palco e nas telas. Ana Clara Rios - Fotos: Divulgação / Montagem: cacaunovaes.com Sobre a 40 Graus Models Fundada em 2004, a 40 Graus Models é uma das principais agências do Brasil e conta com um elenco de mais de duzentos modelos, incluindo top models como Nayara Oliver, Anne de Paula, Mahany, Paula La Croix, Gabriel Sihnel, Jullio Reis, Brayan Lucas, entre outros. E o prestígio vai além do Brasil: no ano de 2005, a conceituada revista americana V Magazine indicou a 40 Graus Models como uma das principais agências de modelos do cenário internacional.  Sérgio Mattos e Ana Clara Rios na 40º Models - Foto:

O fervor dos anos 80

No ano de 1983 eu comecei a trabalhar em um grande banco privado, situado no comércio de Salvador. Nessa época eu estava com dezenove anos de idade. Trabalhava seis horas, das treze horas às dezenove horas. Às vezes, saía muito apressado para chegar no Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas. Eu estava no 3º ano de Contabilidade, antigo 2º Grau. Ao largar o trabalho dezenove horas, eu subia no Elevador Lacerda para Cidade Alta, descia andando pela Rua Chile, passava pela Barroquinha e subia alguns degraus de uma escadaria que me levava a Rua do Paraíso e, por fim, chegando na Rua da Mangueira onde ficava o meu colégio. Essa caminhada era diária e tinha que fazer correndo para não chegar tão atrasado. Quando terminei o curso colegial de Contabilidade, continuei fazendo quase este mesmo percurso, descia a Chile e subia a Avenida Sete Setembro para estar no Curso Pré-Vestibular Sartre. Trio Camelão/Chiclete - Foto: Jornal Correio da Bahia Pela manhã, antes de começar a t