Pular para o conteúdo principal

Top 14: relembre as melhores músicas do Beto Guedes

Dentre os membros do Clube da Esquina, Beto Guedes pode até não ter sido o que lançou mais álbuns, mas isso com certeza não diminui o tamanho do sucesso do cantor. 


Foto: Divulgação


O fato é que as canções lançadas por ele, lá na década de 70, nunca foram esquecidas. Famoso pela beleza dos arranjos, Beto também é dono de algumas das letras mais bonitas da MPB. 
Bora relembrar os sucessos do cantor? Você vai saber um pouco mais sobre:
e muito mais…


Quem é Beto Guedes?
Apesar de seu caso de amor com Belo Horizonte, Alberto de Castro Guedes nasceu em Montes Claros, no norte de Minas Gerais. Nascido em 13 de agosto de 1951, o cantor completa 69 anos em 2020. 
Na capital mineira, ainda criança, Beto conheceu Salomão, que anos mais tarde viria a se tornar o cantor e compositor Lô Borges.

Beto Guedes, Lô Borges, Márcio Borges e Milton Nascimento - Foto: Divulgação

Foi por causa da amizade com Lô que Beto Guedes foi parar no Clube da Esquina, um grupo de amigos que se reunia para cantar e tocar violão em uma esquina do bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte, e que se tornaria o principal reduto da MPB em Minas.
A carreira de Beto Guedes na música começou com o Clube da Esquina e só depois dos dois álbuns do grupo é que ele deu início à carreira solo. Apesar de ter parado de gravar canções inéditas há muitos anos, Beto segue fazendo shows (e muito sucesso!) pelo Brasil inteiro.
Beto Guedes escreveu e gravou sobre as coisas simples da vida, sobre a beleza do dia a dia. As músicas dele falam sobre detalhes que quase nunca reparamos, mas são cheios de encanto. Senta que lá vem poesia!
As 14 melhores músicas de Beto Guedes
O Sal da Terra
És o mais bonito dos planetas
Tão te maltratando por dinheiro
Tu, que és a nave nossa irmã
Uma homenagem à Terra e um apelo à sociedade. O Sal da Terra é da década de 80, mas continua atual. Prova disso é que a música virou tema do filme A Menina Ìndigo, de 2017. 

Sol de Primavera

Falando em trilha-sonora, a belíssima Sol de Primavera foi uma das primeiras canções de Beto Guedes a tocar em uma novela. Ela foi tema de Marina, em 1980. Alguém lembra?

Paisagem Na Janela

Quer música com mais gostinho de Minas Gerais do que Paisagem Na Janela?
A composição é de Lô Borges e de Fernando Brant para o álbum do Clube da Esquina, mas a interpretação de Beto Guedes também ficou famosa (e é linda!).

Amor de Índio

E remove as montanhas
Com todo o cuidado
Meu amor
Amor de Índio fala sobre um amor puro, sincero e simples — o amor que está em tudo. Não é à toa que a música virou trilha-sonora de vários casamentos por aí.
Tudo que move é sagrado

Espelhos d’Água

Se engana quem pensa que Beto Guedes ficou isolado no recanto mineiro da MPB, e aqui está uma prova.
Espelhos d’Água aparece em um dos últimos discos lançados pelo cantor e foi composta pelos fluminenses Dalto e Cláudio Rabello.

Quando Te Vi

Nas músicas de Beto Guedes, o que não falta é poesia e romantismo. Quando Te Vi desconstrói a ideia do amor à primeira vista ao dizer que o amor, na verdade, já está aqui. O que acontece é que, ao encontrar a pessoa certa, ele se revela. Lindo, né?

Lumiar

Levantar e fazer café
Só pra sair caçar e pescar
E passar o dia
Lumiar é mais uma música do Beto Guedes que fala do amor às coisas simples da vida. 
Acordar em lumiar
Existe um distrito em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, que se chama Lumiar e é famoso pelas cachoeiras e pelo contato com a natureza.
Não sabemos se Beto Guedes estava falando desse lugar, mas deve ser uma delícia acordar lá e ouvir essa música, né?

Canção do Novo Mundo

Em menos de um segundo
Oh! Minha estrela amiga
Porque você não fez a bala parar
Canção do Novo Mundo foi lançada em 1981 e é claramente uma homenagem a John Lennon, que foi assassinado em dezembro de 1980.
Assim como todo o Clube da Esquina, Beto Guedes também foi muito influenciado pela música dos Beatles.
Um simples canalha mata um rei

O Medo de Amar É o Medo de Ser Livre

Essa música aqui nem precisa de comentário, afinal, só o nome dela já é uma grande reflexão: O Medo de Amar É o Medo de Ser Livre. 

Gabriel

Essa música é uma homenagem do cantor para o filho Gabriel, que também é músico. Olha que lindo os dois juntos no palco: 

Contos da Lua Vaga

Afinal, o que Contos da Lua Vaga quer dizer? Antes de ser interpretada, tá aqui uma música cheia de mensagens de esperança que merece ser admirada.

Cantar

Cantar é uma canção que fala sobre a beleza e o poder da  música. E disso Beto Guedes entende!
Cantar quase sempre nos faz recordar
Sem querer
Um beijo, um sorriso, ou uma outra ventura qualquer

Maria Solidária

Maria Solidária foi tema de uma novela super famosa que foi gravada em Tiradentes, no interior de Minas Gerais. Quem não lembra da abertura de Coração de Estudante? A música de Beto Guedes tem tudo a ver com o enredo e com o cenário!

A Página do Relâmpago Elétrico

Finalmente, chegamos à música que foi o primeiro sucesso de Beto Guedes. A Página do Relâmpago Elétrico foi a canção que deu título ao primeiro álbum solo do cantor. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sérgio Mattos abre um panorama dos modelos brasileiros nos últimos 30 anos

Há 31 anos atrás comecei minha carreira.  Eu era gerente da Yes Brazil, loja mais badalada nos anos 1980. Foi lá que comecei a ter mais contato com o mundo da moda. Nesta época, os modelos que estavam na crista da onda eram Jens Peter, Sérgio Mello, entre outros.  Sérgio Mattos - Foto: Marcio Farias Em 1986, o fotógrafo norte-americano Bruce Weber esteve no Brasil para fazer o livro “Rio de Janeiro”, sobre a Cidade Maravilhosa. Com isso, o mundo abriu os olhos curiosos sobre a moda e os modelos brasileiros. Foi a partir daí que o Rio de Janeiro entrou definitivamente no roteiro fashion mundial e muita gente boa fez sucesso! Afinal, não foram só as mulheres que aconteceram, os homens brasileiros sempre venderam bem e são os queridinhos do mercado internacional! Jens Peter para Giorgio Armani Perfumes O mercado de modelos estava começando a bombar no Brasil e a Elite Model, agência internacional do icônico John Casablancas (1942 – 2013), começou a fazer um concurs...

Nosso Sarau recebe o escritor carioca Bruno Black na edição de setembro

Morador da comunidade do Fumacê, é autor de diversos livros e organiza eventos culturais no Rio de Janeiro O Nosso Sarau de setembro traz como convidado o poeta, escritor infantil, produtor cultural, agente literário, educador social, ativista sociocultural e apresentador Bruno Black, que acontece no dia 24, das 18h às 21h30, no KreativLab do Goethe-Institut Salvador. O escritor participa de um bate papo sobre os seus livros e o seu trabalho com mediação de Cacau Novaes, além de sessão de autógrafos de duas de suas obras: Tarja Preta (poesia) e Cadê Tia Suely? (infantil). O evento ainda tem recital de poesia com Alvorecer Santos, Ametista Nunes, Cacau Novaes, Glória Terra, Lícia Souza, Lucas de Matos, Pareta Calderasch, Rita Pinheiro, Rosana Paulo e Valdeck Almeida de Jesus. Além disso, a noite será animada com apresentações musicais de Chá Rize e Sílvio Correia. Com produção e curadoria de Cacau Novaes e coordenação artística de Alvorecer Santos, o Nosso Sarau é um evento gratui...

Avisa lá: Hoje é aniversário do Olodum

“Avisa lá, que eu vou chegar mais tarde. Oh yeah!Vou me juntar ao Olodum. Que é da AlegriaÉ denominado de vulcão. O estampido ecoouOs quatros cantos do mundo. Em menos de um minuto. Em segundos” Sim, hoje é aniversário do Olodum. São 41 anos de muita luta, trabalho, resistência e criatividade em defesa da igualdade e da cultura na Bahia. Minhas homenagens este ano, vão para o coração do Olodum, que se algum dia parar de bater, o Olodum desaparece, pois é neste espaço onde o vigor e o talento se juntam para compartilhar consciência, alegria e cidadania.  Foto: Divulgação Falo da Banda Reggae Olodum, também conhecida como o Exército do Samba Reggae. Por lá, nesses 41 anos de existência, passaram centenas de percussionistas, dezenas de cantores, bailarinos e Mestres.   É a Banda Olodum que arrasta multidões pelo mundo afora.  É a Banda Olodum com sua batida inconfundível que amplifica nossas dores, nossos amores, nossas vozes, nas vozes dos cantores. Por ist...

Lucas de Matos participa de bate papo e sessão de autógrafos no Nosso Sarau

A edição de maio do Nosso Sarau traz o escritor Lucas de Matos, que participa de um bate papo e de uma sessão de autógrafos de seus livros “Antes que o mar silencie” e “Preto Ozado”. O evento acontece no KreativLab do Goethe-Institut Salvador no dia 28 de maio (quarta-feira), das 18h às 21h30, e a entrada é gratuita. O Nosso Sarau também é transmitido ao vivo pelo Instagram @nossosarau.ssa . A noite ainda tem recital de poesia, com Alvorecer Santos, Ametista Nunes, Cacau Novaes, Décio Torres, Emerson Bulcão, Glória Terra, João Fernando Gouveia, Larah Oliveira, Manuela Barreto e Pareta Calderash, além de um pocket show com Pedro Manuel e Ritta Cidhreira. Sobre o autor Comunicador e escritor de Salvador, Bahia, Lucas de Matos atua na área da poesia escrita e falada desde 2015. É autor de “Preto Ozado” (2022) e “Antes que o Mar Silencie” (2024), livros de poesias lançados pelo Selo Principis da Editora Ciranda Cultural, e tem circulado pelo Brasil em lançamentos e atividades de ar...

Cacau Novaes participa da Fliconquista e outras festas literárias na Bahia

Escritor iguaiense lança livros e participa de mesas literárias durante o mês de setembro O Professor Doutor José Carlos Assunção Novaes, ou Cacau Novaes, como é mais conhecido, marca presença em diversas festas literárias na Bahia neste mês. No próximo sábado (13), o escritor é um dos convidados para participar em uma mesa literária que terá como tema “A literatura conectando educação, história e outras artes”, na Feira Literária Inclusiva de Lauro de Freitas - Flilauro. Durante o evento, ele também apresenta o seu livro “Português afro-brasileiro: o preenchimento do sujeito pronominal na comunidade quilombola de Lagoinha”. Este livro de José Carlos Assunção Novaes, decorrente de sua tese de doutoramento, apresenta um importante panorama sobre a questão do português afro-brasileiro, a partir do estudo da comunidade quilombola da Lagoinha, localizada no município de Nova Canaã, no sudoeste da Bahia. A partir de sua leitura, qualquer pessoa interessada poderá obter informações relevan...